Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: NFSAN

Tenho 1 conhecido, que tinha 1 muro, e 1 calçada para fazer, acordou com o empreiteiro o valor, passaram ja 3 meses da data acordada, agora não lhe atende o telemóvel. Resumindo, o empreiteiro arranjou algo mais lucrativo, o muro e a calçada devia ter ficado na agenda do empreiteiro lá para 2030!

Sim essa é outra possibilidade, que é do construtor fugir com o dinheiro. Artistas desses há muitos nessa área
  2.  # 2

Telhado: Eu andei a ver aqui nos 25km à volta donde vivo... pedi a 10 ou 12 empreiteiros, só 3 me responderam. Empreiteiros a mais de 25km, ainda se torna mais caro devido à logistica (penso eu). Algumas coisas vou eu fazer (Muro por exemplo), com ajuda de familiar.

Esqueça isso dos 25km. Alargue mais a pesquisa e vai ver que se surpreende principalmente nas especialidades.
    • HFSF
    • 14 fevereiro 2025 editado

# 3

Colocado por: NFSANHFSF: Eu fiz o projeto porque acreditei no homem, que na altura me pareceu sério. Em termos de preço, eu estava à espera de um aumento entre os 70 a 100%... De 150%-200% é que não estava à espera! O que o projetista me disse é que os orçamentos que estão a dar estão muito inflacionados.

Mas isto de boca...

Está a ver só 1 orçamento, chave na mão de uma empresa que se calhar não está muito disponivel para fazer a sua obra.
    Há outras opções. Com base do que vi na minha obra não consigo ficar admirado com orçamentos com diferenças de 4 ou 5 vezes entre eles.

Só para ter uma ideia, a ultima empreitada cá de casa que foi colocar paineis e baterias o orçamento mais baixo que tive foram 20.000€ acima do que acabei por comprar. 20k é muita fruta para 3 dias de mão de obra que era a estimativa.

Agora com a decoradora acabo de receber orçamentos de cadeiras a 600€ unidade. Já combinei com a Maria e amanhã vamos a paços de ferreira falar com 2 carpinteiros que fizeram a mobilia de uns amigos.
  3.  # 4

DR1982: O valor que dei ao Projetista foi 200 a 215 mil apenas e só para a casa(Embora eu possa chegar no máximo aos 250mil). Só falo do valor da casa a pagar ao empreiteiro sem mais nada(Móveis, etc). Os arranjos exteriores depois faço eu, (ainda não fiz contas)...
    eu tentava nao ultrapassar os 150m2
  4.  # 5

Editado pela moderação.
    Ler regras para fazer publicidade.
  5.  # 6

Colocado por: zedasilvaÉ isto que a grande maioria dos DO tem que se consciencializar.
    Não é fácil, e grande parte dos atores sabe-o.
    Por isso os vendedores de sonhos continuarem a proliferar.

Também já chega com as pauladas aos vendedores de sonhos. Quem tem os sonhos, mesmo antes de ir ter com o "vendedor"... é o cliente.

Isto de se atirar sempre a culpa para a pedagogia em falta também tem limite.
    Caramba... se um teso sonhar com um Porsche... você não vai culpar o stand por venderem Porsches. É o que vendem! Se não há guito, que ande a pé ou compre um usado.

Os clientes são uma parte duma construção, tanto têm direitos, como deveres... e muitas vezes parece que nem conhecem uns nem outros.

Os técnicos são uma outra parte. Têm o dever de alertar para as coisas... mas isso tem certo limite também, se o teso insiste com o Porsche... a responsabilidade não pode ser exclusiva do técnico.
  6.  # 7

Colocado por: gil.alvesPara a casa sim isto será o suficiente. Mas discordo que seja confortável em moradia... Arrumos, dispensas, ferramentas, etc...
    Isto mais uma garagem "decente" com espaço para as coisas de cima meto a viola ao saco! :)

Ainda bem que não somos todos iguais.

Eu numa moradia valorizo o que não tenho num apartamento. O jardim, o pátio, o espaço verde, a piscina. Não vejo razão para que uma moradia deva ser sempre maior que um apartamento. Na verdade acho o oposto. Quanto menor fôr a moradia, mais sobra espaço para aquilo que não tinha no apartamento.

Se quero fazer uma sardinhada para o São João num apartamento, este tem que ter espaço para a gente. Numa casa, o exterior alberga essa gente toda e nem é preciso andar gente dentro de casa.

No Natal... que faz frio fora... é uma época curta comparada com os 365 dias que o ano tem...

Eu penso uma casa para 95% das vezes.
    Porque por vezes, para chegar ao ideal, aos 100% a casa não aumenta só 5%... mas 20% ou 30%...

Idem para a garagem... tanto posso adbicar dela... como fazer uma para 3 carros... os dois da semana e o clássico para o Domingo.

Ou comprar um lote de 200m² com todos os transportes à porta e nem carro ter...

Vai de cada um.

Cada um dá prioridade a coisas diferentes. E ainda bem que assim é.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 8

Colocado por: dmanteigasSim, e os blocos sovieticos tambem sao a melhor solucao para se ter 'habitacao sustentavel'.
    Se fizessemos isso em Lisboa ate se resolvia o problema da habitacao. Comecava era a ficar mais parecida com Bratislava...

Mas agora o portugues medio nao tem direito a 'sonhar' com algo mais que um cubiculo de 130m2 quando os pais dele construiam casaroes de 400m2 de construcao para cima?
    Tambem nao digo que eles estivessem certos porque fazia-se casa a mais... mas a solucao agora e dizer ao portugues medio que 130m2 chega muito bem, e quando quiser juntar a familia ao fim de semana que vao ao restaurante porque na sala de jantar so cabem 6 pessoas?

"Se a ignorância pagasse imposto..." é o que me apraz dizer sobre o comentário sobre os blocos soviéticos.

Eu não sei como sonha você, mas eu quando sonho... sonho com algo do Hearst Castle para cima. Eu falei em ser "suficiente". Eu quando sonho, não sonho com o suficiente.

Quanto aos médios. Veja lá como vive o suíço médio, o alemão médio, o luxemburguês médio, o britânico médio... e talvez se surpreenda com as áreas brutas das suas casas. E de passo, quantos carros metem na garagem, se é que a têm. Se é que têm carro sequer.

Mesmo em Portugal, eu não sei se sabe, mas nem toda a gente tem o pai empreiteiro ou que arranca uma obra com a segurança de que não vai ser comido forte e feio.

Outra coisa que obviamente não sabe... é que fazer pequeno não advém de imprimir a planta ideal a 70%. Até porque aí, o numero de vãos, de eletrodomésticos, de tomadas, etc etc... vai dar quase ao mesmo. Isto de desenhar pequeno nada tem que ver com simplesmente fazer os espaços todos mais pequenos. Tem que ver com ter menos espaços, menos corredores, menos vestíbulos, átrios, etc... despensas, locais técnicos e lavandarias... formas em L, pouco compactas, extensos panos de parede exterior.

É uma questão de prioridade. O tal português médio pode sonhar com o que quiser... mas se calhar, para a carteira que tem... a lavandaria resume-se a uma "lavasecadora"... num módulo de 60cm num corredor (0,36m²) em vez duma lavandaria de 5 ou 10m².

Pode perfeitamente ter a mesma sala para 6, 8 pessoas... pode ter os quartos do mesmo tamanho... pode sentir a mesma amplitude numa casa... que tem, pasme-se 30 ou 40% a menos da área bruta. É uma questão de criatividade, de jogar com as sensações, com a disposição dos espaços, com a incidência solar... não é a mera soma da área dos espaços. Arquitectura é muito, mas muiiiiittttooooo mais do que Matemática simples!

Se há coisinha que aprendi neste fórum é que o que não faltam são casas grandes, cheias de pequenos espaços e acanhadas...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  8.  # 9

Colocado por: JMHouseUm T3 com 130 m2...
    Para isso vai para um apartamento...
    Também acho que faz falta a primark da construção. Assim, coisas como se fazem na China, de construção pré-feita. Se depois cair ou começara rachar, etc,, olhe é fazer como também fazem por lá: mete por baixo do tapete ou é logo "excomungado"

Mesma resposta que dei ao Gil.
    É suficiente? Essa é a questão.
    Se tiver dinheiro para mais, força nisso.

Mas e se não tiver?! O que é suficiente?
    Depende da carteira e prioridades de cada um né?...

Um T3, legalmente tem que ter 91m² salvo erro. Se é possível viver ali? Concerteza!

A única coisa que me faz escolher uma casa é a zona exterior. Porque de resto a localização dum apartamento é-me sempre mais favorável.

Há quem prefira ter muitas casas pequenas em vez duma só grande. Onde é que está o problema? Ou ter uma casa mais contida... e viajar a cada 3 meses, estadias em hoteis 5 estrelas... e então? Qual é o mal?
    Concordam com este comentário: Jal
  9.  # 10

Colocado por: HAL_9000Aqui a questão é: se o objetivo dessa área for reduzir o preço, das duas uma:
    - Nao arranja empreiteiro que se interesse pela construção porque o valor global é baixo.
    - leva com um orçamento muito semelhante ao de uma casa de 200m2 para compensar fazer a casa.

Isto pelo menos foi a experiência que tive enquanto DO.

Outra coisa que influencia o valor do orçamento é o aspecto do projeto. Quanto mais XPTO e mais detalhado for, maior será o orçamento, quando pela lógica deveria ser ao contrário.

Sobre a área...
    - situação de não arranjar empreiteiro pela área ser pequena: faz mais fogos na mesma área, junte-se e faça geminada com o vizinho, ou com outra casa na zona... é uma questão de escala... se as empresas que tem na zona dedicam-se a casas de 300m², de facto é complicado... como o seria se você quisesse uma de 500m², mas as empresas só se dedicarem a pavilhões industriais... há escala para todos. Porque por essa ordem de ideias não se faziam remodelações nunca por exemplo.

- quanto à situação de reduzir e receber o mesmo preço... é um bocado o que comentei sobre que uma planta mais pequena em área não se resume a imprimir com o zoom a 70%. Não é assim que funciona. As quantidades no final é que mandam... mas se pede orçamentos sem um Mapa de Quantidades sequer. O que espera?
  10.  # 11

Eu ia jurar que o problema do presente, em Portugal... não é o "eu quero ter isto e aquilo porque assim e assado"... mas o "eu posso ou não posso, eu consigo ou não consigo pagar ou pedir emprestado para X e Y"...

É uma questão de preço. E no preço influem muitas coisas. Entre as quais, o tamanho. Sim, o tamanho importa. Mas não é só uma questão de somar os m². Isso é muito redutor. Isso é visão de contabilista, de matemático.

Há inumeras maneiras de fazer descer o preço das coisas, duma obra, da manutenção que a casa irá exigir. É preciso ser pragmático e pensar mais com a carteira. Nada disto é novo. Por vezes seria bom pegar de novo no livro de história. Não precisamos de inventar a roda a cada projecto.

Começar por definir o tecto orçamental e ser rigoroso ao perseguir o objectivo. No dia em que a razão cede à emoção... o mundo não acaba. Os Donos de Obra estão apenas a ser humanos... ao dar-se X gostinho na vida mesmo que isso implique uma derrapagem. Não podemos vir depois culpar o técnico por causa disso, não está nas suas mãos, nem é seu dever último não sendo contratado para esse efeito concreto.

130m² brutos é um autêntico luxo em muitas partes do mundo! De zonas muito ricas inclusivé. Por vezes, nem o terreno mede isso. É tudo uma questão de perspectiva... e quase sempre deriva das vivências e experiências passadas.

Um bom exercicio é transformar certas valências da casa em horas a trabalhar para pagar isso. Dá perspectiva às coisas.
    Quantos meses preciso de trabalhar para poupar/pagar crédito, para ter uma garagem de 30m²? E uma de 50m²? E uma piscina 3x15? E uma redonda com 5m de diâmetro?
    E se em vez da piscina e da garagem... não trabalho todos esses meses... e vou mas é jogar golf a cada três dias? Ou se deixo de trabalhar à tardes durante os anos de infância dos filhos? E se em vez de fazer uma sala para acolher 20 pessoas, uso esse dinheiro e levo-as todas duas semanas à Costa Rica? E se...

A vida é muito mais do que "ter". E vai muito além da casa e do carro...
    Concordam com este comentário: Jal
  11.  # 12

Colocado por: HFSFÉ altura de por mãos à massa literalmente!
    Há muitos trabalhos que podem ser feitos pelo próprios DOs que precisam de muito pouca expertise.

Eu trabalho com alguns eng. alemães que pedem licenças sem vencimento no trabalho para trabalharem na própria casa. Estamos a falar de pessoas que estão no 1% das pessoas com mais rendimentos anuais no pais.

NFSAN também foi "anjinho" desculpe que me diga, 1º fazer um projeto num terreno que não era o seu e ignorar a subida do mercado durante tanto tempo quando é noticiado constantemente...

Precisamente!
    Às vezes a resposta está no passado.

Basta lembrar os motivos para as construções do tipo "saltbox house"... que hoje em dia se transformaram em casas típicas dos países nórdicos, norteamericanos, etc... em que era preciso construir rápido, simples, barato, e ao mesmo tempo dar aconchego ao lar.

Em que uma casa, geralmente em madeira, era erguida em dois fins de semana pelos próprios donos. Então, quando assim é, não há cá rodriguinhos, palinhas, pentilhices... a forma da casa era o mais espartano possível, sem grande dificuldade técnica, em que qualquer um podia participar. A simplicidade das formas era vantajosa para a continuídade dos isolamentos, etc.

Actualmente, o revivalismo desse tipo de casas resulta em autênticas pérolas da Arquitectura, que aliam a estética à alta eficiência energética. Lá está, são prioridades. Actualmente há muitas variantes disso, desde a Swiss Box, a qualquer casa no Canadá ou na Suécia...

Para muitos portugueses, essas casas são apenas uns barracos.
    E sobre gostos não se discute. Mas é manifesto que só fala assim porque apesar de tudo a construção duma casa de linhas direitas com 200 ou 300m² é possível para muitos portugueses por comparaçào com os nacionais doutros países (mais ricos até).

A questão do tamanho vê-se em coisas tão simples como ser em Portugal onde as pessoas mais frio passam de inverno por termos as casas menos aquecidas da Europa. O que parece algo surreal atendendo à qualidade do nosso clima. É a lógica do "mete mais um cobertor à cama".
    Dificil de acreditar que nunca vesti um pijama de inverno nos anos na Suíça... nem um roupão, etc... em que mesmo no ecritório se trabalhava de t-shirt em Janeiro. Não é só uma questão de área, mas de volume do ar interior, da qualidade das caixilharias e soleiras, da proteção solar e constituíção das paredes e coberturas. Da forma geral do edicio, da orientação solar, etc etc...

O tamanho está ligado à tralha também. De pouco adianta ter uma sala grande, um quarto grande, se há obstáculos em todo o lado. O modo como abrem as portas, onde estão posicionadas as janelas, a forma do tecto, a proporção das 3 dimensões do espaço, a luz ambiente, a temperatura do ar, tudo isso ajuda na percepção de amplitude.

Faz-me lembrar a insistência por ter uma ilha advinda de alguém que simplesmente não cozinha... talvez se cozinhasse teria outra perspectiva. Ou daqueles que sabem tudo de como querem as coisas, e ainda vivem com os pais...
  12.  # 13

Colocado por: N Miguel Oliveira

Precisamente!
    Às vezes a resposta está no passado.

Basta lembrar os motivos para as construções do tipo "saltbox house"... que hoje em dia se transformaram em casas típicas dos países nórdicos, norteamericanos, etc... em que era preciso construir rápido, simples, barato, e ao mesmo tempo dar aconchego ao lar.

Em que uma casa, geralmente em madeira, era erguida em dois fins de semana pelos próprios donos. Então, quando assim é, não há cá rodriguinhos, palinhas, pentilhices... a forma da casa era o mais espartano possível, sem grande dificuldade técnica, em que qualquer um podia participar. A simplicidade das formas era vantajosa para a continuídade dos isolamentos, etc.

Actualmente, o revivalismo desse tipo de casas resulta em autênticas pérolas da Arquitectura, que aliam a estética à alta eficiência energética. Lá está, são prioridades. Actualmente há muitas variantes disso, desde a Swiss Box, a qualquer casa no Canadá ou na Suécia...

Para muitos portugueses, essas casas são apenas uns barracos.
    E sobre gostos não se discute. Mas é manifesto que só fala assim porque apesar de tudo a construção duma casa de linhas direitas com 200 ou 300m² é possível para muitos portugueses por comparaçào com os nacionais doutros países (mais ricos até).

A questão do tamanho vê-se em coisas tão simples como ser em Portugal onde as pessoas mais frio passam de inverno por termos as casas menos aquecidas da Europa. O que parece algo surreal atendendo à qualidade do nosso clima. É a lógica do "mete mais um cobertor à cama".
    Dificil de acreditar que nunca vesti um pijama de inverno nos anos na Suíça... nem um roupão, etc... em que mesmo no ecritório se trabalhava de t-shirt em Janeiro. Não é só uma questão de área, mas de volume do ar interior, da qualidade das caixilharias e soleiras, da proteção solar e constituíção das paredes e coberturas. Da forma geral do edicio, da orientação solar, etc etc...

O tamanho está ligado à tralha também. De pouco adianta ter uma sala grande, um quarto grande, se há obstáculos em todo o lado. O modo como abrem as portas, onde estão posicionadas as janelas, a forma do tecto, a proporção das 3 dimensões do espaço, a luz ambiente, a temperatura do ar, tudo isso ajuda na percepção de amplitude.

Faz-me lembrar a insistência por ter uma ilha advinda de alguém que simplesmente não cozinha... talvez se cozinhasse teria outra perspectiva. Ou daqueles que sabem tudo de como querem as coisas, e ainda vivem com os pais...

Mas também é verdade que a legislação portuguesa "corta as pernas" aqueles que pretendem colocar mãos as obras! Um trolha/pedreiro com 20 anos de experiência tem de contratar uma empresa para fazer fazer o trabalho na legalidade, no final de contas pode sujeitar se a ter um "professional" a assentar tijolo que viu pela primeira uma colher e taloja a meia dúzia dias!
    Depois a coisas que não evoluem nem por raio, como betonilha em cima betonilha!
  13.  # 14

Colocado por: Djdasa
    Mas também é verdade que a legislação portuguesa "corta as pernas" aqueles que pretendem colocar mãos as obras! Um trolha/pedreiro com 20 anos de experiência tem de contratar uma empresa para fazer fazer o trabalho na legalidade, no final de contas pode sujeitar se a ter um "professional" a assentar tijolo que viu pela primeira uma colher e taloja a meia dúzia dias!

Não é verdade, para que um trolha com 20 anos de experiência possa construir a sua moradia apenas tem que possuir habilitação.
    Essa habilitação custa 200€ por ano.
  14.  # 15

Miguel
    no entanto esse seu foco em áreas pequenas penso que não é tanto por ai
    penso que é mais ter áreas pouco racionalizadas do que ter uma sala com mais 5 m2 ou um quarto com mais 2m2 e sobretudo a complexidade e racionalidade dos sistemas construtivos e de má gestão do processo construtivo no seu todo que se reflete logo á partida em maus projetos ou projetos pouco esmiuçados e ...baratos.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  15.  # 16

Colocado por: marco1Miguel
    no entanto esse seu foco em áreas pequenas penso que não é tanto por ai
    penso que é mais ter áreas pouco racionalizadas do que ter uma sala com mais 5 m2 ou um quarto com mais 2m2 e sobretudo a complexidade e racionalidade dos sistemas construtivos e de má gestão do processo construtivo no seu todo que se reflete logo á partida em maus projetos ou projetos pouco esmiuçados e ...baratos.
    Concordam com este comentário:gil.alves

Mas é precisamente isso que eu estou a dizer.
    Não é por mudar um quarto de 14 para 11m² que o preço muda significativamente. Não é pegar do "sonho" e imprimi-lo com zoom a 70 ou 80%.

São os processos de construção, a proporção, etc. Exemplos, quantos projectos se começam pela malha estrutural? 80% dos que vejo, a estrutura é algo que caiu depois da Arquitectura. É ter pilares equidistantes no mesmo pórtico, para que parte das vigas não esteja sobredimensionada por exemplo.
    É tudo estar coordenado.

É os formatos em L, sem grande nexo...

O que eu falo é em áreas brutas pequenas, pragmáticas, pés-direitos contidos, vão com as proporções adequadas aos rácios da Física, etc.
    É como digo, eu vejo tanta casa nos 200m² com espaços tão acanhados... que conseguia meter isso numa de 130m² simplesmente tendo outro critério ou adbicando de certos espaços.
    Área bruta total mais pequena não significa espaços interiores menores forçosamente.

É uma questão de critério.

Até porque pode dar o caso inverso... respeitando certos alinhamentos, da estrutura por exemplo... até posso conseguir ter mais área por menor custo. Basta ver as fachadas aos bochechos... que sendo alinhadas pelo lado mais proeminente, a casa até pode ser maior em área, e ficar mais barato pela simplificação da estrutura, da fachada continua, etc.

Agora não podemos é usar estes argumentos ad eternum... como que se nos orçamentos não fosse sempre a somar. Servindo para não limitar a área à partida... e depois esquecer todos os truques supracitados.

Na questão do que cada um considera suficiente para um T3. Eu deixo a minha resposta nos 130m²... e com bastante margem para arrumação para os exteriores, suites com WC, etc. A casa básica em sí, até com 100m² está mais que bom, para um país teso como Portugal.
  16.  # 17

Quando falam em falta de mão de obra é falta de construtores na vossa zona?

Hoje dei uma volta longa de carro pelo distrito de Liboa e Setúbal e verifiquei que são dezenas de casas a nascer por 2000 metros quadrado por esses concelhos e freguesias fora.

Não me parece faltar mão de obra, nem empresas de construção.

Parece-me a mim que estas entidades preferem agora "comprar um terreno, ou vários -> controem as casas e vendem-as sem chatices e lucram muito mais do que construir para os sonhadores".
    • HFSF
    • 15 fevereiro 2025

# 18

Colocado por: DjdasaMas também é verdade que a legislação portuguesa "corta as pernas" aqueles que pretendem colocar mãos as obras! Um trolha/pedreiro com 20 anos de experiência tem de contratar uma empresa para fazer fazer o trabalho na legalidade, no final de contas pode sujeitar se a ter um "professional" a assentar tijolo que viu pela primeira uma colher e taloja a meia dúzia dias!

Não é preciso fazer a estrutura para ter muito que fazer se quiser por mãos à obra.

Se as empresas podem e contratam mão de obra indiferenciada para fazer este trabalho a preços altos qualquer DO interessado e com a pesquisa em dia faz um trabalho muito semelhante por uma fração do preço.

É gerir o risco/timmings/orçamento/distancia da loucura :)

O que comentei em cima foi mais acerca do pudor de meter mãos à obra que me parece existir de malta com cursos superiores em comparação com o pessoal de fora de conheço.
    Toda a gente critica os orçamentos mas não considera sequer o trabalho a ser feito e se vale realmente a pena contratar ou por pés ao caminho.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
  17.  # 19

Colocado por: Varejote

O McDonald's em 2017 vendia o molho de batatas a 0.40€, agora vendem a 0.90€, 125% aumento.

Quer mais algum exemplo, ou acha que só o preço da construção é que aumentou e os empreiteiros são os únicos lambões.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Que são lambões já todos nós sabemos ou ainda estão na fase que trabalham para aquecer? 300% acho um roubo, mas é o empreendedorismo que temos.

Depois de ver um imóvel em planta sofrer um aumento de 40% em menos de 12 meses já acredito em tudo.
  18.  # 20

Apenas para deixar uma referência de valores atuais de uma construção no litoral norte.

252715 € (iva incluído) - casa com a lavandaria 208.80 m2 e de garagem 48.90 m2 - 257.70 m2 total sem palas que ainda são consideráveis

A faltar ainda valores de carpintaria - betumes e colas - rufos e tubos de queda - todos os arranjos exteriores - todo o mobiliário - cozinha

Obra começou no inicio de 2024 e deve terminar em 2025 e tem as coisas como capoto 8, tela PVC no telhado, piso radiante, VMC, pinturas exteriores com tinta acrílica etc. Feita por gente local sem grandiosidades na apresentação e que precisa de acompanhamento, acima de tudo sérios. Nunca paguei um tostão adiantado só pago os serviços e materiais depois de feito e entregues. (caixilharia paguei um adiantamento na escolha do material)

Atualizado*
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HideCode, bluthunder82, Matisofi

0.0438 seg. NEW