Colocado por: NFSAN
Tenho 1 conhecido, que tinha 1 muro, e 1 calçada para fazer, acordou com o empreiteiro o valor, passaram ja 3 meses da data acordada, agora não lhe atende o telemóvel. Resumindo, o empreiteiro arranjou algo mais lucrativo, o muro e a calçada devia ter ficado na agenda do empreiteiro lá para 2030!
Colocado por: NFSAN
Telhado: Eu andei a ver aqui nos 25km à volta donde vivo... pedi a 10 ou 12 empreiteiros, só 3 me responderam. Empreiteiros a mais de 25km, ainda se torna mais caro devido à logistica (penso eu). Algumas coisas vou eu fazer (Muro por exemplo), com ajuda de familiar.
Colocado por: NFSANHFSF: Eu fiz o projeto porque acreditei no homem, que na altura me pareceu sério. Em termos de preço, eu estava à espera de um aumento entre os 70 a 100%... De 150%-200% é que não estava à espera! O que o projetista me disse é que os orçamentos que estão a dar estão muito inflacionados.
Colocado por: NFSANeu tentava nao ultrapassar os 150m2
DR1982: O valor que dei ao Projetista foi 200 a 215 mil apenas e só para a casa(Embora eu possa chegar no máximo aos 250mil). Só falo do valor da casa a pagar ao empreiteiro sem mais nada(Móveis, etc). Os arranjos exteriores depois faço eu, (ainda não fiz contas)...
Colocado por: zedasilvaÉ isto que a grande maioria dos DO tem que se consciencializar.
Não é fácil, e grande parte dos atores sabe-o.
Por isso os vendedores de sonhos continuarem a proliferar.
Colocado por: gil.alvesPara a casa sim isto será o suficiente. Mas discordo que seja confortável em moradia... Arrumos, dispensas, ferramentas, etc...
Isto mais uma garagem "decente" com espaço para as coisas de cima meto a viola ao saco! :)
Colocado por: dmanteigasSim, e os blocos sovieticos tambem sao a melhor solucao para se ter 'habitacao sustentavel'.
Se fizessemos isso em Lisboa ate se resolvia o problema da habitacao. Comecava era a ficar mais parecida com Bratislava...
Mas agora o portugues medio nao tem direito a 'sonhar' com algo mais que um cubiculo de 130m2 quando os pais dele construiam casaroes de 400m2 de construcao para cima?
Tambem nao digo que eles estivessem certos porque fazia-se casa a mais... mas a solucao agora e dizer ao portugues medio que 130m2 chega muito bem, e quando quiser juntar a familia ao fim de semana que vao ao restaurante porque na sala de jantar so cabem 6 pessoas?
Colocado por: JMHouseUm T3 com 130 m2...
Para isso vai para um apartamento...
Também acho que faz falta a primark da construção. Assim, coisas como se fazem na China, de construção pré-feita. Se depois cair ou começara rachar, etc,, olhe é fazer como também fazem por lá: mete por baixo do tapete ou é logo "excomungado"
Colocado por: HAL_9000Aqui a questão é: se o objetivo dessa área for reduzir o preço, das duas uma:
- Nao arranja empreiteiro que se interesse pela construção porque o valor global é baixo.
- leva com um orçamento muito semelhante ao de uma casa de 200m2 para compensar fazer a casa.
Isto pelo menos foi a experiência que tive enquanto DO.
Outra coisa que influencia o valor do orçamento é o aspecto do projeto. Quanto mais XPTO e mais detalhado for, maior será o orçamento, quando pela lógica deveria ser ao contrário.
Colocado por: HFSFÉ altura de por mãos à massa literalmente!
Há muitos trabalhos que podem ser feitos pelo próprios DOs que precisam de muito pouca expertise.
Eu trabalho com alguns eng. alemães que pedem licenças sem vencimento no trabalho para trabalharem na própria casa. Estamos a falar de pessoas que estão no 1% das pessoas com mais rendimentos anuais no pais.
NFSAN também foi "anjinho" desculpe que me diga, 1º fazer um projeto num terreno que não era o seu e ignorar a subida do mercado durante tanto tempo quando é noticiado constantemente...
Colocado por: N Miguel Oliveira
Precisamente!
Às vezes a resposta está no passado.
Basta lembrar os motivos para as construções do tipo "saltbox house"... que hoje em dia se transformaram em casas típicas dos países nórdicos, norteamericanos, etc... em que era preciso construir rápido, simples, barato, e ao mesmo tempo dar aconchego ao lar.
Em que uma casa, geralmente em madeira, era erguida em dois fins de semana pelos próprios donos. Então, quando assim é, não há cá rodriguinhos, palinhas, pentilhices... a forma da casa era o mais espartano possível, sem grande dificuldade técnica, em que qualquer um podia participar. A simplicidade das formas era vantajosa para a continuídade dos isolamentos, etc.
Actualmente, o revivalismo desse tipo de casas resulta em autênticas pérolas da Arquitectura, que aliam a estética à alta eficiência energética. Lá está, são prioridades. Actualmente há muitas variantes disso, desde a Swiss Box, a qualquer casa no Canadá ou na Suécia...
Para muitos portugueses, essas casas são apenas uns barracos.
E sobre gostos não se discute. Mas é manifesto que só fala assim porque apesar de tudo a construção duma casa de linhas direitas com 200 ou 300m² é possível para muitos portugueses por comparaçào com os nacionais doutros países (mais ricos até).
A questão do tamanho vê-se em coisas tão simples como ser em Portugal onde as pessoas mais frio passam de inverno por termos as casas menos aquecidas da Europa. O que parece algo surreal atendendo à qualidade do nosso clima. É a lógica do "mete mais um cobertor à cama".
Dificil de acreditar que nunca vesti um pijama de inverno nos anos na Suíça... nem um roupão, etc... em que mesmo no ecritório se trabalhava de t-shirt em Janeiro. Não é só uma questão de área, mas de volume do ar interior, da qualidade das caixilharias e soleiras, da proteção solar e constituíção das paredes e coberturas. Da forma geral do edicio, da orientação solar, etc etc...
O tamanho está ligado à tralha também. De pouco adianta ter uma sala grande, um quarto grande, se há obstáculos em todo o lado. O modo como abrem as portas, onde estão posicionadas as janelas, a forma do tecto, a proporção das 3 dimensões do espaço, a luz ambiente, a temperatura do ar, tudo isso ajuda na percepção de amplitude.
Faz-me lembrar a insistência por ter uma ilha advinda de alguém que simplesmente não cozinha... talvez se cozinhasse teria outra perspectiva. Ou daqueles que sabem tudo de como querem as coisas, e ainda vivem com os pais...
Colocado por: Djdasa
Mas também é verdade que a legislação portuguesa "corta as pernas" aqueles que pretendem colocar mãos as obras! Um trolha/pedreiro com 20 anos de experiência tem de contratar uma empresa para fazer fazer o trabalho na legalidade, no final de contas pode sujeitar se a ter um "professional" a assentar tijolo que viu pela primeira uma colher e taloja a meia dúzia dias!
Depois a coisas que não evoluem nem por raio, como betonilha em cima betonilha!
Colocado por: marco1Miguel
no entanto esse seu foco em áreas pequenas penso que não é tanto por ai
penso que é mais ter áreas pouco racionalizadas do que ter uma sala com mais 5 m2 ou um quarto com mais 2m2 e sobretudo a complexidade e racionalidade dos sistemas construtivos e de má gestão do processo construtivo no seu todo que se reflete logo á partida em maus projetos ou projetos pouco esmiuçados e ...baratos.
Colocado por: DjdasaMas também é verdade que a legislação portuguesa "corta as pernas" aqueles que pretendem colocar mãos as obras! Um trolha/pedreiro com 20 anos de experiência tem de contratar uma empresa para fazer fazer o trabalho na legalidade, no final de contas pode sujeitar se a ter um "professional" a assentar tijolo que viu pela primeira uma colher e taloja a meia dúzia dias!
Depois a coisas que não evoluem nem por raio, como betonilha em cima betonilha!
Colocado por: Varejote
O McDonald's em 2017 vendia o molho de batatas a 0.40€, agora vendem a 0.90€, 125% aumento.
Quer mais algum exemplo, ou acha que só o preço da construção é que aumentou e os empreiteiros são os únicos lambões.