Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: carlota74Eu tenho 136m2 mais 40m2. Num lote de 1000m2.

Entao nao tem 136m3. Tem 176m2.

Colocado por: jg231mais

para mim 130m2 tmb chegam, só preciso de mais uma garagem e um escritório... e mais uma divisão ainda dava jeito tmb... mas posso abdicar disso se não for possível mais, mas, sim, é triste e se não dá para mais está na hora de abandonar o barco

Pois eu acho que tanto o jg como a carlota claramente nao perceberam o ponto.
    Eu vivo num T3 com 116m2 de area util e tambem e suficiente. Ha tralha que deixo em casa do meu pai ou dos meus sogros. Esta tudo meticulosamente organizado. A garagem, como se la meter o carro nao tenho espaco para mais nada, serve de arrecadacao.
    Antes disso vivia num T2 com 89m2 de area util. E tambem se vivia.

Em nenhum momento eu disse que nao se vive numa moradia T3 com 130m2 de area bruta (que inclui garagem, varandas, etc). Ate se vive em menos. Os meus avos dos 2 lados criaram um total de 22 filhos em 'barracos' com muito menos area. E para muita gente, 130m2 de area bruta ja e muito bom. Mas esta bem longe de ser ideal.

E se ha 20 anos, o portugues medio nao 'sonhava' com moradias de 130m2 mas quase o triplo, agora querem-nos dizer que o problema e na realidade nosso que estamos a sonhar com esse 'Porsche' que e uma moradia de 200m2?

Tenham paciencia...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  2.  # 2

Colocado por: dmanteigasIgnorancia porque?
    Nao e um facto que aquele tipo de construcao, padronizada, sem qualquer tipo de complexidade, o minimo indispensavel de janelas e efetivamente construcao barata e acessivel?

Era um tema que dava para várias páginas. Sinceramente hoje não estou para isso (os blocos que vê), muito menos para lhe explicar o brutalismo soviético. Talvez um dia.

Colocado por: dmanteigasE porque motivo ninguem a quer, nem nenhuma camara municipal aprova um projeto sequer remotamente similar aqueles, quando aquele tipo de construcao provavelmente permitiria construir o dobro das habitacoes individuais do que fazemos atualmente?

As câmaras aprovam ou rejeitam o que se submete.
    Os mínimos legais estão bem abaixo do que se submete.

Colocado por: dmanteigasEu sonho com algo realista.
    Eu nao acho que sonhar com uma moradia que seja superior a 130m2 seja sonhar acima das possibilidades do portugues de classe media ou sequer o equivalente a um Porsche.

Isto de escrever em Português está complicado. Eu falei em "suficientes". Parece que não percebe o que raio isso quer dizer. Quanto aos sonhos... que pena... sonhar com o que é realista é simplesmente triste a meu ver. Para isso não preciso sonhar, basta fazer :)

Colocado por: dmanteigasVivencias diferentes. Nao e por acaso que na Polonia por exemplo (...) Mas isso nem e o ponto do topico.

Não! Esse é precisamente o ponto.
    Pois está a usar a sua vivência como sendo a do "português médio". Depende das vivências. Se quero viver a 500m da praça central do meu municipio e fazer tudo a pé... talvez tenha que "ser realista" como diz... e pensar que talvez 200m2 sejam demasiado para a minha carteira. Se quero um salão de jogos em casa isso implica €€€ também.

Colocado por: dmanteigasAgora uma moradia numa aldeia a 7km da Lourinha ter de ter 130m2 porque o portugues medio nao consegue construir mais? E que e isso que estamos a comparar. Nao e como o Frances medio vive em Paris ou o Ingles medio em Londres.

Se me fala do português médio... porque aponta aos extermos, desde o que vive no centro ao que vive a 7kms da Lourinhã? Se compro um lote grande, porque raio devo fazer uma casa grande também, ou maior do que necessito? É só por poder fazê-lo?

Eu acho que tudo tem que ver com as vivências sim... Se não gosto de limpar, nem quero ter empregada de limpeza... não é perfeitamente normal que queira algo mais contido? E que com isso, o orçamento não me saia de pé ao apostar por janelas XPTO, bons revestimentos, etc... A casa é muito mais que uma planta. E a definição de "aconchego"? Já pensou que há quem veja nos espaços demasiado amplos alguma frieza? Tudo tem que ver com as vivências... e com a carteira.

Colocado por: dmanteigasComo disse... apresentem-me um projeto de uma moradia T3 que nao seja uma replica de um apartamento e podemos comecar a conversa por ai. A comecar que so encaixar uma garagem e impossivel...

A falta de creatividade chega a ser a desesperante...
    Não consegue ver mais além? Acha que a Arquitectura é apenas um catalogo grande, donde se escolhem plantas?

Não consegue entender sequer, que para muita gente, fazer um abrigo para guardar de noite um veículo que fica todo dia à intempérie é simplesmente um desperdício de recursos e de espaço?
    Basta ver pela quantidade de carros estacionados nas ruas de loteamentos de casas em banda... Por vezes nem é por falta de espaço. Foi simplesmente uma má decisão, que não quadrou com a vivência, modo de ser, do proprietário.

Colocado por: dmanteigasN Miguel, ainda por uma questao de curiosidade fui pesquisar se existiam dados sobre a area media de casas em Portugal vs resto da europa.
    Nao sei o quao fiavel e o site, mas fica para referencia:

Agradeço a partilha. Será que inclui apartamentos? Em que nem todos os países têm o mesmo rácio. Eu fico-me pela comparação do tamanho entre casas e apartamentos que desenhei em vários desses países, sabendo que tal como em Portugal, os territórios não são homogéneos.
    O numero que me interessa aí é, se a casa média em Portugal mede 84m2, porque acha tão mau assim, o tal português médio, seja lá o que isso fôr, viver numa casa com 130m2 brutos?
    Não acha que isso tem que ver com a sua vivência em Aveiro/Viseu? Será que em Cascais acham o mesmo? Ou em Paris, etc? Quem é esse "português médio"?

Colocado por: dmanteigasMas dizer a um casal, por exemplo, onde cada um ganha 2500e brutos que a sua realidade

É este o português médio?

Colocado por: HAL_9000Numa discussão passada, já tinha dito isso mesmo ao N Miguel Oliveira. Pelos dados que consegui encontrar o tamanho típico das habitações em Portugal não era superior ao resto da europa.

Idem.

Colocado por: dmanteigasMas esta bem longe de serideal.

Aos poucos vai chegando lá!
    Vai percebendo que "ideal" é diferente de "suficiente".
    Agora só lhe falta o último passinho... que é de entender, que para muita gente (quem sabe se por lá não encontra o seu português médio), em termos de área basta-lhes o "suficiente"... porque têm outras prioridades, como sendo a de meter melhores materiais na obra, melhores acabamentos, ou ter uma melhor localização (seja lá o que isso fòr, pois se uns querem o vizinho mais próximo a 2kms, outros querem poder ir tomar café caminhando menos de 100m).

No final, tudo se resume à vivência e à carteira de cada um.
    Não entendo qual a dificuldade em entender isto...

Colocado por: dmanteigasE se ha 20 anos, o portugues medio nao 'sonhava' com moradias de 130m2 mas quase o triplo, agora querem-nos dizer que o problema e na realidade nosso que estamos a sonhar com esse 'Porsche' que e uma moradia de 200m2?

Parece que não sabe os requisitos a nivel energético, de sustentabilidade, que existem hoje, e que existiam há 20 anos.
    Que a malta não cumpra os projectos é outro tema.
    Isto sem falar que só há apenas 19 anos entraram as preocupações para com as acessibilidades de pessoas com mobilidade reduzida nas construções de habitação privada. Tudo somado, representam muitos euros no final da conta.
  3.  # 3

Colocado por: dmanteigas
    E nao me venham dizer que um portugues de classe media nos tempos que correm se quiser uma moradia na aldeia, o maximo que pode ambicionar e isto porque acima disto ja e um Porsche. Se assim e, mais uma vez repito, e muito triste. E nao deveria ser encarado com normalidade ou com discursos do genero 'o DO e que tem que se adaptar'.
      T3-Line-A.png

É como digo, nessa planta há corredores, vestíbulos, átrios... que podem perfeitamente desaparecer... dando maior amplitude aos demais espaços, mantendo a mesma área. Ou reduzir a área total mantendo os quartos e salas na mesma... Área Bruta Total mais pequena, não significa uma casa mais acanhada forçosamente. O mal é que não pode ver a Arquitectura como que se fosse um catalogo de plantas... donde depois escolhe uma...

O problema desta discussão, é que não vê além disso.
    Basta querer uma casa em "L" só porque sim.... ver a área total subir 30%... e achar que essa casa será maior e mais ampla que outra... que tem as mesmas dimensões nos espaços nobres mas é mais pequena em área bruta total.
    • jg231
    • 17 fevereiro 2025

# 4

Colocado por: N Miguel Oliveira

É como digo, nessa planta há corredores, vestíbulos, átrios... que podem perfeitamente desaparecer... dando maior amplitude aos demais espaços, mantendo a mesma área. Ou reduzir a área total mantendo os quartos e salas na mesma... Área Bruta Total mais pequena, não significa uma casa mais acanhada forçosamente. O mal é que não pode ver a Arquitectura como que se fosse um catalogo de plantas... donde depois escolhe uma...

O problema desta discussão, é que não vê além disso.
    Basta querer uma casa em "L" só porque sim.... ver a área total subir 30%... e achar que essa casa será maior e mais ampla que outra... que tem as mesmas dimensões nos espaços nobres mas é mais pequena em área bruta total.

quando diz a área crescer em 30% numa casa em L refere-se aos corredores e assim?
  4.  # 5

Colocado por: jg231quando diz a área crescer em 30% numa casa em L refere-se aos corredores e assim?

Refiro-me à àrea, à àrea de paredes exteriores, à àrea de corredores necessários para contornar os demais espaços, etc etc.. à extensão da malha estrutural, etc... Em tempos em que o custo da habitação vai subindo... é preciso ser pragmático quando a carteira não acompanha.
  5.  # 6

Miguel
    não advogo desperdícios de áreas, coisas mal pensadas e grandes apenas porque sim
    agora realmente, na hora de construir uma moradia (o sonho) sinceramente acho que quem no computo geral não tem , vá lá mais 20 K para fazer mais 10/ 15 m2 e ter uma vivencia desafogada, mais vale adiar o sonho e viver entretanto num apartamento ou outra coisa.
    ou seja continuo a dizer que a questão primordial neste momento não é as casas terem que reduzir drasticamente as áreas.
    pessoalmente prefiro ter espaço do que ter alguns acabamentos mais aprimorados.
  6.  # 7

Colocado por: marco1ou seja continuo a dizer que a questão primordial neste momento não é as casas terem que reduzir drasticamente as áreas.

E eu concordo completamente.
    Até já dei exemplos, em que pode ter esses 10-15m2 a mais e a casa até ficar mais barata.

Colocado por: marco1pessoalmente prefiro ter espaço do que ter alguns acabamentos mais aprimorados.

Lá está, é o que digo... advém da vivência de cada um.
    Para mim não é o mesmo ter uma sala iluminada com lâmpadas cor 6500K ou 2700K, e o preço é o mesmo, a àrea é a mesma... mas o sentimento e percepção de aconchego é completamente diferente.

O que quero dar a entender é que usar estes argumentos sobre a área num ínicio, mas depois esquecer-se a meio... resulta em tudo mais caro. Tipo, "eu prefiro mais espaço" no momento de desenhar a planta... mas depois "eu prefiro material 2X que o X" na mesma e depois, temos mais área e materiais mais caros ao m2. É sempre a somar. Havendo €€€ não vejo nenhum mal. Mas e não havendo?

É como a lógica do "ah, mas o €/m2 em casas mais pequenas é maior"... e por isso faz-se grande duma vez... sem ver que, mesmo o €/m2 sendo mais baixo, a casa irá custar mais que a pequena.

Tudo depende das vivência. Vamos supôr que o marco1 prefere mais 10-15m2 na casa e eu prefiro esses 10-15m2 a mais no jardim. Porque era isso que não tinha no apartamento. Qual é o mal disso? Sendo que no meu caso até me sai mais barato?

E depois, 10-15m2 a mais numa de 130... resulta em 140-145... não em 200.
    E 10-15m2 a mais numa de 200... tem menos significado que acontecendo numa de 130... e por aí em diante.
  7.  # 8

Deixo um exemplo dos dados duma planta que desenhámos há uns anos...
    (não vou partilhar o desenho)

- Térrea
    - Área bruta total: 129m2
    - Cozinha, Sala e zona de Escritório em OpenSpace: 43m2 utéis, com sofá de 4 lugares a uns 4m da TV, uma poltrona e biblioteca, zona de escritório comum para 2 ou 3 lugares, para estudar, brincar na net, jogos de tabuleiro, playstation, etc, mesa de jantar fixa para 5-8 pessoas ou extensivel até 10 lugares, cozinha com 5 módulos baixos e 3 a altura completa, mais dois módulos para entrada e Máquinas de lavar a roupa, aspirador, sapatos. Total de 4 vãos exteriores neste espaço, em duas orientações opostas para ventilação e iluminação. Em que o espaço interior se expande para o jardim. Sem ilha na cozinha.
    - 2 quartos pequenos, cada um com 13m2 uteis que inclui 4,5 módulos de closet, com secretária de 1,40m, cada um com um WC e duche de 3m2. Um dos quartos poderia funcionar como escritório independente da casa, com acesso desde a frente do lote (para um consultório por exemplo, vender flores, limonada, com WC para clientes, ou ser um estúdio/quarto para o sogro, ou para alugar a um estudante quando os filhos tiverem saído de casa, com entrada independente, etc)... e o WC do outro quarto tanto poderia ser privado do quarto como servir a casa quando há visitas.
    - Quarto de Casal com 17m2 uteis, com 6 módulos de closet, mais 2 módulos baixos para makeup ou secretária, zona de berço e WC com duche ou banheira.
    - Sem garagem, mas com pequeno atelier para ferramentas, bomba de calor (a 1-2m do duche da suite, para não esperar muito pela água quente), umas 3 bicicletas, carrinhos de mão, mangueiras, ração do cão, fogareiro portátil, etc... acesso desde o exterior da casa. Com 5m2 uteis, sem isolamento térmico/acústico.
    - Casa com 8 pilares apenas, em dois pórticos paralelos. E 4 vigas perpendiculares. Rectangulo simples.
    - 8 vãos exteriores no total, repetidos. 2 tipos mais porta de entrada. Com possibilidade de acrescentar vãos nas paredes dos WCs também de modo a permitir iluminação e ventilação.
    - 7 vãos interiores.

Nada disto me parece indigno ou insuficiente para a realidade do país. No final é um T3 com 3 WCs e sem garagem, que permite uma vida bonita a uma família de 4 elementos. Em que sobra espaço exterior para disfrutar do excelente clima que temos, dos bichos e das alergias à relva, dos limões apanhados frescos e duma vida com menos tablets, menos filmes... mais sol e ar fresco. Que não necesita dum lote com mais de 300m2, que tanto pode ficar na Lourinhã, como a 3kms do centro de Braga. E que pode ser em banda usando apenas duas direções, tipo Este - Oeste. O meu ponto aqui, é que uma casa com estes quartos e salas facilmente anda nos 160-200m2 de área bruta total sem que tenha maior amplitude... Pode ter menos, muito menos, por isso aponto para os 130m2. Depende do terreno e das suas condicionantes também. É tudo uma questão de critério, das vivências de cada um. Para mim é mais do que suficiente, se fôr maior, óptimo, mais para limpar e aquecer :)
  8.  # 9

9.  # 10

2000€ mês não dá para emprestarem 220 mil?
  10.  # 11

Colocado por: Palhava2000€ mês não dá para emprestarem 220 mil?

Barely…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
      IMG_2091.png
  11.  # 12

Obrigado.

Agora onde é que se recebe 2000€ limpos?
  12.  # 13

Colocado por: PalhavaObrigado.

Não a grande maioria dos individuais concordo mas como agregado familiar já não é assim tão estranho.
    • jg231
    • 17 fevereiro 2025

# 14

Colocado por: PalhavaObrigado.

Pelo comentário inicial eram brutos, não limpos

Boa sorte a juntar 20000€ de entrada a pagar 800€ de renda mesmo com 2000 limpos
    Concordam com este comentário: lumpre
    • NFSAN
    • 17 fevereiro 2025

# 15

Colocado por: gil.alvesEstudos Europeus…
    https://ec.europa.eu/eurostat/web/interactive-publications/housing-2023

Ainda de 2023(!)
      IMG_2090.png

Se duvidas havia, que isto em Portugal está um abuso, acho que este gráfico tira todas as dúvidas!
    A Espanha aqui ao lado não teve este problema...e com um ordenado mínimo superior ao nosso!

Por este andar, e conforme alguns comentadores, qualquer dia em vez de 140m2, temos que fazer casas de 30/40m2 por 300 mil euros, porque é a realidade do Português...
    Este tipo de conversa a dizer que é tudo normal...só pode ser de quem é da Área de construção, só pode... se os combustíveis, aumentassem 200 a 300% em 7/8 anos aí já "caía o Carmo e a trindade"!
    Concordam com este comentário: jg231, fabsil
  13.  # 16

NFSAN
    por acaso já pensou que a ideia em Portugal é mesmo essa, ou seja dificultar ao máximo que o particular construa?
    • jg231
    • 18 fevereiro 2025 editado

# 17

Colocado por: NFSAN

Se duvidas havia, que isto em Portugal está um abuso, acho que este gráfico tira todas as dúvidas!
    A Espanha aqui ao lado não teve este problema...e com um ordenado mínimo superior ao nosso!

Por este andar, e conforme alguns comentadores, qualquer dia em vez de 140m2, temos que fazer casas de 30/40m2 por 300 mil euros, porque é a realidade do Português...
    Este tipo de conversa a dizer que é tudo normal...só pode ser de quem é da Área de construção, só pode... se os combustíveis, aumentassem 200 a 300% em 7/8 anos aí já "caía o Carmo e a trindade"!
    Concordam com este comentário:jg231

ver as coisas pela positiva... temos um impacto na emissão de gases de efeito de estufa para aquecer/arrefecer a casa muito abaixo da média 🥹

mas os gráficos de "affordability" mostram que isto afeta uma quantidade muito pequena de pessoas, nunca vai mudar, somos um dos países mais "affordable" 🥲 eu realmente conheço alguém com renda de 100€...
    • jg231
    • 18 fevereiro 2025

# 18

14.  # 19

Colocado por: Palhava2000€ mês

Massagens.
    Será que dá dinheiro?
  15.  # 20

Colocado por: PalhavaMassagens.

Depende se tem final feliz...
    Concordam com este comentário: HAL_9000

0.0385 seg. NEW