Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: JoãoEduardoDiasDe referir, que nessas casas, com áreas modestas, cada casal criou 2 filhos

Aposto que passaram a infância fora de casa, e criaram amizades para a vida inteira por causa disso.
    Quanto mais pequena é a casa, mais tempo se passa no jardim e na rua.
  2.  # 2

Colocado por: N Miguel Oliveira

Aposto que passaram a infância fora de casa, e criaram amizades para a vida inteira por causa disso.
    Quanto mais pequena é a casa, mais tempo se passa no jardim e na rua.

Verdade, ainda hoje todos os primos se dão muito bem!
  3.  # 3

Colocado por: JoãoEduardoDiasVerdade, ainda hoje todos os primos se dão muito bem!

Pois...
    Outro detalhe é que... se quem hoje tem 70 tinha 6, 7 irmãos... quem hoje tem 30-40 tem 2 ou 3... As crianças que hoje nascem, muito serão filhos únicos... e muitos nem primos terão. Pelo que socialmente, tornar-se-á cada vez mais importante as reuniões com amigos, para que os filhos se entretenham entre sí, que brinquem com os vizinhos, etc... e para isso são precisos lugares comuns. Que não é a casa de nenhum deles, mas um espaço que é de todos por igual. E com o clima que temos, esse lugar é ao exterior, debaixo duma árvore, etc... Ou estaremos a construir uma nova geração sem interação social com canalha da mesma idade além do tempo na escola/creche. Até nisso o Urbanismo tem uma palavra a dizer.

Eu conheço um caso muito bonito também. São 50 casas num condominio dos anos 80, todas iguais, cada casa tem um mini jardim atrás para mini horta e tal... e na frente todas dão para um jardim comum, grande, sempre bem tratado, com jardineiros a tempo inteiro... em que há sempre miúdos a jogar à bola... 20 gatos ao sol, velhotes a passear os cãeszitos, adolescentes a dormir numa tenda de campismo, jovens a lavar os carros dos pais de dos vizinhos a troco dumas patacas, com árvores centenárias e flores por toda a parte... com muitas festas de aniversários nos jardins, homens a assar febras nas brasas, mulheres a ler na chaiselong ao sol ou à sombra, recaudações de roupa usada para instituíções de caridade, professores que dão explicações, residentes que fazem pequenos negócios, tipo vender bujigangas, canalha a vender limonada ou café com leite, etc etc... zero garagens, todos os carros criam um espaço tampão entre os jardins comuns e a rua. Condominio "fechado" com porteiro. Estilo club de golf, mas sem o golf :) Sem muros dentro do condominio... nem marcações de território. É uma propriedade horizontal num terreno de 7000m2.

Com o tecido urbano típico em Portugal, em que cada terreno, uma só casa... se cada lote tivesse 500m2... só se encaixavam 14 famílias em vez de 50. 14 lotes, murados tipo castelos, em que ninguém se conhece entre sí... só sabem que tal vizinho tem um carro marca X da cor Y. Fora o espaço que seria necessário para arruamentos, passeios, infraestrutura, etc... Pelo que dos 14, na volta eram só 9 ou 10.
    Em Portugal este tipo de ideia só se vêem em Condominios ricos. Mas não tem por que ser assim. Noutros países, estas ideias resultam precisamente da dificuldade dum casal isolado conseguir construir o que quer que seja sozinho. Talvez estejamos a caminhar para essa situação, pelo que convém ir começando a ver opções. Se calhar 50 não, mas 8 ou 12 casais juntos num terreno de 2000m2 não me parece descabido de todo. O mal é que a malta pensa logo, "2000/10=200m2 para cada, é pouco"... porque se fizer uma casa de 100m2 de implantação só sobram outros 100m2 para estacionar e jardim... quando na verdade, o que sobram não não 100 mas 1000m2 de espaço exterior... se desses 1000m2, 300m2 forem estacionamento... sobram 700m2 de jardim comum. Meu são só 10% no papel... mas posso usar os outros 90% também. O jardim não tem marcado quais são os meus 10%... pelo que na prática "todo" o jardim é para meu usofruto. No final, à casa com 100m2 de implantação, junto 700m2 de jardim e 2 lugares de estacionamento... 830m2 +/- para mim... mas só paguei 200... e só me toca cortar a relva 10% das vezes...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, HAL_9000
  4.  # 4

Em relação a casas pequenas, mas com espaços bem aproveitados. Eu sempre achei esta planta bastante interessante, retirando o espaço central ocupado pelas escadas e jardim interno e uma ou outra mudança penso que caberia em 140m2!
    Concordam com este comentário: marco1
      Screenshot_20221011-121504_Instagram.jpg
  5.  # 5

Colocado por: N Miguel OliveiraVocê pode querer agasalhar os carros à noite numa garagem com cheiro a fumo. Eu prefiro deixá-los a ventilar ao relento, num espação amplo sem ter medo de bater com as portas nas paredes da garagem.

Peguei so nisto porque desde que sai de Torres Vedras que os meus carros dormem ao relento... e apesar de ver a garagem como um 'opcional', e das coisas que mais me deixa indeciso. Particularmente porque estamos no inverno e ter de levar uma garrafinha de agua quente para 'derreter' o gelo do vidro sob pena de nao conseguir ver nada durante 5 a 10 minutos... e depois quando chegamos ali a Julho/Agosto tambem me custa andar aos gritinhos dentro do carro enquanto as maos 'assam' no volante e o rabo no banco. Enfim, vivencias, mas independentemente das vivencias, ha diferencas e ter o carro a dormir ao relento ate do ponto de vista de preservacao e manutencao e pior.
  6.  # 6

Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto mais pequena é a casa, mais tempo se passa no jardim e na rua.

E relativo... eu vivia numa casa gigante e sempre passei grande parte do tempo la fora. Isso e outra discussao... quer o espaco seja pequeno ou grande, os 'pequenos' ha muito que perderam a vontade de sair de casa...
  7.  # 7

Colocado por: DjdasaEm relação a casas pequenas, mas com espaços bem aproveitados. Eu sempre achei esta planta bastante interessante, retirando o espaço central ocupado pelas escadas e jardim interno e uma ou outra mudança penso que caberia em 140m2!

Eu acho interessante e achar que isso 'cabe' em 140m2 :D Nao esquecer que a ab inclui tudo. Varandas, cave com garagem...
  8.  # 8

Colocado por: dmanteigasPeguei so nisto porque desde que sai de Torres Vedras que os meus carros dormem ao relento... e apesar de ver a garagem como um 'opcional', e das coisas que mais me deixa indeciso. Particularmente porque estamos no inverno e ter de levar uma garrafinha de agua quente para 'derreter' o gelo do vidro sob pena de nao conseguir ver nada durante 5 a 10 minutos... e depois quando chegamos ali a Julho/Agosto tambem me custa andar aos gritinhos dentro do carro enquanto as maos 'assam' no volante e o rabo no banco. Enfim, vivencias, mas independentemente das vivencias, ha diferencas e ter o carro a dormir ao relento ate do ponto de vista de preservacao e manutencao e pior.

Basta plantar uma arvore no sitio certo, que protege-o da geada e do sol de verão. Ou respeitar as arvores que o terreno já tem...
    Ou melhor ainda, desenhar a casa, em que a garagem pode ser construída e/ou ampliada mais tarde.

Sobre a preservação do carro bem sei... o meu pai é mecânico. E também vi o que fez ao carro deixá-lo uns anos na rua à beira mar (Matosinhos junto à praia). Mas no final, é só um carro... e boa parte parte desses anos até aprendi a viver sem ele. Do mesmo modo que aprendi que não faz sentido nenhum um casal ter dois carros, muito menos numa cidade. É tudo uma questão de organização.
  9.  # 9

Colocado por: dmanteigas
    E relativo... eu vivia numa casa gigante e sempre passei grande parte do tempo la fora. Isso e outra discussao... quer o espaco seja pequeno ou grande, os 'pequenos' ha muito que perderam a vontade de sair de casa...

Eu também. Até "campo de volley" e gincada para bicicletas tinha no rés-do-chão... A questão é que sendo grande tem opção. Quando é pequena há coisas que não dão para caber e tem mesmo que ser fora. O que não é propriamente mau atendendo ao nosso clima.
    •  # 10

Colocado por: dmanteigasEu acho interessante e achar que isso 'cabe' em 140m2 :D Nao esquecer que a ab inclui tudo. Varandas, cave com garagem...

Pelo que entendi do comentário tudo isso seria eliminado, porque na verdade não "fazem falta" para algumas vivências.
      Sem escada não tem cave nem garagem. O pátio tampouco é essencial. Varandas? Numa casa térrea? Para quê? Um coberto para a mesa que podia estar debaixo duma arvore? Talvez para pôr a roupa a secar quando está de chuva? É tudo relativo.
    •  # 11

Colocado por: N Miguel OliveiraBasta plantar uma arvore no sitio certo, que protege-o da geada e do sol de verão. Ou respeitar as arvores que o terreno já tem...

Eu vivo na cidade jardim (Viseu)... o que nao faltam sao arvores que me sujam o carro todo na primavera e no outono e nem assim resolve o problema da geada quando la foram estao temperaturas negativas, nem o do sol quando estao 40+ infelizmente...
      La esta, vivencias.

Colocado por: N Miguel Oliveirae boa parte parte desses anos até aprendi a viver sem ele

Algo que eu faria sem pensar duas vezes se fosse possivel... infelizmente a realidade e muito mais dura. Tirando as grandes zonas metropolitanas, e impossivel deixar o carro. Para a aldeia onde vou viver, como faco a gestao da minha vida familiar com 4 autocarros por dia que demoram meia hora a fazer 10kms?
    •  # 12

Colocado por: dmanteigasLa esta, vivencias.

Precisamente, "vivências"... já começa a chegar lá :) Em Matosinhos nunca teria 40 graus, nem neve.

Colocado por: dmanteigasAlgo que eu faria sem pensar duas vezes se fosse possivel... infelizmente a realidade e muito mais dura. Tirando as grandes zonas metropolitanas, e impossivel deixar o carro. Para a aldeia onde vou viver, como faco a gestao da minha vida familiar com 4 autocarros por dia que demoram meia hora a fazer 10kms?

Exacto, está a ver... ninguém lhe apontou uma pistola para ir para a aldeia.
      Se vivesse a 5kms, eventualmente não estava condicionado a apenas 4 autocarros. Podia era não conseguir comprar um lote com o mesmo tamanho. Voltámos sempre ao mesmo, às vivências e ao que cada um dá mais valor. O meu também está todo sujo por causa das arvores e é preto, espero que chova em breve para evitar de ter que lavá-lo e desperdiçar mais água naquilo.
    •  # 13

Colocado por: N Miguel OliveiraSe vivesse a 5kms, eventualmente não estava condicionado a apenas 4 autocarros.

E Viseu... eu vivo a 1.5km do centro da cidade (Rossio) e os autocarros continuam muito longe de se encaixar na rotina diaria normal de uma familia entre o local onde vivo e onde preciso de estar. :)
    •  # 14

Colocado por: dmanteigasE Viseu... eu vivo a 1.5km do centro da cidade (Rossio) e os autocarros continuam muito longe de se encaixar na rotina diaria normal de uma familia entre o local onde vivo e onde preciso de estar. :)

1.5km?
      Tem que encaixar um atrelado na bicicleta para levar a canalha e as compras. Como fazem aqueles desgraçados no meio da neve na Suíça e na Áustria. A 1.5km, não precisa de autocarro para nada :)
      Mas se os usar, o que paga de passe ou bilhete não são mais do que recursos para eles abrirem novas rotas e horários.
      É uma pescadinha de rabo na boca. Se as familias não usam mais transportes porque não há suficientes... eles tampouco abrirão novos horários porque vêem que os autocarros andam vazios.
    •  # 15

1.5km?
      Tem que encaixar um atrelado na bicicleta para levar a canalha e as compras. Como fazem aqueles desgraçados no meio da neve na Suíça e na Áustria. A 1.5km, não precisa de autocarro para nada :)
      Mas se os usar, o que paga de passe ou bilhete não são mais do que recursos para eles abrirem novas rotas e horários.
      É uma pescadinha de rabo na boca. Se as familias não usam mais transportes porque não há suficientes... eles tampouco abrirão novos horários porque vêem que os autocarros andam vazios.

É o meu meio de transporte e a minha filhota adora ir la dentro do atrelado! So quando chove com maior intensidade é que uso os transportes públicos, um autocarro ou tram a cada 7 minutos!
      Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    •  # 16

Colocado por: JoãoEduardoDias

Verdade, ainda hoje todos os primos se dão muito bem!

Já conheci situação similar, até haver partilhas...
      • scape
      • 18 fevereiro 2025

# 17

Se eu fosse capaz metia aqui uma planta em L, só para saber o que o N MIGUEL via o que estava mal,para poder ser alterado.Tudo isto, pois já vi que tem uma opiniao muito contraria ás casas em L.
      • jg231
      • 18 fevereiro 2025

# 18

1.5km?

ahahha como se autocarros fossem sequer mais sustentáveis que carros nestas condições :-)

já nos meios urbanos é o que é ...
    •  # 19

Colocado por: scapeSe eu fosse capaz metia aqui uma planta em L, só para saber o que o N MIGUEL via o que estava mal,para poder ser alterado.Tudo isto, pois já vi que tem uma opiniao muito contraria ás casas em L.

Eu não tenho nada contra os L.
      Quem se decide por um, é que deve ter em conta que talvez a sua casa tenha mais m2 de tudo, sem que os quartos ou salas sejam maiores... Terá outras vantagens concerteza. Não podemos é achar que é o mínimo possível para um T3, porque não o é.
      • jg231
      • 18 fevereiro 2025

# 20

Colocado por: DjdasaEm relação a casas pequenas, mas com espaços bem aproveitados. Eu sempre achei esta planta bastante interessante, retirando o espaço central ocupado pelas escadas e jardim interno e uma ou outra mudança penso que caberia em 140m2!
      Concordam com este comentário:marco1
        Screenshot_20221011-121504_Instagram.jpg

epa não, estive para comprar uma casa assim, embora maior. Não consigo perceber quem achou que um "jardim de inverno" é boa ideia, não consigo mesmo, ainda por cima numa casa com dois pisos

0.0207 seg. NEW