Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Sirruper
    Pois. Fala assim porque ainda nao tem filhos. Quando os tiver depois venha cá dizer que só tem um carro ou que vai andar de transportes publicos com eles de um lado para o outro.

Uma coisa é a teoria, outra é a prática/experiência.

Por norma, acabam por levar uma chapada de realidade.
    Concordam com este comentário: Sirruper
  2.  # 2

Colocado por: SirruperPois. Fala assim porque ainda nao tem filhos. Quando os tiver depois venha cá dizer que só tem um carro ou que vai andar de transportes publicos com eles de um lado para o outro.

Sem qualquer problema.
    Uma coisa é ter uma emergência médica... e aí nem há tempo para pensar... ou um passeio pela montanha... outra é ir à escola, à creche, ao mercado, ao parque... (o dia a dia vá) e fazer isso tudo a pé ou de bicicleta. Se já acho meio forçado ter um carro numa cidade, muito mais acho ter dois ou três.

Já agora, a minha mãe nunca tirou a carta, e o meu pai saía cedo e chegava tarde, pelo praticamente 99% das voltas em criança eram com a minha mãe de autocarro... ou de bicicleta sozinho. A 6/7kms da cidade. Ainda aqui ando...

Quando chegar o momento, e está próximo, basta fazer o que fazem boa parte dos meus amigos e familiares. É uma questão de organização entre o casal. Desfruto muito do contacto com pessoas com estilos de vida diametralmente opostas, serve-me para ver o que resulta melhor e pior... em vez de só olhar para uns 10 casais, todos iguais, que fazem as mesmas coisas... e nunca vêem alternativa a nada. Pudera.

Não é rocket-science. É uma questão de critério. Ainda hoje no meu jardim, contei uns 10 miúdos a brincar na relva. Todos são meus vizinhos. Os meus serão apenas mais uns a juntar ao grupo. Não serão meninos-tablet.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 3

Colocado por: N Miguel OliveiraNão serão meninos-tablet.

Esta sua frase mostra que está a anos-luz de saber a realidade que o espera. Mas não vou perder tempo a explicar nada. A viagem tem piada a passar por ela.
    Concordam com este comentário: Sirruper, rpmmsantos
  4.  # 4

Colocado por: arturandresilva

Esta sua frase mostra que está a anos-luz de saber a realidade que o espera. Mas não vou perder tempo a explicar nada. A viagem tem piada a passar por ela.

Não sei pq esta “a anos-luz da realidade”.
    Os meus também não têm tablet!… normalíssimo! Adoram desenhos animados no entanto e bandas desenhadas do Patinhas e têm mts negras nas pernas e joelhos esfolados.
    Vai do que se faz crescer com eles.
    Concordam com este comentário: DR1982, marcocar, N Miguel Oliveira, Joao Dias, desofiapedro, duriel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  5.  # 5

Penso que é bom senso. Nem tanto ao mar nem tanto a terra. Estamos na era digital. Mas isso obviamente são questões pessoais que individualmente aos pais.. cada um saberá. Acho apenas uma frase dessas feitas/fácil dizer que o meu filho não toca em tablets nem telefones como se isso fosse algo digno de condecoração. Eu espero que o meu não seja um alien num mundo de internet. Tem os limites dele.
  6.  # 6

Alias, tenho a certeza que aqueles a quem forem barrados e negados dispositivos eletrônicos serão provavelmente aqueles com maiores problemas e apetite por estas coisas no futuro. É possível ser feliz em qualquer cenário. Até numa ilha deserta! Deve existir um ajuste a realidade onde cada um está inserido.
    • DR1982
    • 22 fevereiro 2025 editado

# 7

Colocado por: arturandresilva

Mas eu falo por experiência própria, tenho dois filhos uma com 6 e um com quase 3, não, não têm telemovel nem tablet, e apenas ha uma TV na sala em casa.
    Muito raramente lá vêm uns minutos de desenhos animados mas nos canais que a Box transmite, ao ver o conteúdo do que transmitia o Youtube simplesmente tirei a ligação da TVa internet.
    Posso dizer que ha dias em que nao ligam a TV, em contrapartida a sala é mais de metade deles e dos brinquedos deles, infelizmente vivemos nun apartamento porque numa casa com espaço exterior ainda melhor seria.
    Concordam com este comentário: marcocar, N Miguel Oliveira, rcd2023, desofiapedro
  7.  # 8

Bom.. Só me resta dar os parabéns pelos excelentes pais que todos são. Se os vossos filhos são felizes é o mais importante. Eu não estou aqui como vendedor de tablets! Penso que ficou claro o que quero dizer. Achar que um filho não tocar num tablet na era digital é algo muito positivo.. será da interpretação pessoal de cada um. Eu agradeço muito os meus pais não me terem obrigado a viver uma infância igual à deles porque os tempos eram diferentes.
  8.  # 9

Eu tenho 3! Rapariga 10 anos e 2 rapazes de 5 e 6 anos.
    Só vêem TV um pouco de manhã antes de ir para a escola. Youtubes é uma vez por semana ao domingo depois do TPC feitos e só vêem coisas validadas por nós.
    O digital já tem que chegue na escola.. no 3 °ano deram um PC a todas as crianças... Ensinaram lhes mandar mails 🙄 com 8anos... Mas agora no 5°ano, a grande maioria dessas crianças nao sabe a tabuada nem mesmo são capazes de ler um texto em condições!!
    É muito bonito isto mas a certas prioridades e a escola não está com elas no sítio certo.
    Até mesmo nos livros de matemática pedem para usar calculadora??! No 5°ano? Nos era tudo de cabeça.. estamos numa era que me custa perceber, andamos com prioridades trocadas em quase tudo... Em que o sonho de muitas crianças hoje é ganhar muito dinheiro a ser youtuber ou fazer reality shows... 😒
    Por isso nos em casa é o mínimo dos mínimos de tecnologias e para já tem funcionado muito bem com os meus filhos
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, NLuz, rcd2023, desofiapedro
  9.  # 10

Colocado por: arturandresilvacomo se isso fosse algo digno de condecoração. Eu espero que o meu não seja um alien num mundo de internet.

Nada disso caro Artur. Cada família tem a sua dinâmica.
    Os meus já andaram literalmente a brincar com Motherboards, mem. ram e GPUs, sabem apertar parafusos e depois sabem ver o resultado no Paint. :)
    Só que em casa não há tablets(literalmente não temos), telefones ficam para fazer chamadas e video-chamadas para os avós (não temos jogos nos telem.) adoram ver televisão e quase todos os dias vêem um ou outro bocado, um é maluco por animais outro já sabe que só há filmes do DisneyPlus… escolhem entre eles o que ver.
    De resto é muito lego e carrinhos e bonecos pelo quarto inteiro! :)

Nada contra quem faça diferença. Lá está, dinâmicas. Não sou fundamentalista.
    Acho que sim. Deve-se fazer um bocadinho de tudo e não alienar sem dúvida.

Abr.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
  10.  # 11

Colocado por: arturandresilvaBom.. Só me resta dar os parabéns pelos excelentes pais que todos são.
    Da minha parte não considero ate porque já houveram tablets em casa dados por familiares, mas felizmente desapareceram mas houveram, e alguma liberdade para ver YouTube, soló quando a miúda comecou a falar brasileiro, e com uma serie de maus comportamentos que aprendia no YouTube é que me caiu a ficha e acabei com a coisa, tambem ja houve o tempo que para comer tinha de ter o telemovel à frente e se não fosse assim nao comia e fazia birra, não conseguia um equilíbrio, por isso a solução foi retirar tudo e pronto. Correu melhor do que pensava!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
    • HFSF
    • 22 fevereiro 2025

# 12

Colocado por: N Miguel OliveiraQue haja novas oportunidades de mercado... não faz que você consiga montar uma constructora em dois dias. Não é uma florista.
    Basta pensar na frota... nos camiões, etc... É preciso muito tempo para montar uma empresa assim. E muito dinheiro. Mas é fácil desfazê-la numa crise. E mais era naquele tempo, quando muitos começavam obras sem um valor de adjudicação... em que o proprietário também entrou em quebra e ficou a dever. Para um constructor não há modo de reaver o pagamento... pois a obra é uma coisa imóvel, fixa ao terreno. Muitos deles receberam "em terrenos" por exemplo. Mas um lote, só lhe põe comida na mesa se por lá plantar umas batatas... em tempos que não consegue vender nada.

Está a retirar parte do que escrevi. O que escrevi tem mais haver com o moralismo do "eu sofri mais e posso queixar-me mais". Neste momento está provavelmente a ganhar mais dinheiro mas ainda com o mesmo discurso. É a necessidade de ser o coitado.

Nem todas as empresas de construção civil precisam de assim tanto investimento. Pladur, eletricidade, pichelaria, HVAC, capoto, impermeabilização, serralharia... O custo de entrada não é assim tão alto em comparação e os orçamentos continuam elevados.
    Até porque vemos ainda muitas empresas a surgir do nada.

É o mercado a funcionar, podem pedir mais, os DOs continuam a pagar e ganham mais dinheiro. Relativamente simples e compreensível. Cabe ao DO ter mais trabalho na comparação dos orçamentos ou pura e simplesmente comprar feito.

Maior risco maior possibilidade de maior retorno. Que nem tudo é rosas, pois já sabemos ou então éramos todos construtores civis.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 13

Colocado por: arturandresilvaEsta sua frase mostra que está a anos-luz de saber a realidade que o espera. Mas não vou perder tempo a explicar nada. A viagem tem piada a passar por ela.

Como respondi átras. "Sem qualquer problema", virei aqui dar-lhes razão. Mas não creio. Obviamente podem acontecer muitas coisas no entretanto, mas temo-nos preparado para um certo estilo de vida, mais tranquilo, nos primeiros anos de vida da canalha, com menos trabalho, mais tempo, sem despesas com habitação, e sem arrependimentos de coisas que não fizemos na juventude. A realidade, só na altura vou saber.

Não sei é o que tem que ver com o Ordenamento do Território. Eu e a esposa, trabalhamos com o que existe, e demos prioridade a certas coisas. Para não estarmos a queixar de que temos tudo longe de casa e sem transportes. O nosso maior "medo" foi a qualidade do ar até... e até essa conseguimos conciliar com ter tudo perto. São opções.
  12.  # 14

Colocado por: HFSFeletricidade, pichelaria, HVAC, .......serralharia... O custo de entrada não é assim tão alto em comparação
    está mesmo a anos luz da realidade e das exigências destas actividades, isto de uma óptica profissional responsável.
  13.  # 15

Colocado por: arturandresilvaDeve existir um ajuste a realidade onde cada um está inserido.

Precisamente. Eu prefiro um que distinga uma couve dum malmequer. Um colibri duma borboleta. Não é ser alien ou não alien. Até em Silicon Valley, onde a tecnologia é onnipresente, os meus vizinhos e amigos tinham um estilo de vida que me agradava bastante. Ligado às caminhadas na montanha, aos passeios no parque, etc... ou como os amigos suíços não tinham problemas em atirá-los para a rua com -10 graus, em que os filhos aos 4 anos, falam e entendem 3 ou 4 idiomas. É muito mais isto que pretendemos... do que fazer como outros quantos que conheço em que sem um tablet a criança não come. Uma vez mais, são opções. E obviamente dependerá do que gostam ou não de fazer. E para isso é expô-los a situações diferentes. Por exemplo, eu nunca fui exposto à dança ou à música, e tenho pena disso. Como as coisas mudam também, de criança odiava inglês... e hoje falo uns quantos idiomas razoavelmente bem. Pelo que naturalmente este nosso plano terá falhas, ajustes, e isso não tem nada de mal. É natural. Agora ter dois carros, levá-los sempre de carro a todo o lado, só depende dos pais.
    A nossa ideia é quase como estar em anos sabáticos nos seus primeiros anos e desfrutar do tempo com eles ao máximo... pelo que entretê-los com gadget só para que eu tenha o meu tempo vai contra esse plano. Prefiro não "perder" tempo a trabalhar por exemplo. Nessa altura tampouco me irá ver por aqui, não se preocupe.
  14.  # 16

Colocado por: HFSFEstá a retirar parte do que escrevi.

Sim, sobre a parte que eu omiti, não tinha nada a acrescentar. Concordo consigo.
    • HFSF
    • 22 fevereiro 2025

# 17

Colocado por: jorgealvesestá mesmo a anos luz da realidade e das exigências destas actividades, isto de uma óptica profissional responsável.

Até posso estar a anos luz.

Quando estava a ver o sistema que queria de baterias fui informar-me de como me tornar eletricista certificado por curiosidade. Conseguia fazer um curso num politecnico aqui ao lado durante 1 ano (pós laboral) que me dava acesso a pedir a certificação da DGEG.
    Como tenho uma engenharia provavelmente até teria equivalencias a algumas cadeiras.

Precisava depois de um eletricista que comprovasse que estaria apto mas estamos a falar de 1 ano e cumpriria todos os requisitos legais.

Claro que provavelmente não teria o traquejo de um eletricista com anos e anos de expriência nem se fosse para HVAC a experiencia do Jorge mas estaria habilitado legalmente a executar os trabalhos sabendo pelo menos todas as regras de segurança.

Como vê das vezes que já falamos, estou eu, por gosto, a optimizar a minha BC, já bati com a cabeça umas quantas vezes mas aprendi e os SCOPS estão bastante melhor do que o meu instalador autorizado e credenciado deixou.

Se quero abrir uma empresa? Não agora, mas pode ser uma saída futura quando me fartar do computador.
  15.  # 18

Colocado por: DR1982A faragem de uma “casita” de uns 60milhoes, tirando a iluminação, claro:), esta acabada, betao normal sem qualquer tipo de cuidado, é uma garagem para carros.
    Em Portugal ainda tinha de levar o reboco a pintura, a ceramica no chao e se calhar ate um teto falso.
    Nao fosse o carro ter pesadelos durante a noite.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,desofiapedro
      IMG_3303.jpeg

Eu por 60M garanto que não teria “isso”.
    Até porque não faz o menor sentido.
    Concordam com este comentário: Zarb
  16.  # 19

quanto mais ou aprendo mais descubro a enormidade da minha ignorância.
    • rcd2023
    • 23 fevereiro 2025 editado

# 20

Colocado por: arturandresilvaAchar que um filho não tocar num tablet na era digital é algo muito positivo..

Por alguma razão os "capitães da indústria" não permitem aos seus próprios filhos tocarem em tretas dessas antes da idade apropriada e mesmo assim com restrições.

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/12/31/magnatas-da-tecnologia-que-impoem-limites-de-tempo-de-tela-aos-filhos.htm
    https://pt.aleteia.org/2017/05/12/criancas-devem-ter-smartphones-bill-gates-acha-que-nao
    https://www.greenwichtime.com/business/article/Why-didn-t-Steve-Jobs-let-his-kids-use-iPads-16468409.php
    https://www.businessinsider.com/screen-time-limits-bill-gates-steve-jobs-red-flag-2017-10

A tendência é que o digital se torne o refúgio dos pobres e dos pobres de espírito, enquanto o real, cada vez mais inacessível às massas, se transforma num reduto de poucos.

0.0570 seg. NEW