Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Peço desculpa desde já porque não percebo assim grande coisa das questões de construção e estou bastante baralhada.

Iniciei a construção de uma moradia. Paguei as licenças todas. Mas desconhecia que tinha de pagar a utilização do título do alvará todos os meses ao empreiteiro, assim como a fiscalização da obra (pelo engenheiro do construtor) e o diretor de obra também. Tudo isto são extras pagos mensalmente ao empreiteiro?

Peço desculpa pela falta de conhecimento mas gostaria que alguém me pudesse ajudar a esclarecer estas minhas dúvidas.

Muito obrigada desde já!
  2.  # 2

Não tem que pagar ao empreiteiro nem o alvará nem o diretor técnico.
    Isso estava descrito no contrato que assinou?
    Apenas tem que pagar o diretor de fiscalização e o coordenador de segurança que esses sim são da sua responsabilidade
    Concordam com este comentário: Sofiap
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiap
    • Sofiap
    • 15 fevereiro 2025 editado

# 3

Colocado por: zedasilvaNão tem que pagar ao empreiteiro nem o alvará nem o diretor técnico.
    Apenas tem que pagar o diretor de fiscalização e o coordenador de segurança que esses sim são da sua responsabilidade
    Concordam com este comentário:Sofiap
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sofiap

Não estava descrito no contrato. Infelizmente não acabou a obra a tempo, tive alguns problemas por causa disso mas resolvi com alguma rapidez na câmara. O Diretor de obra pediu uma licença para obras inacabadas por mais 6 meses.
    E agora todos os meses, apresenta um documento para eu efetuar a transferência de 650€ para a "Utilização do Título de Alvará no âmbito da Licença Especial para
    Obras Inacabadas." Pagamento que diz que tenho de fazer diretamente ao empreiteiro.
    Não fui informada desta situação ainda por cima mensal.
    Visto que tenho de pagar o diretor de obra,que já são 500€ mensais.

Estou muito à toa e confusa. Se me conseguirem elucidar agradecia.

Obrigada
  3.  # 4

Já vi muita trafulhice, mas esta para mim é nova.
    Não pague nada disso.
    Concordam com este comentário: zedasilva, marco1
  4.  # 5

O diretor de obra não tem que pedir licença nenhuma em seu nome.
    A responsabilidade de pedir a prorrogação da licença é do Dono de obra
    Grande trafulhice que por aí vai
  5.  # 6

Em bom rigor, pagar ao empreiteiro é obrigação do Dono de Obra.
    Senão, quem faz a obra?
    As parcelas a pagar é que podem ser esclarecidas.

Colocado por: zedasilvaNão tem que pagar ao empreiteiro nem o alvará nem o diretor técnico.
    Concordam com este comentário:Sofiap
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sofiap
  6.  # 7

Já perguntou ao empreiteiro?

Colocado por: Sofiap
    Não estava descrito no contrato. Infelizmente não acabou a obra a tempo, tive alguns problemas por causa disso mas resolvi com alguma rapidez na câmara. O Diretor de obra pediu uma licença para obras inacabadas por mais 6 meses.
    E agora todos os meses, apresenta um documento para eu efetuar a transferência de 650€ para a "Utilização do Título de Alvará no âmbito da Licença Especial para
    Obras Inacabadas." Pagamento que diz que tenho de fazer diretamente ao empreiteiro.
    Não fui informada desta situação ainda por cima mensal.
    Visto que tenho de pagar o diretor de obra,que já são 500€ mensais.
  7.  # 8

Também depende do tipo de serviço contratado.
    Não conheço os intervenientes, mas, por vezes, aqui no fórum deita-se logo fogo à cabana sem ter os dados todos.

Colocado por: zedasilvaO diretor de obra não tem que pedir licença nenhuma em seu nome.
  8.  # 9

Colocado por: PickaxeJá vi muita trafulhice, mas esta para mim é nova.
    Não pague nada disso.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Nunca tal tinha ouvido de pagar a utilização do título de alvará todos os meses... Não sei se isto é normal.

E queria mesmo que alguém me conseguisse esclarecer se isto é normal.

Paguei as licenças todas que são a meu cargo, pago ao diretor de obra e ao fiscal.
    Mas utilização de alvará mensal, será normal?
  9.  # 10

Colocado por: zedasilvaO diretor de obra não tem que pedir licença nenhuma em seu nome.

Por isso é que peço a vossa ajuda para tentar perceber. Acho que já perceberam que não estou dentro de assunto.

Nunca ouvi falar em pagar mensalmente a utilização do alvará do empreiteiro.
  10.  # 11

Colocado por: ADROatelierEm bom rigor, pagar ao empreiteiro é obrigação do Dono de Obra.
    Senão, quem faz a obra?
    As parcelas a pagar é que podem ser esclarecidas.

Pagar a utilização do alvará mensalmente?
  11.  # 12

Não tem que pagar nem alvará nem diretor de obra.
    Isso é um encargo do empreiteiro
  12.  # 13

O pagamento do diretor de obra só é admissivel por atrasos da obra da responsabilidade do dono de obra. Não sei se será o caso.
    A utilização do alvará e a "fiscalização do empreiteiro" nunca se pagam

0.0124 seg. NEW