Tentei mudar a potência contratada de 10,35 kVA para 6,9 KVA porque o gráfico da "Potência máxima tomada mensal" no e-redes é este (nunca passa dos 5,5; ver imagem). No entanto não resultou (a eletricidade estava constantemente a ir abaixo e tive de voltar aos 10,35). Porquê? (Dados técnicos também em anexo)
Porque tem energia Trifásica e o valor por fase é 1/3 do valor contratado
Ou seja é uma situaçao normal, com energia trifasica.
Ou seja com6.9kva sao 30 A o que dá 10 A por fase logo qualqer maquina de lavar ou ferro de engomar gasta essa energia 2 aparelhos fazem disparar o quadro
Se o objetivo é reduzir a fatura ao fim do mês o melhor a fazer é alterar para monofásico, faz uma diferença ainda grande o preço do contador, reduzir a potência pouco altera, pelo menos a minha experiência a diferença de preço do kwh e mínima. Por isso que nunca entendi porque que as pessoas tem potencias super baixas e não podem ter o forno e a tv ligada que vai abaixo.
Eu tenho trifasica e acho que só o contador são 15 ou 16 euros o meu pai com monofásica acho que paga metade disso. Em termos de potência eu tenho 10,35 e o meu pai tem 6,9 e o preço kwh é quase o mesmo. Só tenho trifasico porque tenho algumas máquinas grandes motor para tirar água do rio para regar moinho serra esquadrejadora. As bombas do poço são monofásicas
se todos os equipamentos são monofásicos, poderá converter a sua instalação de trifásico em monofásico. antes da alteração deverá proceder à verificação dos circuitos e suas proteções, principalmente no condutor de neutro.
depois com a instalação em monofásico, poderá optar por reduzir a potencia até ao necessário para uma utilização sem grandes restrições.