Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Agradecendo desde já a quem se dispuser a ler isto, apresento a minha situação, esperando vir a ter alguma ajuda:

Eu e a minha irmã herdámos a casa e terreno dos meus avós (casa de 120 m2, avaliada na finanças por 55 000€ + terreno rústico, que teve de ser registado e anexado à casa, mas que tem um valor irrisório nas finanças). Tratámos de tudo como manda a lei, fizemos o registo, fizemos a topografia, etc.

Agora que chegou a altura de vender (ambos temos casa), deparamo-nos com uma questão: se vendermos o imóvel com o terreno anexo por, imaginemos, 170 000, quais seria o valor das mais-valias que teríamos de entregar ao estado? Sei que há possibilidade de reinvestirmos as mais-valias na aquisição de habitação própria e não descarto essa situaçãi, uma vez que eu próprio gostaria de vender o meu apartamento e comprar uma moradia, mas não sei se vai haver essa possibilidade nem quando.

Tivemos uma proposta "à antiga":140 000€ e faríamos a escritura pelos tais 55 000€, com o restante do dinheiro "por fora". O que vos parece? Poderia valer a pena? Ou mais vale vender pelos 170 000€, escriturando pelio valor "normal"?

Desde já agradeço a vossa ajuda e opiniões.

Cumprimentos!
      Planta topográfica imagem.jpg
  2.  # 2

😂 À antiga!

----
    Como tem

Colocado por: fractalviewTivemos uma proposta "à antiga":140 000€ e faríamos a escritura pelos tais 55 000€, com o restante do dinheiro "por fora". O que vos parece? Poderia valer a pena? Ou mais vale vender pelos 170 000€, escriturando pelio valor "normal"?

Qual o ano em que a titularidade passou para vós?
    Não há pai ou mãe também proprietário?

Colocado por: fractalviewcasa de 120 m2, avaliada na finanças por 55 000€ + terreno rústico, que teve de ser registado e anexado à casa, mas que tem um valor irrisório nas finanças)

Mas em princípio vai ser necessário 2 escrituras, uma para a parte urbana e outra para a rústica. O que no caso do comprador precisar de crédito bancário pode ser problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fractalview
  3.  # 3

Eu e a minha irmã somos os únicos herdeiros. Além disso, tratamos de tudo para a anexação do terreno rústico à casa. A papelada fica pronta daqui a um mês. A questão é se me iria meter em sarilhos legais com essa opção de pagamento e se realmente compensaria…
  4.  # 4

Não sei qual é a moldura penal para essa infração.

Desde que ninguém descubra está tudo bem.

E que a outra pessoa pague de facto.

Vai ficar tudo urbano?

É que se houver direito de preferência um vizinho pode exigir ficar com a propriedade pelo valor da escritura.
  5.  # 5

Não vale a pena vender á "antiga".
    Fazendo umas contas simplificadas :
    Valor patrimonial da casa mais terreno 70K. Vende por 170K e pagam 25K de mais valias -12,5K cada um. Se vender por 140K perde 30K.
    E não dá para reinvestir as mais valias pois não é HPP. Existia qualquer coisa como reinvestir para pagar dividas de HPP dos herdeiros mas não sei se ainda está em vigor. Consultar a AT.
    E muito cuidado ao depositar dinheiro vivo sem justificação.
    Concordam com este comentário: Blackbass
  6.  # 6

Colocado por: fractalviewEu e a minha irmã somos os únicos herdeiros. Além disso, tratamos de tudo para a anexação do terreno rústico à casa. A papelada fica pronta daqui a um mês. A questão é se me iria meter em sarilhos legais com essa opção de pagamento e se realmente compensaria…

Sarilhos se houver direitos de preferência, vai entregar em dinheiro, como o vai introduzir no banco têm empresa para movimentar?
    Entre conhecidos ainda se faz muito isso o problema é se for vender as mais valias

0.0121 seg. NEW