Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite, se alguem me poder ajudar agradecia muito.
    a situação é a seguinte: sou proprietária de uma moradia HPP que foi autoconstrução que pretendo vender.
    O valor da venda será 625 000 e pretendo reinvestir para HPP no valor de 400 000.
    A minha questão é a seguinte : as mais valias a pagar são sobre a diferença entre os 625 000 e 0s 400 000 ? neste caso 225 000 ?
    Já li muito sobre o assunto e falam também no valor patrimonial , assim sendo fico sem saber sobre que valor incidem as mais valias , porque o valor patrimonial da moradia é de 239 000 .. se alguem me conseguir esclarecer, agardeço
  2.  # 2

Se não tiver faturas da construção, a mais valia será 625k -239k =386k

Ou seja, para ficar isento de imposto sobre mais valia terá de reinvestir 625k.

Imagine que re investe metade..

O seu imposto a pagar ira ser apurado sobre metade da mais valia.

Ora como a lei já prevê que o imposto incide “apenas” sobre 50% das mais valias, serão acrescentados ao seu rendimento anual 96,5k, valor sobre o qual pagará imposto em conjunto com o seu rendimento anual.

Reinvestindo os 400k que refere, está a reinvestir 64%, logo deixou de reinvestir 36%.

Será acrescentado ao sei IRS anual 69.4k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaManuela
  3.  # 3

Aproveitando este tópico para não abrir outro...
    Comprei casa com recurso a crédito habitação em 2018, por 60mil.
    Vou vender por 160 mil.
    Ou seja teríamos valias de 100mil.
    Posso usar parte das mais valias para pagar o crédito certo? Devo cerca de 45mil.
    Assim ficaria com 115mil para reinvestir numa nova HPP. É isto certo?
    Posso reinvestir esse valor em aquisição e obras?
    Obrigada a quem puder ajudar
  4.  # 4

Pode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  5.  # 5

Muito obrigado pelo esclarecimento. No entanto dos 625K vou ter que pagar cerca de 25K de comissão à imobiliária e 39K em divida o credito. Esses valores diminuem dos 625K para efeitos de mais valias certo?
    em relação ao reinvestimento, tem que ser só para HPP? Suponhamos que invisto na nova HPP os 400K e num outro imóvel pequeno para aplicar o restante, terei que pagar mais valias igualmente ? Obrigado
    • Palhava
    • 18 fevereiro 2025 editado

# 6

Colocado por: MariaManuela39K em divida o credito

Que tipo de crédito era?

Habitação ou crédito para construção?

Há uma diferença fiscal com muita relevância relativamente à natureza do crédito.
    Concordam com este comentário: Supporter
  6.  # 7

Colocado por: MariaManuelaSuponhamos que invisto na nova HPP os 400K e num outro imóvel pequeno para aplicar o restante, terei que pagar mais valias igualmente ?

Sim.

Paga proporcionalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaManuela
  7.  # 8

Faça as perguntas ao e-balcao das Finanças.
  8.  # 9

O credito foi para construção
  9.  # 10

Colocado por: MariaManuelaO credito foi para construção

Nesse caso não considera

0.0131 seg. NEW