Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia;

Peço ajuda com algo que estou a procurar.

No seguimento da "smartificação" da minha casa, instalei um sistema de comunicação e abertura remota da porta do prédio, agora queria passar para a porta do apartamento propriamente dita.

A escolha recaiu sobre a Aqara, no entanto, a porta que actualmente tenho não tem largura suficiente para o bolso da fechadura, do tipo mortise.

Assim, pensei em fazer um upgrade à porta e resolver também problemas de insonorização, isolamento térmico e aumento de segurança.

A minha ideia inicial era manter a fechadura de segurança, elemento unicamente mecânico, desactivando ou eliminando o trinco, para eventuais ausências prolongadas, complementando a fechadura electrónica ao impedir, totalmente, a abertura por meio estritamente electrónico, deixando a fechadura electrónica para o dia-a-dia, o que implica a remoção ou desactivação do trinco da fechadura mecânica.

Assim, como tenho que trocar a porta, queria aproveitar para o upgrade referido atrás, no entanto, gostaria que a nova porta viesse com a fechadura de fábrica, arranjando forma de desactivar o trinco.

É viável o fabrico de uma porta assim, com corte de bolso mortise para posterior instalação da fechadura electrónica? Sou da zona de centro, sendo viável, alguém conhece uma empresa que pudesse fazer?

A espessura teria que ser superior a 40mm.

Desde já agradeço os eventuais contributos.
      image006.png
      image005.png
  2.  # 2

A fabrica da Dierre é perto de Coimbra , fale com eles

https://maps.app.goo.gl/o1RmUDNAboUteT3D9
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Almeida
  3.  # 3

Colocado por: Miguel AlmeidaÉ viável o fabrico de uma porta assim, com corte de bolso mortise para posterior instalação da fechadura electrónica? Sou da zona de centro, sendo viável, alguém conhece uma empresa que pudesse fazer?

adquira a porta se segurança com a opção de fechadura electronica... Não invente.
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Barradas
    adquira a porta se segurança com a opção de fechadura electronica... Não invente.

Não é uma questão de inventar, é uma questão de planear um sistema que é integrado com o resto da casa e com as especificações que eu quero, no limite, mando fazer uma porta de madeira aqui pela zona com uma segunda fechadura. Ser de segurança ou blindada não é factor preferencial, é algo a considerar já que a vou trocar, daí perguntar se é viável. Se for, óptimo, se não for, paciência.

Até porque, (e admito ser só percepção minha), os casos de assalto que conheci por aqui (felizmente nunca tive, nem nos familiares mais próximos) foram-no na esmagadora maioria ou pela fechadura, ou janelas, ou descuido (porta aberta por exemplo).

Algo que a presença de duas fechaduras de tipos e formatos diferentes ajuda, aliado a sistemas de "video-audio-vigilância" à moda antiga ;) às vezes até vigilantes demais, se é que me faço entender.

Fechaduras electrónicas proprietárias/exclusivas das marcas da porta não me servem o propósito que quero, desse prisma o custo/benefício/risco não justifica a prisão do sistema, isto é, ficar de fora do ecossistema montado.

Assim, se der, dá, senão, não é grave.

Obrigado pelas respostas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Tente com a portrisa, pelo menos no configurador deles há a opção de acrescentar um Danalock, que funciona da mesma forma que o actuador da fechadura da Aqara (roda o cilindro pelo lado de dentro). A forma mais simples é ter uma fechadura com manípulo exterior, mas pelo menos não é comum nas portas de segurança (e no configurador da portrisa também nao aparece como opção, mesmo havendo a opçao do Danalock). Com o manípolo exterior, o "trinco" fica sempre acessível, sendo que a porta é ou não possível de ser aberta conforme a posição do cilindro (controlado pelo interior pela fechadura inteligente).

Agora um aparte: tenho esse "projeto" de momento em stand-by porque as fechaduras inteligentes actualmente disponíveis ou utilizam o cilindro actual e são de instalação pouco estética ou (das que fornecem o próprio cilindo) as medidas de segurança do cilindro são fracas. Bem sei mais depressa arrombam a porta ou outra janela qualquer do que tentam "pickar" a fechadura, mas ainda assim não me convenceram.
  6.  # 6

Colocado por: tigoncalTente com a portrisa, pelo menos no configurador deles há a opção de acrescentar um Danalock, que funciona da mesma forma que o actuador da fechadura da Aqara (roda o cilindro pelo lado de dentro). A forma mais simples é ter uma fechadura com manípulo exterior, mas pelo menos não é comum nas portas de segurança (e no configurador da portrisa também nao aparece como opção, mesmo havendo a opçao do Danalock). Com o manípolo exterior, o "trinco" fica sempre acessível, sendo que a porta é ou não possível de ser aberta conforme a posição do cilindro (controlado pelo interior pela fechadura inteligente).

Agora um aparte: tenho esse "projeto" de momento em stand-by porque as fechaduras inteligentes actualmente disponíveis ou utilizam o cilindro actual e são de instalação pouco estética ou (das que fornecem o próprio cilindo) as medidas de segurança do cilindro são fracas. Bem sei mais depressa arrombam a porta ou outra janela qualquer do que tentam "pickar" a fechadura, mas ainda assim não me convenceram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel Almeida

Entretanto contactei a Portrisa e a assistente que me respondeu, pareceu não estar a perceber o que queria, fiquei com o contacto telefónico do comercial aqui da zona, irei averiguar.

Quanto à fechadura, é mesmo a parte fixa do projecto é ser aquela, a conveniência superam o resto, ainda não encontrei melhor face o que quero.

Fruto da envolvente, teletrabalho, vizinhos, etc., não necessito de uma fechadura e porta classe 4 ou superior, o que quero mesmo é a conveniência de andar sem chave, atender o correio se por acaso não estiver, integração com GH (e futuramente HA), e no mesmo ecossistema, a segurança existe também através de outros dispositivos, câmaras, sensores de presença, de abertura e de vibração. A própria fechadura tem aviso de tampering, se se forçar o canhão, e mesmo com chave, regista e notifica.

Para ausências longas, sempre serão duas fechaduras, duas trancas, uma notifica, a outra é a boa e "velha" fechadura burra ;)

Haverá situações em que o ponto de entrada deve ser prioritário, por exemplo em vivendas, condomínios grandes, zonas muito movimentadas por estranhos, etc, mas no meu caso, não se aplica tanto, ou pelo menos, o risco é menor, sendo que nada é isento de risco.

A oportunidade seria mais por um upgrade às qualidades da porta ao nível sonoro e térmico, esses sim com mais interesse para mim.
  7.  # 7

Colocado por: Miguel Almeidaintegração com GH (e futuramente HA),
    Sem querer desmotivar mas apenas alertando para alguns aspetos (uma vez que também tenho pesquisado o assunto), nem todas as fechaduras inteligentes permitem integração plena com plataformas de automação. Dou como exemplo o Vima Smart Lock (Xiaomi A6121), Zigbee, que embora permita integração com HA (quer via ZHA ou Z2M), não permite trancar/destrancar através do HA. Obriga sempre a usar a plataforma da Xiaomi (penso que seja a Mi Home). Tenha isso em atenção, se como eu, não quer ter mil e uma aplicações diferentes instaladas.
    Concordam com este comentário: Miguel Almeida
    • HFSF
    • 19 fevereiro 2025

# 8

Depois de pesquisar bastante há 2 anos atras decidi ir com a nuki.

+ Consegui manter a porta que queria assim como o cilindro.
    + Tem integração decente com HA e API aberta
    + Consigo usar a porta se por algum motivo a fechadura morrer.
    + Tem opção de trinco que era o maior tema.

- Fechadura visivel e não integrada (a minha porta é da mesma cor que a fechadura e acaba por não ser horrível)
    - Tem bateria (dura realmente perto de 1 mes)
  8.  # 9

Colocado por: HFSFDepois de pesquisar bastante há 2 anos atras decidi ir com a nuki.

+ Consegui manter a porta que queria assim como o cilindro.
    + Tem integração decente com HA e API aberta
    + Consigo usar a porta se por algum motivo a fechadura morrer.
    + Tem opção de trinco que era o maior tema.

- Fechadura visivel e não integrada (a minha porta é da mesma cor que a fechadura e acaba por não ser horrível)
    - Tem bateria (dura realmente perto de 1 mes)

Durante algum tempo estive a ponderar a Nuki, mas acho as fechaduras feias [subjectividade do gosto] e barulhentas, por ser compatível com GH, especialmente o Nuki Opener para a campainha e porta do prédio, porém, descartei o Nuki Opener em detrimento do Ring Intercom porque não tinha o óbvio, audio bi-direccional para atender a porta do prédio à distância (abrir a porta sem sequer saber quem tocou estaria fora de questão).

O Ring, infezimente não tem integração com GH, mas tem duas grandes vantagens, 1. a questão do áudio, que mencionei, 2. o preço, o Ring custou 60 euros (mais 8€ de portes dos CTT Express2Me porque a amazon não envia para PT), o Nuki Opener, custava 123 euros, mais outros 100€ para a ponte, uma diferença de 155 euros para um sistema que nem áudio tem.

Estou inclinado para o ecossistema Aqara, e confesso que acho a fechadura bastante completa e funcional, e esteticamente melhor.
  9.  # 10

Colocado por: tigoncalSem querer desmotivar mas apenas alertando para alguns aspetos (uma vez que também tenho pesquisado o assunto), nem todas as fechaduras inteligentes permitem integração plena com plataformas de automação. Dou como exemplo o Vima Smart Lock (Xiaomi A6121), Zigbee, que embora permita integração com HA (quer via ZHA ou Z2M), não permite trancar/destrancar através do HA. Obriga sempre a usar a plataforma da Xiaomi (penso que seja a Mi Home). Tenha isso em atenção, se como eu, não quer ter mil e uma aplicações diferentes instaladas.
    Concordam com este comentário:Miguel Almeida

A nível de apps, tirando fazer ajustes e instalações, raramente as uso, normalmente é praticamente tudo automático, luzes e climatização, as poucas tarefas que requerem um comando, tenho conseguido com o GH (tirar um café, fazer uma tosta, ligar a TV, etc), raramento uso as apps no telemóvel, até porque não quero que o telemóvel seja um comando à distância, o objectivo é automatizar o máximo.
  10.  # 11

Update:

Infelizmente não tenho conseguido encontrar quem faça portas de segurança, ou similares, que permitam "costumizar" além do estritamente no catálogo, e percebo a justificação, de que não se podem responsabilizar por incorporação de elementos fora dos seus catálogos e parâmetros, principalmente porque colocaria em causa a certificação.

Assim, sendo, vou procurar alguém que trabalhe com portas de madeira "convencionais". Alguma solução se há-de arranjar ;)

Obrigado pelas respostas :)
    • HFSF
    • 21 fevereiro 2025

# 12

Colocado por: Miguel AlmeidaDurante algum tempo estive a ponderar a Nuki, mas acho as fechaduras feias [subjectividade do gosto] e barulhentas, por ser compatível com GH, especialmente o Nuki Opener para a campainha e porta do prédio, porém, descartei o Nuki Opener em detrimento do Ring Intercom porque não tinha o óbvio, audio bi-direccional para atender a porta do prédio à distância (abrir a porta sem sequer saber quem tocou estaria fora de questão).

Eu concordo contigo aqui. NUKI foi a "unica solução" que oferecia a possibilidade de trinco (não tenho puxador exterior) e API rapida com o homeassistant. <1s para abrir a porta. Isto para mim é bastante importante.

Eu separei por completo a questão da "campainha" e da fechadura.
    Tenho nuki para a fechadura e tudo o resto é hikvision. Como tenho homeassistant a integração é quase irrelevante vamos dizer.
    Não uso apps nenhumas apenas o homeassistant.
  11.  # 13

Colocado por: HFSF

Eu concordo contigo aqui. NUKI foi a "unica solução" que oferecia a possibilidade de trinco (não tenho puxador exterior) e API rapida com o homeassistant. <1s para abrir a porta. Isto para mim é bastante importante.

Eu separei por completo a questão da "campainha" e da fechadura.
    Tenho nuki para a fechadura e tudo o resto é hikvision. Como tenho homeassistant a integração é quase irrelevante vamos dizer.
    Não uso apps nenhumas apenas o homeassistant.

Nunca percebi o porquê de desenvolver um produto para abertura de porta de condomínio sem a funcionalidade mais importante que é a de falar com quem toca à campainha, funcionalidades como video-porteiro, para esses casos, admito ser de difícil implementação, mas não ter o básico parece-me uma jogada arriscada por parte da Nuki. É o principal tema de descontentamento e de abandono da ideia de adopção do equipamento que fui lendo em foruns e reddit.

Ainda por cima, com um preço elevado, e que obriga à compra da ponte, encarecendo ainda mais a solução, ao que parece nem sequer é compatível com a fechadura Pro, que dispensa a ponte, obrigando sempre à compra da ponte.

O Ring, para mim, só peca por não ter integração com o Google Home, que é o assistente em que tenho a casa baseada. Mas, enfim, o preço e capacidade de falar, levaram-me a optar pela Ring, ainda que não dê para abrir a porta a partir de qualquer Nest Hub, uma inconveniência que facilmente esqueci face às óbvias desvantagens operacionais e económicas da Nuki.

Agora, quanto à fechadura, de facto, o grande ponto a favor da Nuki, parece-me ser a maior facilidade em se ter uma fechadura inteligente sem necessidade de grandes intervenções e ser de uma empresa Europeia.

No entanto, por otro lado, como queria uma fechadura com mais funções de abertura, e esteticamente que não parecesse um add-on mas sim uma unidade em si, e o facto de ir adoptar o ecossistema Aqara, fez-me "perseguir" esta ideia.

Luzes -> Philips Hue
    Domótica e Câmaras -> Aqara

Por último, existe aqui no forum um "cantinho" dedicado às Smart Homes? Gostava de ir lendo experiências. Por exemplo, uma das coisas que gostava de me ir inteirando é a do Home Assistant, tenho lido e visto muita coisa sobre o tema e das suas possibilidades, mas ainda não me atrevi a explorá-lo. As limitações da Philips Hue e do Google Home às vezes deixa-me um bocado desiludido, nas luzes ainda consegui colocar como quero recorrendo ao Hue Essentials, mas gostava de maior flexibilidade nas rotinas, e a percepção que vou tendo é a de que o Home Assistant será a resposta para isso.

0.0199 seg. NEW