Estou a planear isolar o meu sótão e gostaria de saber a opinião de quem já tenha feito este tipo de isolamento ou tenha experiência com estes materiais.
Após pesquisar algumas opções, estou a considerar lã de rocha para o isolamento térmico e membrana permeável ao vapor (como a Isover Vario Xtra) para controlar a humidade. A ideia é isolar o chão do sótão, de modo a melhorar a eficiência térmica da casa e resolver problemas de humidade que temos nas divisões abaixo (como no quarto e casas de banho), onde as janelas ficam embaciadas e surgem bolores nos tetos e formação de gotículas.
O que tenho em mente é o seguinte:
Membrana permeável ao vapor aplicada primeiro, diretamente no piso do sótão. A membrana vai permitir que o vapor de água que sobe da casa (devido à falta de ventilação) possa passar para o sótão, evitando que a humidade se acumule no interior das divisões. A ideia é que o sótão consiga funcionar como uma zona de "respiração", onde o vapor se dissipa de forma controlada.
Lã de rocha (aplicada por cima da membrana) para isolamento térmico. A lã de rocha ajudará a manter a temperatura da casa mais estável, prevenindo perdas de calor no inverno e mantendo a frescura no verão.
O problema principal que temos em casa é a falta de ventilação. A ideia de usar a membrana permeável ao vapor é justamente permitir que a humidade saia sem bloquear completamente a passagem do ar e, assim, evitar o aparecimento de bolor e condensação.
Gostaria de saber se alguém já usou membranas permeáveis ao vapor para isolamento. Onde compraram? Valeu a pena? Existe alguma marca ou alternativa que recomendem?
Posso ter entendido mal, mas não vai resolver. Agora não tem membrana nem lã e tem o problema, ao adicionar mais camadas vai continuar com o problema. Vai é diminuir as diferenças de temperatura. (isto é, vai ajudar mas não vai resolver)
Tem ventilação na casa de banho? Acho que é por ai que tem de começar, remover ar da cozinha e casa de banho, renovar o ar e depois tratar de minimizar as transferencia de temperatura.
Procure por humidade aqui no forum, tem uns topicos criados recentemente onde tem uma quantidade de dicas muito boas de malta com experiencia
Mas como é que imagina que a humidade da casa vá passar a tinta que tem no tecto (e o material do tecto em si) para eventualmente chegar ao sotão? Não é assim que as coisas funcionam.
Se não ventila, desumidifique mecanicamente. Não há mais nada que inventar.