Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Já ando aqui pelo forum há uns tempos, mas nunca participei, tenho andando só a ver 🙂
    Gostava, desde já, de dar os parabéns pela excelente casa que é.

Estou em processo de obras de melhoria de uma casa adquirida recentemente e surgiram-me algumas dúvidas, pelo que vinha aqui pedir a ajudar de todos.

A casa é uma moradia de 2 andares (120m2/cada) com um terreno exterior, construída em 85 e bem mantida.
    O R/c é garagem e o 1⁰andar é a zona habitável, as janelas são de alumínio com vidro simples e as paredes são duplas com caixa de ar e sem isolamento.

As obras que pretendo fazer é transformar o R/c em sala, cozinha, WC e um quarto, abdicando da garagem e ficando o 1º andar para quartos e WC. As janelas serão mudadas também.

Neste momento, tenho as seguintes dúvidas:

1. Para isolamento estou indeciso entre duas soluções.
    ITICS (parede pladur c/isolamento) vs ETICS
    Em relação ao ITICS, ficava mais em conta e talvez mais simples e rápido, visto que também tenho de alterar águas e eletricidade e não seria necessário andar com muitos roços. Em relação à área não é problema. Tenho receio em termos de humidades também.
    Já o ETICS, a questão é o preço e outra que me está a afligir 😄. Com a caixa de ar da parede dupla (7/8cm) o sistema é eficaz na mesma?

2. Na parte exterior, irei aumentar a cota do terreno cerca de 40/50cm à volta de metade da casa (está elevada) e depois é para meter calçada. Qual a melhor solução em termos de camadas a colocar no solo (entulho, brita, terra?) Tem um passeio de 1m junto à parede e depois é terra e cerca de 6m de largura por 10m de comprimento.

Tenho muito mais dúvidas, mas depois vou colocando, se o pessoal for tendo interesse.

Caso consiga, depois coloco umas fotos.

Desculpem o texto grandote.
    Fico à espera das vossas ajudas e muito obrigado, desde já.
  2.  # 2

Colocado por: ContraEstou em processo de obras de melhoria de uma casa

Está em obras sem projetos e sem licenciamento?
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva
    Está em obras sem projetos e sem licenciamento?

São obras que não carecem de licenciamento, pois a garagem está registada como área privativa e nada mexerá com estabilidade, fachadas, cérceas, etc.

Sem projeto, foi uma decisão pessoal.

Obrigado.
  4.  # 4

pois, mas uma intervenção dessa natureza acho que carecia de um projeto, o que vai mudar nas janelas? é só o material ou vai mudar de sitio e alterar o tamanho? é que isso carece de licenciamento.
  5.  # 5

O RC já tem bastantes janelas e apenas vou alterar para umas melhores.

Eu sei que podem querer ajudar, mas não é sobre a parte legal nem de projeto que recaem as minhas dúvidas.

Neste momento, a minha maior dúvida é em relação ao etics numa parede dupla com caixa de ar e no preenchimento do solo no exterior.

Obrigado.
  6.  # 6

Colocado por: Contra

São obras que não carecem de licenciamento, pois a garagem está registada como área privativa e nada mexerá com estabilidade, fachadas, cérceas, etc.

Obrigado.

Colocado por: Contra

Obrigado.

Errado!
    As obras que descreve carecem de projetosce licenciamento.
    Pode avançar com as obras sem qualquer licença, até estamos em ano de eleições...
    Isso não quer dizer que daqui a 5 anos não exista um iluminado qualquer a obriga lá a licenciar as obras, com todos os custos que isso irá acarretar
  7.  # 7

faça itics e por fora reboco termico
    isso dos arranjos exteriores em calçada...há mais soluções e talvez não precise de pavimentar tudo, lá está é uma questão de projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Contra
    • RPR
    • 19 fevereiro 2025

# 8

Gostaria de saber o preço da mão de obra m2 para montar pladur
    E o preço m2 com material
    Obrigado
  8.  # 9

Pede orçamentos.

0.0123 seg. NEW