Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia
    Estou prestes a iniciar a construção de uma moradia com R/C e 1º piso, contudo já estou com as seguintes dúvidas.
    De acordo com o meu RCCTE “…Os pavimentos em contacto com o solo, possuem um isolamento na parte inferior da laje, constituído uma camada de betão isolante de regranulado negro de cortiça ou argila expandida, ligada com uma dosagem de cimento com dosagem de < 250 kg/m3”. Mais à frente diz “ … O pavimento em contacto com o solo é composto por laje de betão com 20 cm com isolamento perimetral com uma largura mínima de 1,50 m, em betão isolante de regranulado negro de cortiça ou em alternativa por betão de Leca”.
    No projecto de estabilidade só encontro pilares, vigas, pórticos etc, não esclarece como é o piso térreo.
    Com base nestes dados o empreiteiro faz um enroncamento + brita + Massame + betão isolante de regranulado de cortiça + betonilha ???
    Alguém me podia ajudar com um esquema simples que cumpra o estipulado no projecto?
    Obrigado, Almeida
  2.  # 2

Almeida, voçê tem de colocar essas questões especificas e pedir alternativas à SUA equipe de projecto. Não pagou para lhe fazerem os Projectos... para depois construir?
  3.  # 3

almeida
    O projecto de estabilidade tem obrigatoriamente de definir como é feito o piso
  4.  # 4

O contacto tem sido apenas com o arquiteto, que por mais que insista nunca é muito preciso neste tipo de questões.

Vou ver melhor o projecto de estabilidade, mas em meu poder só tenho desenhos de pilares e vigas (o projecto está na Câmara para aprovação).

Obrigado, Almeida
  5.  # 5

E não tem o contacto do eng.º nas peças escritas ou desenhadas do projecto de estabilidade?
    O coordenador de Projecto é o arquitecto? se sim, ele que dê corda aos sapatos!!! ;)
  6.  # 6

Boa Tarde
    Já tenho a descrição do pavimento térreo:
    Enrocamento em brita com 20 cm
    Película impermeabilizante em plástico
    Camada de betão isolante regranulado de cortiça ou argila expandida
    Isolamento perimetral 1,5 metros com resistência térmica 0,5 m2 cº/W (em que material ??????????????)
    Lage em betão armado com 15 cm
    Betão leve com 6 cm
    Betonilha armada com 5 cm
    Acabamento do Pavimento

Agradecia comentários / sugestões, Obrigado, Almeida
  7.  # 7

veja o que o projecto de térmica fala sobre esse isolamento perimetral, geralmente pode ser Xps
    no restante não compreendo para que é a betonilha armada ainda por cima sobre o enchimento em betão leve.
  8.  # 8

A betonilha armada digo eu que não sou engenheiro deve ser por causa da distribuição das cargas pontuais.
    A película impermeabilizante em plástico é que espero não seja naquele plástico preto. È que isso aplicado em cima de um enrocamento de brita deve ficar lindo
  9.  # 9

zedasilva

mas já lá está uma laje de betão armado de 15 cm
  10.  # 10

O Rccte fala em:
    Isolamento perimetral com uma largura mínima de 1,50 m, em betão isolante de regranulado negro de cortiça ou em alternativa por betão de Leca.

Ou seja o esquema apresentado está correcto ou poderia ser optimizado?

Obrigado, Almeida
  11.  # 11

o que diz no post 6 não condiz com isso que disse agora, assim ninguêm se entende
  12.  # 12

Pois esse esquema parece um pouco estranho
  13.  # 13

Alguem pode explicar esse Isolamento perimetral 1.50 m?
    Estamos a falar de metros?

Um esquema ajudava a perceber
  14.  # 14

Boas

Alguem pode explicar esse Isolamento perimetral 1.50 m?
    Estamos a falar de metros?

Um esquema ajudava a perceber

É o isolamento do perímetro da construção (definidos pelas paredes exteriores) numa largura de 1,50 m. A azul no esquema

cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

Não percebo porquê só no perímetro?

O normal é colocar XPS por toda a superfície do piso (não só no perímetro)

O pavimento tb deve estar isolado no encontro de topo com todos os elementos verticais (correcção térmica perimetral) ficando todas as “camadas” do pavimento interior completamente separadas de qualquer elemento da estrutura – este isolamento é realizado também com XPS
      untitled3.JPG
  16.  # 16

Boas

O normal é colocar XPS por toda a superfície do piso (não só no perímetro)

E o que considera normal? O que para si pode parecer normal a mim pode parecer uma anormalidade. A questão é: o que é necessário, em todo o pavimento ou só no perímetro?

O pavimento tb deve estar isolado no encontro de topo com todos os elementos verticais (correcção térmica perimetral) ficando todas as “camadas” do pavimento interior completamente separadas de qualquer elemento da estrutura – este isolamento é realizado também com XPS

É relativo, depende do sistema construtivo e da forma como é realizado o isolamento das paredes exteriores.

cumps
    José Cardoso
  17.  # 17

Confesso que continuo sem perceber a razão de ser só no perimetro.
    Se o meio do piso não estiver isolado vou ter aí pontes termicas na mesma ou não?
  18.  # 18

Boas

Se o meio do piso não estiver isolado vou ter aí pontes termicas na mesma ou não?

Não.

cumps
    José Cardoso
    • migabc
    • 20 março 2010 editado

# 19

Colocado por: j cardosoBoas

Não.

cumps
    José Cardoso

OK, penso que já percebi.
    É por ser piso terreo (o proprio terreno já isola o suficiente - é isso?)

Mas no meu caso como vou colocar Piso radiante tenho que colocar o XPS no chão todo, ou não?

P.S. vou colocar PR daquele que tem guias para os tubos de água separadas do XPS.
  19.  # 20

Boas

Não sendo essa a minha área (aquecimento) posso ainda assim dizer que é conveniente (para não dizer fundamental) isolar o pavimento. Nesse caso o isolamento deve ser colocado sobre (e não sob) o pavimento.

cumps
    José Cardoso

0.0261 seg. NEW