Iniciar sessão ou registar-se
    • wooba
    • 19 fevereiro 2025 editado

# 1

A minha casa está na interseção de duas ruas perpendiulares e tem nas traseiras uma entrada fechada por um portão para um pequeno quintal que dá entrada para a minha cozinha.

Acontece que os anteriores donos deixaram uma abertura para o quintal do vizinho que preferem usar o meu portão e passar pelo meu "quintal" para entrar em casa deles. Os anteriores donos eram familiares dos vizinhos mas eu não sou, logo preferia fechar aquela abertura, posso fazer isso? Há alguma possibilidade de aquilo ser uma zona comum e ter que dar passagem ao vizinho? Note-se tambem que esse pequeno "quintal" é completamente coberto por uma varanda minha. Sei que a construção está completamente legal.

A entrada principal da casa deles é para outra rua caso não tenha ficado explicito. Quem teria de consultar para ter uma certeza de que posso ou não fechar aquela passagem?
  1.  # 2

O município.
    A partida pode fechar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wooba
    • size
    • 19 fevereiro 2025

# 3

Isso configura um acordo amigável anterior de passagem, que pode ter o seu fim, dado a alteração de proprietários.
    Converse com o seu vizinho para fechar a passagem temporária.
    Concordam com este comentário: wooba, marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wooba
    • wooba
    • 19 fevereiro 2025

# 4

Irei sempre falar com o vizinho, prefiro ficar em termos amigáveis se puder,
  2.  # 5

Como é possível, ficar "amigável" depois de um NÃO ⛔?
    • wooba
    • 19 fevereiro 2025

# 6

Colocado por: PalhavaComo é possível, ficar "amigável" depois de um NÃO ⛔?

Pois, será difícil, nesse caso o plano é arranjar prova sem sombra de dúvida(advogado, municipio, plantas, seja o que for) de que eu tenho direito a ter aquilo fechado
  3.  # 7

Eu, depois de me informar e ter a certeza, falaria com o vizinho a COMUNICAR que iria fechar. Nunca seria em 'tom de pergunta'...
  4.  # 8

Colocado por: jorgemlflorencioNunca seria em 'tom de pergunta'...

Não concordo. Os meus bisavós fizeram uma coisa dessas nos anos 50, até hoje ainda temos problemas com aquela familia.

É melhor chegar um acordo amigável, porque um dia você (ou os seus filhos ou netos) podem precisar, e depois os filhos/netos/bisnetos do vizinho não se vão esquecer.
  5.  # 9

Como dialogar sem causar celeuma?
  6.  # 10

Inventar uma estratégia?
    Tipo arranjar um cão 🐕‍🦺 que não queremos que fuja através desse portão.
    Uns coelhos, umas galinhas umas cabras?
  7.  # 11

"Bons muros fazem bons vizinhos."

0.0135 seg. NEW