Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: TelhadoPosso lhe dizer que ele paga entre 7€ e 9€ o m2 de assentamento de cerâmica já incluindo cola independentemente se tem cantos ou se é tudo recto.

Aos funcionários?
  2.  # 22

Colocado por: HAL_9000E vai o DO aventurar-se a fazer coisas para as quais não está capacitado depois de ter visto uns videos no youtube na véspera à noite? Não lhe sairá mais barato delegar o trabalho a um técnico credenciado para tal?

Em suma, se qualquer um pode fazer, não devia ser mais barato?
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Palhava
  3.  # 23

Hahahahaha
  4.  # 24

Com as mãos dos outros é tudo fácil.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 25

Ainda assim 30€/m2 é um abuso..
    Não podemos esquecer que a maior parte da população não ganha isso ao dia..
  6.  # 26

Colocado por: Bragas VEm suma, se qualquer um pode fazer, não devia ser mais barato?

Poder pode... vamos ser realistas, ha alguma coisa nas obras que seja efetivamente 'rocket science' que alguem ao fim de 1 a 2 anos de experiencia nao esteja capacitado a fazer (ou ate substancialmente menos em algumas especialidades)? Em condicoes normais de mercado, a suposta falta de mao de obra nas obras devia levar mais gente para la.

O problema e malta querer... eu por exemplo, ja trabalhei no McDonalds e trabalhei muito tempo nas obras a ajudar o meu pai. Preferia 1000x trabalhar o resto da vida nas obras que no McDonalds. Trabalho que tambem e puxado fisicamente, em horarios de **** e limitado a um cubiculo. Acredito que no resto da restauracao nao seja assim tao diferente... sao sempre os horarios de **** e fisicamente tambem nao e facil. No entanto, um jovem prefere 1000x ir fazer um part time para um bar ou um restaurante no verao que ir trabalhar para as obras porque por algum motivo e mal visto. Ha o estigma de ser trolha. Mesmo quando do ponto de vista familiar, um trabalho das 8 as 5 para mim e sempre uma melhor alternativa que uma onde se trabalha das 10 as 3 da tarde e depois das 6 as 10, aos fins de semana, e e possivel passar uma vida a ver os filhos 'em part time'.
    No fundo, quem trabalha nas obras e sempre visto como o trolha bebado, sujo e inculto e isso numa sociedade de aparencias conta muito.
    Concordam com este comentário: Supporter, RcrdPrnt, N Miguel Oliveira
  7.  # 27

Colocado por: dmanteigasNo fundo, quem trabalha nas obras e sempre visto como o trolha bebado, sujo e inculto e isso numa sociedade de aparencias conta muito.

Basicamente isso também é o que se lê por aqui.
  8.  # 28

Colocado por: Bragas VAinda assim 30€/m2 é um abuso..
    Não podemos esquecer que a maior parte da população não ganha isso ao dia..

A maior parte da população também não sabe aplicar mosaico…
  9.  # 29

Colocado por: dmanteigas
    Poder pode... vamos ser realistas, ha alguma coisa nas obras que seja efetivamente 'rocket science' que alguem ao fim de 1 a 2 anos de experiencia nao esteja capacitado a fazer (ou ate substancialmente menos em algumas especialidades)?

Só na minha área em específico, dezenas delas…
    Algumas se calhar ao fim de uma vida de trabalho ainda precisa de ajuda para as fazer. Outras, nunca conseguirá fazer mesmo. E quando digo fazer não é só fazer, é fazer de forma produtiva pois não se esqueça que no fim tem de ganhar dinheiro.
    Esta mania de se pensar que só analfabetos e pessoas com pouco QI é que acaba nas obras é uma coisa cada vez mais Tuga e menos Europeia.
    Ainda bem que assim é, afinal de contas “em terra de cegos quem tem olho é Rei”.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 30

Epah é assentar azulejo, não é criar uma obra prima no chão. Há trabalhos de azulejo, seja parede ou chão que só mesmo quem tem experiência consegue fazer, seja pela dificuldade do padrão, das peças ou da base onde se vai assentar, e às vezes mesmo um bom ladrilhador coça a cabeça a ver como mete as peças de maneira a coisa ficar como deve ser. Mas uma base já pronta a levar as peças e direita, preparar a massa e assentar azulejo de um tamanho simples, é ciência? Rebocar paredes por exemplo é muito mais complicado qualquer um fazer na minha perspectiva, devido à necessidade do acabamento precisar de mais detalhe, pintar paredes duma cor que nao seja branco ou sob uma base que não esteja branca... agora assentar azulejo? Não exagerem. A malta aqui às vezes desconversa imenso.

Ainda tou pra perceber pelo OP como é a base onde quer assentar azulejo. Pq se me diz que tem o terreno cheio de plantas e em terra secalhar os 6000 nao sao descabidos.

Como sempre nestes tópicos a informação é pouca e a malta começa a divagar.

Tamos na era do DIY, e eu sou da opinião que tudo o que eu me sinta à vontade e possa legalmente experimentar fazer antes de chamar quem de direito em obras devo fazer. Na pior das hipoteses fica uma cagada, na melhor das hipoteses até fica bem e ainda valorizo mais quem sabe fazer. Nada melhor que pelo menos tentar fazer para depois se dar valor ao trabalho seja do pedreiro, do ladrilhador, do pintor, etc.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
    •  
      Tyrande
    • 20 fevereiro 2025 editado

# 31

Colocado por: HAL_9000E vai o DO aventurar-se a fazer coisas para as quais não está capacitado depois de ter visto uns videos no youtube na véspera à noite? Não lhe sairá mais barato delegar o trabalho a um técnico credenciado para tal?

Técnico credenciado para tal?
    Isto roça a piada.

Técnico credenciado para assentar azulejo meu caro?
    Quando a maior parte da malta aprendeu a assentar azulejo a trabalhar de servente durante uns tempos?

Já estou como dizem acima. Vivemos na era digital, onde a partilha do conhecimento está, muitas vezes, à distância de um click.
    Já perdi a conta de "trabalhos especializados" que fiz eu própria em casa, apenas com o auxílio do famoso e tão gozado vídeo do youtube.

Que dá trabalho? Certamente.
    Que vai gastar algum tempo. Obviamente.
    Agora que é preciso ser um "técnico credenciado" para colocar azulejos numa área retangular (partindo do princípio que a base esteja pronta a trabalhar) pra mim é querer inventar.

Se perderem um bocadito de tempo a pesquisar como se faz e empregarem algum brio no que fazem, vão ver que, na maior parte das vezes, o vosso trabalho é perfeitamente satisfatório.
    Concordam com este comentário: powerPT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  11.  # 32

Acho que também não se pode relativizar assim com tanta ligeireza. Uma coisa é uma área de 10-20 m2 de cerâmica, outra são 210 m2, são quase 2000 peças cerâmicas a serem coladas, niveladas e betumadas...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 33

Colocado por: Vítor MagalhãesAcho que também não se pode relativizar assim com tanta ligeireza. Uma coisa é uma área de 10-20 m2 de cerâmica, outra são 210 m2, são quase 2000 peças cerâmicas a serem coladas, niveladas e betumadas...

Podia até ser um pavilhão com o tamanho de um campo de futsal. Com a base prontinha, com peças faceis de manusear e de 1ºa opção, é possivel fazer. Vai demorar uma eternidade? Vai. Possivelmente vai fazer alguma cagada? Vai. Mas com ajuda daquela coisa onde os humanos agora passam pelo menos metade do seu dia eu aposto que consegue.

Volto a repetir, há trabalhos que obviamente vai ser sempre necessário ter unha, e depois há os outros que pra além da unha há uma certificação por trás e todo um estudo prático e teórico para executar. Este trabalho, na minha humilde opinião, e sem ainda saber do estado actual da coisa, fazia-se com uns amigos aos poucos aos fins de semana. Há resmas de outros trabalhos que aparecem em outros tópicos em que nao ha como, os DO precisam mesmo de contratar alguém pra ajudar pq o risco de fazer cagada é grande, por exemplo o do muro. Um muro se ficar mal feito pode cair em cima de alguém e é um problema sério, tem que ser feito por quem sabe o que está a fazer.
  13.  # 34

Se 30€ são um abuso? Até pode ser, mas.... temos que ver que são necessários alguns consumíveis de desgaste normalmente usados nessas obras, tais como discos de corte, niveladores plásticos, diamantes para máquina de corte, brocas craneanas, etc.
  14.  # 35

Colocado por: desofiapedro

Podia até ser um pavilhão com o tamanho de um campo de futsal. Com a base prontinha, com peças faceis de manusear e de 1ºa opção, é possivel fazer. Vai demorar uma eternidade? Vai. Possivelmente vai fazer alguma cagada? Vai. Mas com ajuda daquela coisa onde os humanos agora passam pelo menos metade do seu dia eu aposto que consegue.

Volto a repetir, há trabalhos que obviamente vai ser sempre necessário ter unha, e depois há os outros que pra além da unha há uma certificação por trás e todo um estudo prático e teórico para executar. Este trabalho, na minha humilde opinião, e sem ainda saber do estado actual da coisa, fazia-se com uns amigos aos poucos aos fins de semana. Há resmas de outros trabalhos que aparecem em outros tópicos em que nao ha como, os DO precisam mesmo de contratar alguém pra ajudar pq o risco de fazer cagada é grande, por exemplo o do muro. Um muro se ficar mal feito pode cair em cima de alguém e é um problema sério, tem que ser feito por quem sabe o que está a fazer.

Eu entendo e eu também faria o trabalho demorasse o tempo que demorasse, mas nem sempre o tempo é nosso aliado, e considerando que um ladrilhador faça uns 10 a 20 m2 por dia em formatos pequenos, é trabalho para demorar seguramente mais de duas semanas para uma pessoa só, até que ponto se pode dispender deste tempo para poupar uns trocos? Obviamente que não me refiro aos trocos dos 30 paus por m2 que isso está visto que será um verdadeiro ataque à carteira :)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  15.  # 36

Ai Hal... não entendeu a ironia no meu comentário... mas soube usá-la no seu.
  16.  # 37

Colocado por: TyrandeIsto roça a piada.

O comentário do Hal advém doutro contexto... doutra discussão.
    Não era para levar à letra, era ironia/sarcasmo.
  17.  # 38

Colocado por: Joao Dias

Tretas...
    Qualquer que seja a 'arte', alguem a quem e ensinado e passa 1 ano a fazer aquilo nao tem como nao se tornar um profissional mais que qualificado.

Colocado por: Joao DiasAlgumas se calhar ao fim de uma vida de trabalho ainda precisa de ajuda para as fazer. Outras, nunca conseguirá fazer mesmo. E quando digo fazer não é só fazer, é fazer de forma produtiva pois não se esqueça que no fim tem de ganhar dinheiro.

Por falta de formacao ou inteligencia. Ou experiencia. Obviamente que um pintor que passa 3 anos a pintar com pincel nao vai saber utilizar uma maquina. Mas nao e isso que esta em discussao. Em qualquer especialidade das obras, alguem que seja exposto aquela atividade 6 meses, 1 ano, 2 anos esta mais que preparado para a exercer. Mais 20 anos nao vao fazer diferenca nenhuma.

Colocado por: Joao DiasEsta mania de se pensar que só analfabetos e pessoas com pouco QI é que acaba nas obras é uma coisa cada vez mais Tuga e menos Europeia.
    Ainda bem que assim é, afinal de contas “em terra de cegos quem tem olho é Rei”.

Nao foi isso que eu disse. Agora, nao vamos tornar complexo algo que nao e. Para se ser engenheiro civil, e preciso estudar, ter toda uma base teorica, depois pratica e cada ano de experiencia 'conta'. Um Pintor nao. Nao precisa de aprender algebra, calculo. Precisa de aprender a utilizar o material que tem e ir trabalhando naquilo ate se tornar eficiente. Um aplicador de azulejo idem. Cofragem, ferro, etc, idem. Eu se precisar de um pintor, de um picheleiro, canalizador, eletricista em 2/3 anos mediante a arte, o empenho e a vontade da pessoa tenho um mais que competente porque aquilo que eles precisam de aprender nao e, efetivamente, rocket science.

Para aqueles que queira passar a chefes de equipa, encarregados, etc ja e outra conversa. Na parte da eficiencia nao e o pintor, o picheleiro ou o aplicador de azulejo que tem que 'pensar' nisso. E quem os lidera.
  18.  # 39

Colocado por: dmanteigasEu se precisar de um pintor, de um picheleiro, canalizador, eletricista em 2/3 anos mediante a arte, o empenho e a vontade da pessoa tenho um mais que competente porque aquilo que eles precisam de aprender nao e, efetivamente, rocket science.

Eletricistas
    Graus profissionais

Os trabalhadores a que se refere a presente secção serão
    distribuídos pelos seguintes graus profissionais(em anos de aprendizagem):

a) Assistente técnico:
    Grau II
    Grau I
    b) Técnico operacional:
    Grau II
    Grau I
    c) Encarregado: Categoria única.
    d) Chefe de equipa: Categoria única.
    e) Oficial principal: Categoria única.
    f) Oficial: Categoria única.
    g) Auxiliar técnico: Categoria única.
    h) Pré-oficial:
    Do 2.º ano;
    Do 1.º ano.
    i) Ajudante:
    Do 2.º ano;
    Do 1.º ano.
    j) Aprendiz:
    Do 3.º ano;
    Do 2.º ano;
    Do 1.º ano.
    l) Auxiliar de montagens: Categoria única.
  19.  # 40

A maior parte da população também não sabe aplicar mosaico…

MAs a maior parte dos aplicadores de Mosaico sabem da arte do resto da população.

Algumas se calhar ao fim de uma vida de trabalho ainda precisa de ajuda para as fazer. Outras, nunca conseguirá fazer mesmo. E quando digo fazer não é só fazer, é fazer de forma produtiva pois não se esqueça que no fim tem de ganhar dinheiro.
    Esta mania de se pensar que só analfabetos e pessoas com pouco QI é que acaba nas obras é uma coisa cada vez mais Tuga e menos Europeia.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Na ótica do João, qualquer um pode ser neuro cirurgião.. Taqueiro é que não..

O costume..

0.0290 seg. NEW