O problema e malta querer... eu por exemplo, ja trabalhei no McDonalds e trabalhei muito tempo nas obras a ajudar o meu pai. Preferia 1000x trabalhar o resto da vida nas obras que no McDonalds. Trabalho que tambem e puxado fisicamente, em horarios de **** e limitado a um cubiculo. Acredito que no resto da restauracao nao seja assim tao diferente... sao sempre os horarios de **** e fisicamente tambem nao e facil. No entanto, um jovem prefere 1000x ir fazer um part time para um bar ou um restaurante no verao que ir trabalhar para as obras
(…)
No fundo, quem trabalha nas obras e sempre visto como o trolha bebado, sujo e inculto e isso numa sociedade de aparencias conta muito.
Colocado por: Joao DiasEsta mania de se pensar que só analfabetos e pessoas com pouco QI é que acaba nas obras é uma coisa cada vez mais Tuga e menos Europeia.
Colocado por: Pickaxe
Relativamente a algumas especialidades isso é verdade, não absoluta, mas na maioria dos casos é verdade.
Quem é que hoje vai para trolha? Quem é o pai que quer um filho trolha?
Trolhas, carpinteiros de cofragem e ferrageiros só vejo velhos e imigrantes.
Relativamente às outras especialidade, aí já vejo muita gente com muito valor a trabalhar nas obras.
Colocado por: N Miguel OliveiraAi Hal... não entendeu a ironia no meu comentárioponderei isso. Mas escondeu bem a ironia. Ainda não foi desta que o apanhei em contradição.
Colocado por: TyrandeNão me querem ensinar?"E não tem a segurança que a ensinem bem.
Colocado por: TyrandeTécnico credenciadopara assentar azulejo meu caro?Calma jovem. Estava a ser irónico. Eu próprio aprendi a assentar mosaico no meu anexo. A primeira vez não ficou perfeito, da segunda ficou muito melhor.
Quando a maior parte da malta aprendeu a assentar azulejo a trabalhar de servente durante uns tempos?
Colocado por: HAL_9000ponderei isso. Mas escondeu bem a ironia. Ainda não foi desta que o apanhei em contradição.
Eu como sou um DIY aficionado, levo muito a peito os seus comentários contra os DO que gostam de por a mão na massa.
Colocado por: gil.alvespergunte a si próprio se trabalhava por conta própria (pagando impostos que teria de pagar) por menos que isso...A não ser que tenha muitos cantos e recantos um bom ladrilhador faz 30m2 num dia, 900 paus por dia...
Se a resposta for sim. Procure outro!... :)
Colocado por: N Miguel OliveiraO Hal é dos users que mais respeito, e tenho a certeza que fora daqui até seriamos amigos muito sinceramente.É recíproco, acredite.
Colocado por: HAL_9000Eu próprio aprendi a assentar mosaico no meu anexo. A primeira vez não ficou perfeito, da segunda ficou muito melhor.
Colocado por: N Miguel OliveiraPois eu também vi o tempo que demorei para fazer um quadrado de 25m2 no escritório... e depois vi um ladrilhador a meter o mesmo azulejo 50x50 em 100m2 na garagem dos meus pais em L e com muitas portas... numa fracção de tempo...Não duvido nada. Como faço aquilo também para passar o tempo, para mim está óptimo. Acredite ou não, onde perco mais tempo é no desenho da estereotomia. COmo não tenho nenhum programa para isso, nem tão pouco sei melxer nele, experimento à mão mesmo. Uma vez iniciado, é sempre a andar.
Colocado por: jorgferrA não ser que tenha muitos cantos e recantos um bom ladrilhador faz 30m2 num dia, 900 paus por dia...
Colocado por: HAL_9000Acredite ou não, onde perco mais tempo é no desenho da estereotomia. COmo não tenho nenhum programa para isso, nem tão pouco sei melxer nele, experimento à mão mesmo.
Colocado por: Varejoteletricistas
Graus profissionais
Os trabalhadores a que se refere a presente secção serão
distribuídos pelos seguintes graus profissionais(em anos de aprendizagem):
Colocado por: Bragas VNa ótica do João, qualquer um pode ser neuro cirurgião.. Taqueiro é que não..
Colocado por: dmanteigasNao estao la para pensar projetos, estao la para os executar
Colocado por: VarejoteInstalações até 10.35kva não necessitam de projeto elétrico, portanto o eletricista(técnico responsável) é o "projetista".
Colocado por: dmanteigasEu se comecasse a trabalhar como servente em qualquer especialidade das obras ao fim de 1 ano estava um profissional de excelencia. Pode parecer sobranceria, mas nao e. Na minha profissao, ao fim de 5 anos de estudo e 11 de trabalho ainda continuo todos os dias a aprender.Por acaso acho que o dmanteigas exagera um pouco nesta questão (a que acredito não ser alheio o facto de ser o "filho do patrão" e ter trabalhado nas obras nessa condição). É um facto que o trabalho das obras não envolve a complexidade de outras profissões, mas depois existe uma coisa que não se aprende de um momento para o outro que é o "ter mão" para a coisa. Obviamente que há aqueles que têm jeito natural aprendem rapidamente de (acredito que sejam uma minoria), mas a maioria tem de ter treino, treino esse que envolve algum tempo de prática (mais de 1 ano, ou 2 seguramente).
Colocado por: HAL_9000Por acaso acho que o dmanteigas exagera um pouco nesta questão (a que acredito não ser alheio o facto de ser o "filho do patrão" e ter trabalhado nas obras nessa condição).
Colocado por: HAL_9000Obviamente que há aqueles que têm jeito natural aprendem rapidamente de (acredito que sejam uma minoria), mas a maioria tem de ter treino, treino esse que envolve algum tempo de prática (mais de 1 ano, ou 2 seguramente).
Colocado por: HAL_9000Por exemplo nesta questão dos mosaicos, se o ladrilhador não tiver o desenho da estereotomia, acredite que não serão todos que lhe fazem um bom trabalho.
Colocado por: HAL_9000Nem todo o trabalho que se baseia em execução nas obras é isento de saber e aprendizagem diária.