Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde queremos vender um imovel dos meus sogros um apartamento em Benfica e temos de ter uma tal declaração de nao divida emitida pela empresa de condominio! O que acontece é que eles estao a pedir a quantia de 25euros para a fazerem.É serviço pago? É primeira vez que necessito isso e pensei que nao teria custos. obrigado
    • size
    • 19 fevereiro 2025

# 2

Sim, é um serviço pago.
  2.  # 3

não percebo porque é pago
    isto das empresas de administração já cheira mal, á exceção do serviço de passar o recibo já se cobram por tudo e mais alguma coisa para alem da avença mensal.
    Concordam com este comentário: Robertojunior
  3.  # 4

Colocado por: marco1não percebo porque é pago
    isto das empresas de administração já cheira mal, á exceção do serviço de passar o recibo já se cobram por tudo e mais alguma coisa para alem da avença mensal.

O serviço é pago pq ao que parece tem que ser averbado ou o que raio é pelo notário e não só o notário cobra como o próprio condominio tem que se deslocar para arranjar o papel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Robertojunior
    • size
    • 19 fevereiro 2025

# 5

Colocado por: marco1
    não percebo porque é pago

Porque é um serviço extra que nada tem ver com a gestão do condomínio (gestão das áreas comuns)
  4.  # 6

size

é uma questão de perspetiva, para mim administração do condomínio seria gerir todos os aspetos do mesmo o predio é um todo e não apenas as partes comuns, não implica que depois se encaminha os aspetos mais intrínsecos da fração em si aos respetivos proprietários.
    admito é que se efetivamente for preciso ir a um notário ai sim isso poderia ter um custo.
    no fundo a administração tem presente todo o movimento financeiro e automaticamente sabe as dividas ou não dividas, imagine eu agora embora num contexto diferente, por exemplo, compro uma casa e apresento-me á administração para pagar as quotas e peço que me digam qual o valor em divida e a resposta que tenho é: olhe essa informação custa x, parece absurdo.
    • size
    • 19 fevereiro 2025

# 7

Resumo a isto:- É um serviço que é prestado exclusivamente a um condómino vendedor da sua fração, em que os restantes condóminos nada tem a ver com o negócio particular desse condómino. Logo não tem que ser dinheiro do condomínio a ser utilizado.
    A empresa de gestão terá despesas pela emissão da declaração, como trabalho, papel, tinta de impressão e reconhecimento da assinatura.
    Acho apropriado o vendedor ter que suportar essa despesa .
  5.  # 8

Há vários serviços (públicos: finanças, seg social, privados, bancos, etc) que tem um serviço de "Declaração de Dívida ou Quitação",
    no exemplo do banco que estou a ver, cobram entre €16 e €40 + IVA
  6.  # 9

felizmente o estado ainda não cobra pelas certidões de não divida.

Por outro lado um registo criminal tem custos, e esse custo é igual para quem tem folha limpa, como dez folhas.
  7.  # 10

bom dia, eu contactei advogado que me informou que nao existe lei que clarifique se é pago ou nao!! e como isto apareceu agora existem imobiliarias que se estao a aproveitar!! por norma as que requerem do banco autenticaçao de assinatura sao pagas, outras nao!! ou seja cada uma faz o que quer, mas normalmente como o condomino vai sair e nao "ganham" nada a ser porreiras com ele mais, é para cobrar lol ou nao!!
    • size
    • 25 março 2025

# 11

Colocado por: Robertojuniorbom dia, eu contactei advogado que me informou que nao existe lei que clarifique se é pago ou nao!! e como isto apareceu agora existem imobiliarias que se estao a aproveitar!! por norma as que requerem do banco autenticaçao de assinatura sao pagas, outras nao!! ou seja cada uma faz o que quer

É isso, cada empresa que presta um serviço está no seu critério se faz cobrança, ou não.
    • NLuz
    • 25 março 2025

# 12

25€ é o normal. mas tenha atenção que o mais certo é a assinatura ter que ser reconhecida, senão não aceitam a declaração na escrita.
    Se for com assinatura reconhecida deve andar pelos 90€.

0.0110 seg. NEW