Adquiri uma casa antiga e pedi orçamentos para o telhado e como não percebo muito de construção deixei ao critério do pedreiro. Ora recebi 2 orçamentos diferentes e agora não sei qual o que devo escolher. O dinheiro é importante mas não é o mais relevante, o que me interessa mais é qualidade.
Orçamento 1: Viga em I na cumieira em aço, painel sandwich de 4cm, caixa de ar e telha canudo por cima Orçamento 2: Vigas em madeira (3), OSB, tela de xisto, XPS e telha igual por cima
Disseram-me que a tela de xisto não é boa porque não deixa respirar (isto é uma casa terrea antiga) e tambem me disseram que o telhado sandwhich é mais do que suficiente.
Opte pelo 2 orçamento, mas retire a tela de xisto (!?), coloque o XPS diretamente por cima do OSB e depois coloque ripado e contra-ripado com membrana tipo Ondutiss AIR 150 no meio, o ultimo ripado é o que leva a telha cerâmica por cima.
sobre as areas habitáveis, ou seja, no tecto dos espaços climatizados/ habitáveis, tem de prever o minimo de 10cm de isolamento térmico. Aplique, no minimo uma manta de lâ mineral dotada de papel kraft voltada sobre o tecto ( minimo espessura 100mm). A solução contrutiva do telhado deve garantir a ventilação franca do desvão, para evitar fenómenos de condensação.