Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva.

    Peço mais uma vez ajuda a todos.
    Alguém me pode dizer a melhor maneira (mais segura) de colocar uma argola num tecto falso para suspender cadeiras, redes, etc?

    Eu queria colocar algo deste género:

    Swing Seat

    mas acho que, para aguentar o peso, o gancho deve ficar fixo ao tecto mesmo e não ao tecto falso.
    Há alguma ferragem ou algum kit para este efeito?
    Como é que normalmente se faz para pendurar este tipo de coisas em tectos falsos?

    Obrigado
  2.  # 2

    Se é para suspender pesos-pesados tem de ser seguro ao tecto principal.
    Com o tecto falso já feito é uma situação difícil de obter uma boa qualidade/segurança.
    A solução mais básica é furar o tecto falso e por sua vez furar o tecto principal (no betão) e colocar um varão roscado de diâmetro sempre superior 10mm com uma bucha para o efeito (bucha metálica) e por fim colocar a argola. É uma solução básica e por isso de o peso for demasiado ou o tecto principal não for resistente, pode ser perigoso.
    Basicamente é a solução do tecto em gesso cartonado mas com elementos de fixação de maior escala.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  3.  # 3

    Colocado por: tcamponesSe é para suspender pesos-pesados tem de ser seguro ao tecto principal.
    Com o tecto falso já feito é uma situação difícil de obter uma boa qualidade/segurança.
    A solução mais básica é furar o tecto falso e por sua vez furar o tecto principal (nobetão) e colocar um varão roscado de diâmetro sempre superior 10mm com uma bucha para o efeito (bucha metálica) e por fim colocar a argola. É uma solução básica e por isso de o peso for demasiado ou o tecto principal não for resistente, pode ser perigoso.
    Basicamente é a solução do tecto em gesso cartonado mas com elementos de fixação de maior escala.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:MikeMelga



    Obrigado pela ajuda.

    Ainda não tenho os tectos falsos colocados, daí a minha pergunta.

    Sim, a melhor forma será 'fixar' a argola ao betão mas isso resolve nos casos em que temos uma cadeira (ou outra coisa qq) com um único ponto. Mas....e se for uma rede? É que, numa rede, a força não é só para baixo....é para baixo e para um lado. Como é que evito 'forçar' o tecto falso?

    Ex:

    Rede
  4.  # 4

    É uma situação algo especifica, no qual é preciso cuidado.
    Se o tecto falso ainda não esta feito, poderá fazer outras soluções.
    O tecto é em betão armado/ pré-esforçado? Ou é tijolo/blocos rebocados? Terá de ser obrigatoriamente em betão.
    Pode tentar segurar um perfil metálico, ao tecto com buchas para elementos pesados/varões roscados com porcas em vários pontos no perfil.
    Segurar a rede também em vários pontos.
    Tem de ter atenção que a argola no tecto falso tem de estar imóvel para não danificar o tecto.
    Pode também mandar fazer um peça metálica especifica. Fiz uma imagem básica desta peça que terá de ser colocada quando for feito o tecto. Acho que poderá ser uma boa opção.
    Fale com o técnico que irá realizar o tecto para saber a sua opinião e determinar medidas.
    Espero que ajude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
      Drawing1.png
  5.  # 5

    tcampones,

    Obrigado pelo sugestão. Acho que vou mandar fazer 4 ou 5 peças dessas :)


    aprendiz2,

    não sei se percebi.... para roscar o olhal quando quiser? Como assim? :P
  6.  # 6

    Colocado por: aprendiz2isto se não quiser estáticos (permanentes)....ficava apenas um orifício de 10 ou 12mm visivél


    Ahhhhh.....já percebi :)
  7.  # 7

    A solução do aprendiz2 também é valida, desde que na utilização não se rode o objecto a pendurar (e não se esqueça de crianças ou desconhecidos do sistema no local), e as vibrações foram elevadas.
    O serralheiro terá apenas de fazer a rosca interior, adequada ao peso que terá de suportar. Se for peso demasiado elevado a rosca poderá estragar-se.

    Tome atenção ao níveis do tecto principal. Podem existir diferenças de cm nas cotas. Não meça em relação ao chão. Tire os níveis com um nível ou laser.
    Se as diferenças forem poucas podem ser 'ganhas' na aparafusagem, porque se não tem de fazer peças diferentes ou as argolas ficarem mais 'enterradas' do que outras, para o tecto falso ficar bom.
    A solução do aprendiz2 é vantajosa neste aspecto.

    Verifique que não fura nenhum tubo e que a peça tenha um tratamento anti-corrosão (não é necessário um muito bom se for no interior da casa, e sem humidade).
    A peça pode ser pintada à cor do tecto ou tecto oculta-la.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  8.  # 8

    a ideia era mesmo oculta-la..por isso eu disse que ficava apenas visível o orifício da rosca onde irá apertar o "olhal".

    se não quiser abrir rosca na chapa poderá mandar soldar uma "fêmea" nas costas da chapa


    sim eu percebi, tudo ok!
    basta soldar um porca, sem problema.
 
0.0144 seg. NEW