Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora boas!

Hoje recebi uma carta do Banco que sinceramente nem sei como interpretar aquilo.
    Querem me apresentar um PARI (Que vi na net ser Plano de Ação para o Risco de Incumprimento) e dão-me 10 dias para enviar alguma documentação para o Banco (boletins de vencimento, IRS, etc).

Tenho neste Banco o meu Crédito de Habitação.

Nunca falhei com as prestações. Aliás, pelo contrário, em 2022 fiz uma amortização parcial do CH e este ano pretendo fazer mais uma. Ou seja, até estou a pagar o CH bem mais rápido do que o contratei.
    Nunca tive a conta a descoberto.
    Tenho bem mais dinheiro na poupança do que tinha, por exemplo, no ano passado.
    A única coisa que faço hoje que não fazia antes é usar mais o cartão de crédito (uso sempre nas compras online).

Porque raio quer agora o Banco um PARI?
    Sou obrigada a aderir a isto?
    Isto é só "propaganda" do PARI que eles mandam aos clientes, para o cliente saber que, em caso de dificuldade tem aquela ferramenta que pode aderir? Ou estão a dizer-me que tenho de aderir aquilo?!

PS: Sim, já estou a contactar o Banco para saber porque raio mandaram aquilo.

Já aconteceu com alguém?
  2.  # 2

Antes que me aconselhem a ver o Mapa de Responsabilidades no Banco de Portugal para descobrir se alguém teria feito créditos em meu nome, acabei de ver.
    Só consigo tirar o mapa com dados de 31 de Dezembro de 2024. O ano de 2025 não está disponível no site, por algum motivo.
    Mas esse mapa com dados de 31 Dezembro de 2024 parece-me perfeitamente normal.

Não tem lá "dívidas esquisitas". É só mesmo o cartão de crédito e o CH.
  3.  # 3

Já me aconteceu. É uma informação, mas compreendo bem o que sente. Deixei reclamação bem fundamentada na instituição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
    • AMG1
    • 21 fevereiro 2025

# 4

Os bancos são obrigados a avaliar de forma recorrente a capacidade dos seus clientes para cumprirem os créditos de que sejam subscritores.
    Esse acompanhamento é efectuado de forma dinamica, com recurso a modelos, uns mais sofisticados, outros menos. Mas em qualquer circunstância uma alteração no perfil crediticio, p.e. um aumento signififativo do recurso ao cartão de crédito, pode ter ditado a necessidade dessa reavaliação. Pedirem-lhe novos documentos, também pode resultar apenssvda necessidade do banco demonstrar que efectuou as diligencias necessárias, de acordo com a regulamentação a que está obrigado.
    Eu não daria muita importância ao assunto, pode manifestar a sua estranheza, mas não leve a coisa como qualquer desconfiança do banco em relação a si. Pode ser só um daqueles bancos que tenha um modelo de avaliação muito básico.
    •  
      Tyrande
    • 21 fevereiro 2025 editado

# 5

Então não sou obrigada a enviar nenhuma documentação, nem aderir a nada, pois não?

É que eu sinto-me confortável com as condições que tenho e pretendia continuar com elas.

EDIT: entretando durante o dia de hoje contactei a gestora por email. Estou à espera de feedback.
  4.  # 6

Nem sabia que isso do PARI existia.
    Pelo que li no link abaixo não é preciso grandes preocupações.
    E como referiste inicialmente, o que pode ter despoletado esse procedimento é o facto de estares a utilizar o cartão de crédito com mais frequência.

https://www.comparaja.pt/blog/pari
  5.  # 7

Colocado por: nielskycartão de crédito com mais frequência

Possivelmente, ou não. Os bancos neste momento estão a investir muito nestes algoritmos e estão a mudá-los com frequência, é possivel que tenha sido selecionado pelo algoritmo por alguma alteração da sua vida financeira (ou não) que tenha sido detetada pelo algoritmo. Estes algoritmos chegam a utilizar centenas de variáveis, claro que umas têm mais peso do que outras.
  6.  # 8

O mapa de responsabilidades de janeiro só está disponível em 22 de fevereiro..

Em relação ao PARI, a simples rejeição de um débito direto pode originar a inclusão em PARI.

É preventivo não é obrigada a aderir a nada..

No entanto aconselho a contactar o seu banco, se não fizer nada pra sair dessa lista, pode ser prejudicada num eventual pedido de crédito..

Por outro lado, se nada fizer e deixarem de se verificar motivos, ao fim de 90 dias, se não me engano, sai da lista.
  7.  # 9

Como assim sair da lista?
    Eu nao fiz nada para estar nela. (Que eu saiba).

Débitos diretos estão todos normais.
    CH tá tudo normal.

Só se for retirar os pagamentos de PayPal e Amazon (que é o que eu tenho associado ao cartao de crédito) e passar para a conta corrente.
    Mas isso era ridículo. Agora nao podia usar o cartao de crédito?

Como é que Uma pessoa Vai para Uma lista qualquer ser Ter falhado um sequer pagamentos? Wtf
  8.  # 10

Não é uma lista negra.

Como já disseram é uma lista, que resulta provavelmente de inputs informativos, que são “interpretandos” por um computador.

Basta que tenha cumprido ( ou não tenha) um desses requisitos fica na lista.
  9.  # 11

Qual foi o banco?
  10.  # 12

...no comments.

Quando a minha Vida financeira tá a melhorar, o Banco (ou o logaritmo) Acha que Tou em risco de incumprimento.

Bem, se nao sou obrigado a aderir a nada, provavelmente vou ignorar.
    Mesmo assim, estou pra ver a resposta da gestora de conta.

Mas já estou a ver que se o Banco Acha que estou em risco de incumprimento, Vai me dificultar a Vida quando for amortizar novamente o CH.

Eu peço sempre pra manter o Valor da prestaçao e reduzir o número de anos.
    Quase que aposto que nao Vao autorizar desta vez.
    Pelo menos nao me podem impedir de amortizar...
  11.  # 13

Colocado por: Bragas VQual foi o banco?

Bankinter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V, Zarb
    • AMG1
    • 21 fevereiro 2025

# 14

Colocado por: Tyrande...no comments.

Quando a minha Vida financeira tá a melhorar, o Banco (ou o logaritmo) Acha que Tou em risco de incumprimento.

Bem, se nao sou obrigado a aderir a nada, provavelmente vou ignorar.
    Mesmo assim, estou pra ver a resposta da gestora de conta.

Mas já estou a ver que se o Banco Acha que estou em risco de incumprimento, Vai me dificultar a Vida quando for amortizar novamente o CH.

Eu peço sempre pra manter o Valor da prestaçao e reduzir o número de anos.
    Quase que aposto que nao Vao autorizar desta vez.
    Pelo menos nao me podem impedir de amortizar...

Mas porque insiste em ver isto como negativo?
    Se fornecer a informação solicitada, o banco vai perceber que a sua situação até melhorou e isso será também tido em conta na relação que tem consigo.
    Depois até ajuda o banco a afinar o modelo que tem em funcionamento.
    Você só tem interesse em que o Banco saiba que está em melhores condições financeiras do que tinha anteriormente. Mas pode pura e simplesmente ignorar.
  12.  # 15

Colocado por: AMG1

Se fornecer a informação solicitada, o banco vai perceber que a sua situação até melhorou e isso será também tido em conta na relação que tem consigo.
    Depois até ajuda o banco a afinar o modelo que tem em funcionamento.
    Você só tem interesse em que o Banco saiba que está em melhores condições financeiras do que tinha anteriormente. Mas pode pura e simplesmente ignorar.

E porque havia de ver como positivo o facto de aparentemente agora estar numa lista qualquer como "risco de incumprimento"?

Então o banco não tem acesso ao meu extrato bancário?
    Não sabe ver o valor da Poupança a subir?
    Não sabe ver o valor do ordenado (que graças a Deus subiu tbem) que entra na conta?
    Que nunca tive na vida a conta no negativo?

O Banco sabe das minhas contas todas!!
    A única coisa que não tem acesso é ao meu IRS.

Sem querer parecer arrogante, mas neste momento eu não tenho interesse em negociar (ou renegociar) nada. Fiz CH com taxa mista a 10 anos (ou seja 10 anos de taxa fixa e o resto de taxa variável). Neste momento tenho 2.3% de taxa final.

O que eles têm para me oferecer? Baixar a taxa fixa? Não o vão fazer.
    Baixar o valor da prestação? Não obrigada. Não preciso e não tenho interesse em baixar o valor que abato todos os meses na casa.
    Prolongar o tempo do crédito? No thanks not interested.

Honestamente não vejo nada que o Banco realisticamente me pudesse oferecer que estivesse interessada.

...A não ser que queiram abrir mão da taxa de 2% de amortização antecipada que vou ter de pagar quando for amortizar.
    É que em 20.000€ ainda são 400€ jogados ao lixo só porque sim :/
  13.  # 16

Porque é negativo!!

Ninguém está aqui para afinar modelos dos bancos.

Nem o banco vai fazer essa análise.

Se verificar que a situação do cliente até melhorou e o PARI não se justifica, encerra o processo.

Não vai valorizar se a situação melhorou..

Eu peço desculpa pela insistência, mas alguma coisa aconteceu, ainda que irrelevante..
    • AMG1
    • 22 fevereiro 2025

# 17

Parece que não me fiz perceber quanto ao aspecto "positivo" na eventual resposta ao banco. Quanto a saber se é postivo ou negativo a inclusão nesse lote de clientes, isso não sei avaliar.
    Obviamente que me eeferia a possibilidade de dar a conhcer ao banco a melhoria da sua situação financeira.
    Agora também nao percebo essa irritação. O Banco esta obrigado a ter este procedimento. Provavelmente incluiu o seu nome, em resultado de uma avaliação errada, ora qual é o problema em mostrar-lhes isso mesmo?
    Agora você é live ate de ignorar essa comunicação, porque daí nao resulta qualquer alteração contratual ou outra na sua relação com o banco. Portanto faça como entender.
  14.  # 18

porque daí nao resulta qualquer alteração contratual ou outra na sua relação com o banco. Portanto faça como entender.

Pode resultar sim..

Do que sei, se o aviso não for desativado pelo banco no espaço de 10 dias - eventualmente pela via do contacto do cliente - o cliente fica durante algum tempo - creio que + 80 dias - numa espécie de período de nojo, sem possibilidade de recurso a novo crédito..

Daí eu reforçar que este estatuto não é atribuído de ano leve..
  15.  # 19

Tyrande era interessante saber presencialmente o que diz o banco sobre o assunto
    • AMG1
    • 22 fevereiro 2025

# 20

Colocado por: Bragas V

Porque é negativo!!

Ninguém está aqui para afinar modelos dos bancos.

Nem o banco vai fazer essa análise.

Se verificar que a situação do cliente até melhorou e o PARI não se justifica, encerra o processo.

Não vai valorizar se a situação melhorou..

Eu peço desculpa pela insistência, mas alguma coisa aconteceu, ainda que irrelevante..

Eu não estou dentro do Bankinter, mas estou em querer que esse banco, como qualquer outra empresa responsável deve levar em conta o feedback que recebe do seus clientes, mas provavelmente estou enganado, como disse não conheço os procedimentos internos do Bankinter, ao contrario do Bragas V, que parece conhece-los bem.

0.0257 seg. NEW