Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não conheço os procedimentos internos do Bankinter, mas o AMG1, sabe que essa não é por defeito a cultura das empresas em Portugal.

Na minha opiniao, o Bankinter recebe os documentos percebe - eventualmente - que errou e anula o processo..
    • Zarb
    • 22 fevereiro 2025 editado

# 2

Colocado por: Tyrande
    Mas já estou a ver que se o Banco Acha que estou em risco de incumprimento, Vai me dificultar a Vida quando for amortizar novamente o CH.

Eu peço sempre pra manter o Valor da prestaçao e reduzir o número de anos.
    Quase que aposto que nao Vao autorizar desta vez.
    Pelo menos nao me podem impedir de amortizar...

Há formas de fazer isso. Provavelmente têm é de fazer uma amortização extra mensal (da diferença do CH com o capital amortizado)
    • AMG1
    • 22 fevereiro 2025

# 3

Colocado por: Bragas VNão conheço os procedimentos internos do Bankinter, mas o AMG1, sabe que essa não é por defeito a cultura das empresas em Portugal.

Na minha opiniao, o Bankinter recebe os documentos percebe - eventualmente - que errou e anula o processo..

Eu quando não sei como funcionam os meus interlocutores, parto do principio que fazem o mais correcto, depois logo tenho opiniões mais informadas com base na experiencia.
    Depois, mesmo que o Bankinter tenha essa postura de ignorar os seus clientes, porque razão é que eu teria de os ignorar a eles?
    Se estiver preocupado, ou ressentido, com a forma como me tratam, o que é que perco em fazer chegar essa informação à contraparte?
    A meu ver nada. Mostro só que tenho um comportamento mais urbano do que eles.
  2.  # 4

Colocado por: Bragas V

Pode resultar sim..

Do que sei, se o aviso não for desativado pelo banco no espaço de 10 dias - eventualmente pela via do contacto do cliente - o cliente fica durante algum tempo - creio que + 80 dias - numa espécie de período de nojo, sem possibilidade de recurso a novo crédito..

Daí eu reforçar que este estatuto não é atribuído de ano leve..

Ainda bem que não faço intenção nenhuma de contrair nenhum crédito nos próximos anos.
    Mas isto é de louvar.

"Tyrande, não vai poder ter acesso a nenhum crédito nos próximos tempos porque, apesar de nunca ter falhado com nada, ter dinheiro na conta e estar a pagar o seu CH na metade do tempo que o contratou, decidimos unilateralmente que Vossa Excelência é uma potencial incumpridora."
    Concordam com este comentário: Zarb
  3.  # 5

Colocado por: marco1Tyrande era interessante saber presencialmente o que diz o banco sobre o assunto

Presencialmente não me é possível neste momento. Não estou em Leiria durante a semana nos próximos tempos (e tbem não quero tratar do assunto num balcão qqr em Lisboa).
    Vou ter de aguardar a resposta ao email à gestora de conta.
  4.  # 6

Colocado por: TyrandeVossa Excelência é uma potencial incumpridora.

Basta respirar para o ser.
    É a lógica da batata.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  5.  # 7

Tyrande , basta um telefonema. Vai ver que a carta é chapa 5 e nem se adequa á sua situação.
  6.  # 8

Colocado por: Zarb

Há formas de fazer isso. Provavelmente têm é de fazer uma amortização extra mensal (da diferença do CH com o capital amortizado)

Sim, posso sempre fazer isso, embora nunca o fosse fazer mensalmente. Pelo menos da última vez que fiz amortização teve de ser presencialmente ao Balcão e tive de preencher um par de impressos.
    Não era prático estar a fazer isso todos os meses.

De qualquer forma, não me é vantajoso baixarem a prestação depois da amortização porque tudo o que eu pago "à parte" é taxado a 2%. Enquanto se, se fizer parte da prestação propriamente dita, não pago nada.

Exemplo:
    Vamos supor que tenho um prestação de, sei lá, 500€, onde 150€ correspondem ao pagamento de juros e 350€ correspondem ao abatimento "real" do valor do empréstimo.
    Vamos também supor que depois da amortização o Banco não me deixa reduzir o número de anos e manter a prestação.

A nova prestação seria (é apenas um exemplo) de 300€, onde 100€ correspondem ao pagamento de juros e apenas 200€ correspondem ao abatimento "real" do valor do empréstimo.
    Sim, poderia por de parte 200€ todos os meses (até perfazer os 500€ da prestação original), mas lá está, vou ter de pagar 2% sobre esse montante para o abater.
    Neste exemplo, ao final de um ano, se tiver posto de parte os 200€ mensalmente, tenho 2400€ para abater. Chego ao banco com esses 2400€ e tenho automaticamente de pagar 48€ de taxa de amortização parcial. Podem argumentar que 48€ não são nada. Eu sinceramente discordo. Seriam 48€ que eu teria de despender a mais porque o Banco acha que não posso manter a mesma prestação que tenho desde o início do CH com eles, sem nunca ter falhado.

Neste exemplo hipotético o interessante era, depois da amortização, continuar com a prestação de 500€, onde 100€ passariam a ser juros e 400€ de abate puro.
  7.  # 9

Colocado por: carlota74Tyrande , basta um telefonema. Vai ver que a carta é chapa 5 e nem se adequa á sua situação.

Já telefonei ontem.
    A gestora não estava disponível.
    Mandei mail.
  8.  # 10

Eu peço desculpa pela insistência, mas alguma coisa aconteceu, ainda que irrelevante..

E como é que eu sei o que é que mudou para o Banco agora decidir mandar um PARI?

"Ah e tal, eles têm os critérios e indicadores deles."

Ok, tudo bem, mas se eu não sei quais são, como é que me mantenho "na linha"?
    Eu só posso controlar as coisas "óbvias", ou seja, não falhar com obrigações, não ter a conta a descoberto, ter capital disponível.

Não faço ideia quais são os "triggers" deles.
    Tal como disse, a única coisa que tenho feito de "diferente" recentemente é que tenho mais atividade no cartão de crédito.

E honestamente, qual o mal? O cartão de crédito tem pagamentos mensais automáticos por 100% do valor utilizado.
    Esses pagamentos sempre saíram da conta, sem problema nenhum.

Aliás, tenho mais de 1000€ em carrinho na Amazon Espanha só à espera de apanhar uma promo para os comprar.

Agora não vou comprar porque tenho medo do Banco "ficar preocupado com a utilização do cartão"?
    Tenho de mudar a forma de pagamento na Amazon para débito direto na conta corrente só para não usar o cartão de crédito? Pelo amor da Santa!

Pra isso nem vale a pena ter!
    Se uso, o Banco olha pra mim de lado. (Isto partindo do princípio que é para isto que eles estão a olhar. Não faço ideia se é mesmo).
  9.  # 11

Colocado por: TyrandeDe qualquer forma, não me é vantajoso baixarem a prestação depois da amortização porque tudo o que eu pago "à parte" é taxado a 2%. Enquanto se, se fizer parte da prestação propriamente dita, não pago nada.

A sua conta não está correta.
    Os juros aplicam-se ao capital em dívida. Quando amortece vai pagar, de juros, menos do que pagaria se fosse os juros da prestação uma vez que a taxa é menor.
  10.  # 12

Uma tempestade num copo de água
  11.  # 13

decidimos unilateralmente que Vossa Excelência é uma potencial incumpridora."

Mas não foi sempre assim?
    Colocado por: IronManSousaUma tempestade num copo de água

Verdade
    Agora não vou comprar porque tenho medo do Banco "ficar preocupado com a utilização do cartão"?
    Tenho de mudar a forma de pagamento na Amazon para débito direto na conta corrente só para não usar o cartão de crédito? Pelo amor da Santa!
    Pra isso nem vale a pena ter!
    Se uso, o Banco olha pra mim de lado. (Isto partindo do princípio que é para isto que eles estão a olhar. Não faço ideia se é mesmo).

Você é que está a assumir que foi o cartão de crédito..
  12.  # 14

Colocado por: IronManSousaUma tempestade num copo de água

Cada pessoa tem uma visão diferente.
    O ano passado quando me chegou uma multa que naome pertencia também fiquei muito preocupado enquanto as pessoas ao meu lado diziam para não me preocupar.
  13.  # 15

Colocado por: nielsky
    A sua conta não está correta.
    Os juros aplicam-se ao capital em dívida. Quando amortece vai pagar, de juros, menos do que pagaria se fosse os juros da prestação uma vez que a taxa é menor.

Não percebi.
    Eu quando amortizo não pago juros nenhuns. A amortização é feita 100% sobre o capital em dívida.

É claro que o juro da nova prestação vai ser obrigatoriamente menor porque o capital em dívida diminuiu.
    Isso está espelhado no meu exemplo hipotético.

E também não deixa de ser verdade que a taxa de 2% aplica-se ao valor que amortizar, seja ele qual for.
    Não percebo onde diz que as contas estão erradas :/
    •  
      Tyrande

# 16

Mas não foi sempre assim?

Verdade

Você é que está a assumir que foi o cartão de crédito..

Como dizia o ditado, pimenta do cú dos outros é refresco.
    Algum de vós gostaria de aparentemente ser incluído numa lista de Risco de Incumprimento sem ter alterado nada (de negativo) na vossa vida, financeiramente falando?

Sim, eu estou a presumir que seja o uso do Cartão de Crédito. Mas é apenas isso, uma suposição.
    Não tenho confirmação nenhuma do Banco que seja esse o motivo do PARI. Sou somente eu a tentar ver alguma lógica nisto.

Uma grande % das pessoas que têm casa em Portugal estão a pagar CH ao Banco. Logo são todas potenciais incumpridoras e todas têm de ser incluídas num PARI, quer ver?
  14.  # 17

Colocado por: TyrandeDe qualquer forma, não me é vantajoso baixarem a prestação depois da amortização porque tudo o que eu pago "à parte" é taxado a 2%. Enquanto se, se fizer parte da prestação propriamente dita, não pago nada.

Colocado por: TyrandeNão percebo onde diz que as contas estão erradas :/
    •  
      Tyrande

# 18

Colocado por: nielsky

Sim????

Continuo na mesma.
    Não deve ter percebido o meu exemplo ali em cima.

Qualquer montante amortizado fora do plano de pagamentos é taxado a 2% (no caso de taxa fixa). Verdade ou mentira? Verdade.
    Logo, se ao invés de estar a pagar esse montante fora do plano de pagamentos, esse estiver incluído na prestação, não paga 2% sobre esse valor. Verdade ou mentira? Verdade!
  15.  # 19

Paga o valor que está inserido na prestação, que é maior.
  16.  # 20

Como dizia o ditado, pimenta do cú dos outros é refresco.
    Algum de vós gostaria de aparentemente ser incluído numa lista de Risco de Incumprimento sem ter alterado nada (de negativo) na vossa vida, financeiramente falando?

Sim, eu estou a presumir que seja o uso do Cartão de Crédito. Mas é apenas isso, uma suposição.
    Não tenho confirmação nenhuma do Banco que seja esse o motivo do PARI. Sou somente eu a tentar ver alguma lógica nisto.

Uma grande % das pessoas que têm casa em Portugal estão a pagar CH ao Banco. Logo são todas potenciais incumpridoras e todas têm de ser incluídas num PARI, quer ver?

Já percebi que o/a Tyrande é um bocado nervoso(a).

Ninguém aqui tem culpa do que lhe está a acontecer, e se não queria a opinião das pessoas para que raio criou o tópico?

Se está assim tão ancioso(a), ligue para a linha de apoio e pode ser que justifiquem a inclusão.

0.0240 seg. NEW