Colocado por: Tyrande
Uma grande % das pessoas que têm casa em Portugal estão a pagar CH ao Banco. Logo são todas potenciais incumpridoras
Colocado por: Tyrande
Sim, posso sempre fazer isso, embora nunca o fosse fazer mensalmente. Pelo menos da última vez que fiz amortização teve de ser presencialmente ao Balcão e tive de preencher um par de impressos.
Não era prático estar a fazer isso todos os meses.
De qualquer forma, não me é vantajoso baixarem a prestação depois da amortização porque tudo o que eu pago "à parte" é taxado a 2%. Enquanto se, se fizer parte da prestação propriamente dita, não pago nada.
Exemplo:
Vamos supor que tenho um prestação de, sei lá, 500€, onde 150€ correspondem ao pagamento de juros e 350€ correspondem ao abatimento "real" do valor do empréstimo.
Vamos também supor que depois da amortização o Banco não me deixa reduzir o número de anos e manter a prestação.
A nova prestação seria (é apenas um exemplo) de 300€, onde 100€ correspondem ao pagamento de juros e apenas 200€ correspondem ao abatimento "real" do valor do empréstimo.
Sim, poderia por de parte 200€ todos os meses (até perfazer os 500€ da prestação original), mas lá está, vou ter de pagar 2% sobre esse montante para o abater.
Neste exemplo, ao final de um ano, se tiver posto de parte os 200€ mensalmente, tenho 2400€ para abater. Chego ao banco com esses 2400€ e tenho automaticamente de pagar 48€ de taxa de amortização parcial. Podem argumentar que 48€ não são nada. Eu sinceramente discordo. Seriam 48€ que eu teria de despender a mais porque o Banco acha que não posso manter a mesma prestação que tenho desde o início do CH com eles, sem nunca ter falhado.
Neste exemplo hipotético o interessante era, depois da amortização, continuar com a prestação de 500€, onde 100€ passariam a ser juros e 400€ de abate puro.
Colocado por: nielsky
A sua conta não está correta.
Os juros aplicam-se ao capital em dívida. Quando amortece vai pagar, de juros, menos do que pagaria se fosse os juros da prestação uma vez que a taxa é menor.
Colocado por: Bragas V
Todas sem exceção.
Colocado por: Bragas V
Todas sem exceção.
Colocado por: VarejoteAlgo fez disparar o alarme.
Colocado por: Varejote
Potencial é uma coisa, entrar na lista por aumento do risco de incumprimento é outra.
Algo fez disparar o alarme.
Colocado por: Zarb
Tyrande,
Está exactamente na mesma situação que eu e no mesmo banco.
Também fiz taxa fixa e até agora está a render. Quero começar a reduzir o número de anos (estou ainda no segundo ano de contrato de 30...) e não sabia que o Bankinter dava essa possibilidade de redução do número de anos, por não alteração da prestação mensal.
É excelente estar a amortizar o crédito, eu ainda não o comecei a fazer. Dependente do número de anos que ainda lhe falta para acabar esse CH pode ser ainda banatante vantajoso pagar os 2% sobre o capital amortizado, especialmente se estiver na primeira terça parte do CH, altura em que a parte do juro deve ainda ser superior à partr do capital no total da prestação.
Se quiser posso facultar-lhe um Excel com esse cálculo, de forma a perceber a influência da amortização mensal/trimestral/semestral, mesmo que pouco, no final do CH.
Sei que é sempre doloroso desperdiçar 2% do que se quer amortizar mas o desperdício é, na verdade, um ganho na medida em que reduz significativamente (especialmente no início do CH) o juro a pagar. Ou seja, no seu exemplo não estaria a desperdiçar 48 euros mas sim a poupar 300 ou 500 euros (é só um exemplo sem ter noção dos seus valores).
Mas fico contente por ver que cada vez mais há gente com maior literacia financeira.
Já agora, conhece o Dave Ramsey?
Não necessariamente. O entendimento do Tyrande não está incorrecto.
Ele, ao reduzir o número de anos, aumenta a parte do capital que integra a prestação. Por isso é como se todos os meses fizesse uma amortização extra, sem que essa parte do capital que é amortização extra esteja sujeita ao pagamento dos 2%
É isto, não é Tyrande?
O que lhe digo é que, se ao invés de fazer um bolo maior de amortização (e para isso junte dinheiro, por exemplo, durante 1 ou 2 anos) é menos compensador do que ir fazendo essa amortização extra mensal ou trimestral, mesmo pagando os 2%.
Isto claro, é mais benéfico se estiver na primeira terça parte do contrato. E claro, se o período de taxa fixa for ao longo de todo o contrato oubainda faltar um ou dois anos para terminar.
Colocado por: TyrandeEm 10 meses recupero esses 400€ com o que vou pagar a menos de juros. Tudo o que vier depois disso estou a fazer lucro.So to speak.
Colocado por: rjmsilvadeviam ser obrigados a permitir fazer amortizações
Colocado por: rjmsilva
Outra parcela que não se deve desprezar é o seguro de vida. Na última amortização que fiz, representa uma poupança de uns 7 mil euros só no seguro de vida.
Eu sempre abati online.
Excepto na altura em que fazia poupança habitação num ano e no outro abatia o valor investido na poupança habitação do ano anterior.
Colocado por: TyrandeQuanto aos 2% de taxa de amortização, dói, é verdade, mas sei que vou recuperar esse dinheiro.
No meu caso (já fiz as contas), vou pagar 400€ de taxa de amortização. (Mais uns 15€ que o Banco cobra nem sei bem o porque).
Exactamente. Mas se não for o seguro do banco (espero que ninguém os tenha) tem de avisar a seguradora com 45 dias de antecedência, face à liquidação do prémio
Eu sempre abati online.
Excepto na altura em que fazia poupança habitação num ano e no outro abatia o valor investido na poupança habitação do ano anterior.
Atenção. Não são permitidas taxas de custos/ despesas de amortização superiores a 2%. Este valor inclui TUDO. Se lhe estão a cobrar alguma taxa de processamento ou com qualquer outra desculpa, queixa no BP por via do livro de reclamações