Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma admiração pelo nosso País no geral, mas uma simpatia muito grande pelo Porto e as suas maravilhas.
    Esta "discussão" é para se falar de como é viver no Porto e arredores urbanos e rurais.
  2.  # 2

Já vivo por aqui desde que nasci e ADORO
    Biba ao porto carago 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
    • Palhava
    • 22 fevereiro 2025 editado

# 3

A minha experiência com o Porto.
    Não sou portuense.
    Tenho algumas pessoas amigas dia meus pais que visitávamos na Foz.
    E chamávamos-lhes tios e as filhas tios aos meus pais.
    E também um Engenheiro que vivia numa moradia vitoriana com jardim.
    Aquilo é muito bonito 😍.

Depois ia muito era ao Concelho de Gaia, pois passou a viver lá uma pessoa de família chegada.
    E depois íamos todos dar uma volta ao Dallas, Parque Itália, Brasília, Shopping Cidade de Porto (com pista de gelo).

Tenho uma ex-namorada que é professora da FAUP. Arquitecta. Sem C...

Vou de vez em quando à Foz e adoro.
    Quando passeio no Porto para qualquer lado que olhe só vejo coisas bonitas.
    Não é nada uma cidade cinzenta.
  3.  # 4

Colocado por: Palhavacomo é viver no Porto e arredores urbanos e rurais.

É extraordinário. Gostei bastante. Tem um encanto próprio. Tem um pouco de tudo, como por exemplo levar uma vida de bairro e de cidade europeia cosmopolita ao mesmo tempo.
    Vivi na Rua Santa Catarina no centro em 2010-2011 e adorava. Sentir o pulsar da cidade, dos turistas, do comércio, das castanhas assadas, da vida nocturna. E claro, tinha o Dragão! Muito bom mesmo. Mais tarde, tocou-me regressar à AMP, 2016-2022, desta vez no centro de Matosinhos (entre as estações de metro Brito Capelo e Matosinhos Sul) e achei excelente também. Além da praia, tem um encanto próprio, bons transportes, ciclovias, restaurantes, o mercado, o teatro, as festas populares... com o Porto mesmo ali ao pé... e próximo de muitas zonas de emprego tipo Maia, Porto, Gaia... Aeroporto perto, etc. Mesmo o centro tinha o seu encanto, com os jardins da Câmara cheios de velhotes a jogar à sueca... e claro, tem a Casa da Arquitectura! Que mais poderia pedir?

Adoro. Além da minha terra, Braga... só há uma cidade no mundo em que me sinto verdadeiramente em casa, o Porto! E olhe que já experimentei umas quantas, 8 se não me engano. Que o diga o Rui Veloso com o seu "Porto Sentido". Esse é o sentimento :)
    • rcd2023
    • 22 fevereiro 2025 editado

# 5

O sítio onde vivo é-me relativamente indiferente (ok, não gostava de viver em Kinshasa, Mogadishu, Guatemala... ou em nenhuma cidade na Ásia, etc), mas tendo vivido em Lisboa, Porto e Aveiro, acho que o Porto tem um bom equilíbrio entre as comodidades de uma cidade com um mínimo de escala e o carácter de pequena localidade.

Depois, como em qualquer cidade, pode ser melhor ou pior, consoante a zona.

A baixa do Porto com o turismo está actualmente impossível de visitar, mas isso é mais ou menos transversal e tem remédio fácil, que é... não frequentar.

Em termos de higiene o Porto é, tal como Lisboa, uma cidade no geral bastante porca.
  4.  # 6

E o Presidente está a fazer um bom trabalho?
  5.  # 7

Colocado por: PalhavaE o Presidente está a fazer um bom trabalho?

O Rui Moreira é um estatista. Há sempre coisas onde gastar o dinheiro do contribuinte, afinal de contas tamos em Portugal, não é? E ainda não ter comprado uma escultura ao Vihls ou ao Bordalo II, como fazem os presidentes da câmara da província, é uma sorte.

Votei nele de uma vez, porque não havia mais ninguém, mas nunca mais repeti.

A questão é que as alternativas eram ainda piores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
    • Palhava
    • 24 fevereiro 2025 editado

# 8

Exactamente o que a Foz não precisa.

Estão a acabar com a arquitectura tradicional.

Projecto Socicorreia para a Avenida Montevideu.
      foz.jpg
  6.  # 9

Colocado por: rcd2023
    O Rui Moreira é um estatista.

Queria censurar a estátua de Camilo...Uma peça de bom gosto.

https://www.publico.pt/2023/09/15/culturaipsilon/noticia/rui-moreira-reverte-decisao-remocao-estatua-camilo-2063487

Colocado por: rcd2023E ainda não ter comprado uma escultura ao Vihls ou ao Bordalo II, como fazem os presidentes da câmara da província, é uma sorte.
    • Palhava
    • 27 fevereiro 2025 editado

# 10

https://www.publico.pt/2021/06/10/p3/fotogaleria/galeria-casa-foz-406230

Há um túnel que vai dar a uma praia.
    E um prédio que fica mesmo junto ao Mar que tem uma imobiliária na loja em baixo, ao lado de um relvado. E um restaurante/pastelaria muito jeitoso onde almocei, do outro lado.
    O Mar não sobe e molha aquilo tudo?

0.0152 seg. NEW