Iniciar sessão ou registar-se
    • Kosta
    • 25 fevereiro 2025 editado

# 1

Colocado por: Soliva
    Vai ter de procurar em todos os documentos, um resquício de registo da servidão de passagem , mas na sua ausência …
    Sim … se não se entenderem a bem com o proprietário, não terão alternativa a não ser intentarem ação para formalizar a existência da servidão , provando a sua existência e utilização há anos ( através de fotos e testemunhas ).
    Não vai ajudar á convivência, mas não poderá fazer mais nada .

Um conselho … legalize a propriedade o quanto antes, de preferência demolindo o que se encontra ilegal ou formalizem um documento relatando a intenção de repor a legalidade , após constatarem que o vosso pai fez obras sem o vosso conhecimento, não vá o Srº iniciar queixas a fim de vos pressionar com multas.
    Um advogado ( preferencialmente fora de zona ) saberá como agir nesse propósito.

A título de curiosidade… quais são as confrontações mencionadas nos registos ?

A nascente que é o lado do terreno da fábrica diz estrada - por isso imagino que seja o tal carreiro do lado esquerdo que se vê nas fotos mais antigas até com um portão verde com passagem a pé garantido então? Estarei correto? Ou posso assumir que que é na mesma pra acesso de viaturas? Peço desculpa mas nao tinha percebido que poderia ser essa a definição para a servidão e como diz só estrada que tipo de servidão define?

Antes de me criticarem eu nem nunca tinha percebido que havia aquele carreiro com portão como se vê na foto antiga, nós não tínhamos uma relação próxima com o meu pai e nem sequer conhecíamos bem a propriedade (mais de 20 anos que provavelmente não ia lá). Ou seja esse carreiro eu só percebi que existia como acesso depois de ver no Google maps datado de 2009.
  1.  # 2

A ser assim, ele tem uma certa razão … ele permitiu o acesso á garagem ilegal , mas tem o direito de a revogar.
    Não tendo a servidão já registada e sendo a garagem ilegal , não irá conseguir nada por esses lados.
    A confrontação “estrada” é a única a que terá direito de passagem.

Não se aborreça, entre em acordo que considere justo para ambas as partes, se entende que ele insiste em subvalorizar…. Ponha um letreiro a dizer vende-se e espere .
    Ou vende a outro ou o homem se realmente quiser o terreno vai ter de melhorar a proposta dele.
    Concordam com este comentário: dalmonio
  2.  # 3

Colocado por: KostaDepois do falecimento infelizmente ainda nao encontramos onde esta descrito o tipo de servidao de passagem.
    isso torna-se irrelevante. você tem o acesso à entrada bloqueada. tem de ser retirado.. mas se quiser ir por essas vias existe na GNR o auto da primeira ocorrência. veja o que consta nessa auto
    • Kosta
    • 25 fevereiro 2025

# 4

Colocado por: antonylemosisso torna-se irrelevante. você tem o acesso à entrada bloqueada. tem de ser retirado.. mas se quiser ir por essas vias existe na GNR o auto da primeira ocorrência. veja o que consta nessa auto

como posso pedir esse auto? simplesmente vou a GNR, explico e eles dao-me?
    • Kosta
    • 25 fevereiro 2025 editado

# 5

Colocado por: antonylemosisso torna-se irrelevante. você tem o acesso à entrada bloqueada. tem de ser retirado.. mas se quiser ir por essas vias existe na GNR o auto da primeira ocorrência. veja o que consta nessa auto

Bem da GNR a resposta foi:- Uiiiii 2021 esqueca isso de encontrar o relatorio etc lol. Vou-me aconselhar com um advogado sobre o que esta descrito na certidao (acesso: estrada). No pior dos cenarios o acesso a pe esta garantido, e tenho que demolir a garagem que esta ilegal e ponho a venda se ele nao nos quiser dar um valor decente pela propriedade.
    Concordam com este comentário: Soliva
  3.  # 6

Colocado por: SolivaA nascente que é o lado do terreno da fábrica diz estrada

Se diz estrada a nascente queria dizer que o terreno entre a casa e a estrada também deveria ser da mesma propriedade.
    Ou seja, nao teria servidao mas teria o terreno todo :)

Ele tem 2 terrenos registados? um para a fabrica e outro para o que esta junto ao seu?
    Ou é tudo apenas um?
    Se é apenas um que confrontacao ele tem a poente? Estrada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kosta
  4.  # 7

Colocado por: KostaVou-me aconselhar com um advogado sobre o que esta descrito na certidao (acesso: estrada).
    e diga-lhe para pedir o relatório da GNR. se for um advogado a pedir eles mexem-se senão fazem de conta que é muito difícil
  5.  # 8

Colocado por: marco1dalmonio
    leu o topico desde o principio?
    penso que o Kosta apenas para já quer poder continuar a aceder nem que seja a pé, o dono é que anda lá a meter separadores de cimento para lhe cortar a passagem por forma a poder comprar a propriedade do Kosta por tuta e meia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Kosta

Eu li desde o inicio Marco, mas viu a mesma fotografia que eu? é que daquilo que vejo o separador não impede a passagem a pé, mas não permite que viaturas passem para a garagem isso é certo. Daquilo que se vê pela foto mais recente e pela outra mais antiga onde até é visível um portão, o separador até está no limite daquela faixa que serviria de "servidão de passagem". Eu não estou aqui a querer dizer que a outra parte está certa ou errada mas o que percebo é que quem fez aquela garagem ilegal a contar com a passagem de viaturas por terreno alheio não teve bom senso, isso sim. é que por essa logica a seguir aumentam a garagem que já por si é ilegal e basicamente a outra parte fica com um terreno que serve de estrada para entrada e saida de viaturas.
  6.  # 9

Colocado por: KostaUm pouco de bom senso nao lhe fazia mal nao.

Bom senso, a quem construiu ilegalmente e transformou uma passagem pedonal em estrada para viaturas, em terreno alheio, certo?
  7.  # 10

Desconfio que onde está o separador de betão seja ou área pública ou do terreno da casa
  8.  # 11

Colocado por: RicardoPortoou do terreno da casa

Isso não faz qualquer sentido. Sendo que ambos os terrenos estavam murados, separados e existia uma passagem de serventia por um deles... Só se o antigo dono não fizesse a mínima ideia do que era dele e o tal dono da fabrica por algum motivo lhe desse na telha para reclamar e entrar em conflito por algo que não é dele sem qualquer documento que o comprovasse. Essa teoria simplesmente não faz sentido.
  9.  # 12

Tem contadores de água virados para a via pública ou terreno vizinho?? postes telecomunicações.. e não faz sentido?

Explique o seu ponto de vista
  10.  # 13

Colocado por: RicardoPortoTem contadores de água virados para a via pública ou terreno vizinho?? postes telecomunicações.. e não faz sentido?

Explique o seu ponto de vista

Eu olho para a foto mais antiga e não vejo contadores, vejo um poste mas encostado ao muro.
    Depois na foto mais recente vê-se uma garagem e outra construção (dito pelo OP, construído ilegalmente).
    O facto de terem construído e terem lá metido umas caixas de contadores não o torna legal certo?
  11.  # 14

As caixas contadores, são apenas caixas vazias, não têm contadores.
    • Kosta
    • 26 fevereiro 2025 editado

# 15

Colocado por: VarejoteAs caixas contadores, são apenas caixas vazias, não têm contadores.

O da agua mais do lado direito nao esta vazio, é la que esta o contador da agua, faz alguma diferenca isso?
  12.  # 16

Colocado por: Kosta

O da agua mais do lado direito nao esta vazio, é la que esta o contador da agua, faz alguma diferenca isso?

Em termos legais não vai ter diferença.

Desde que esteja no exterior, os SMAS colocam/mudam contador, não sabem se é terreno privado, público ou alguma serventia.
    Concordam com este comentário: dalmonio
    • Kosta
    • 26 fevereiro 2025

# 17

Colocado por: Piafinho

Se diz estrada a nascente queria dizer que o terreno entre a casa e a estrada também deveria ser da mesma propriedade.
    Ou seja, nao teria servidao mas teria o terreno todo :)

Ele tem 2 terrenos registados? um para a fabrica e outro para o que esta junto ao seu?
    Ou é tudo apenas um?
    Se é apenas um que confrontacao ele tem a poente? Estrada?

Isso eu nao faco a minima ideia, Ha alguma forma de eu consultar sem ter que lhe pedir isso? eu acho que o nosso diz estrada simplesmente porque aquele carreiro de acesso a pe que se ve nas fotos (especialmente de 2009 do nosso terreno a estrada) garantia esse acesso do terreno á estrada.
    • Kosta
    • 26 fevereiro 2025

# 18

Colocado por: dalmonio
    Bom senso, a quem construiu ilegalmente e transformou uma passagem pedonal em estrada para viaturas, em terreno alheio, certo?

Dalmonio, aproveito para lhe pedir desculpa, as vezes entusiasmo-nos com estas coisas e agradeco-lhe novamente o feedback que deu e tem dado sobre o assunto. Eu nao sei em que moldes o meu pai decidiu construir a garagem de forma ilegal e pelo que sei o acesso foi sempre tranquilo tirando a situacao de 2021 e agora que ele nos ta a pressionar para comprar o terreno por tuta e meia.

Eu nao ia la ao sitio nem falava com o meu pai faz muitos anos e fui atirado para esta situacao.

Eu nao sabia mas parece que a fabrica pode ter sido comprada por este empresario pouco antes da situacao em 2021 (dai ter bloqueado na altura), depois foi obrigado a remover, ou simplesmente decidiu remover por vontade propria apos a policia ter sido chamada.

Isto acima nao tenho bem certezas, foi-me dito recentemente.

agora que que o meu pai morreu voltou a fazer o mesmo. Eu nao sei mais nada e com certeza o empresario nao me vai contar ao certo.
  13.  # 19

Colocado por: KostaA nascente que é o lado do terreno da fábrica diz estrada

e as areas nesse papel batem certo com as areas do terreno?

isso tem todo o aspecto de te sido um terreno unico, que depois foi dividido e o terreno encravado ficou com uma serventia. Cheira-me que o papel onde está essas confrontações é o papel do terreno original.

se tinha uma relação distante com o seu pai, vendendo, mesmo por tuta e meia, fica com o problema resolvido de vez e deixa de se preocupar. essa casa, no terreno em que está, pode não ter o valor que você julga. Provavelmente tb não tem o valor que o dono da fábrica está a dar.

o direito de serventia, é mesmo o direito de serventia para chegar ao terreno, por onde passa a água e a luz? pelo terreno da fábrica? isso é tudo muito estranho eu vendia por tuta e meia.
  14.  # 20

Ele está a pressionar e a oferecer um valor baixo para ver se cola.
    Faça como aqui já lhe sugeriram.
    Pretende no mínimo 55.000,00€, coloque lá uma placa e peça 65.000,00, talvez que ele vendo lá a placa se chegue à frente com uma oferta bem melhor que a que fez actualmente.

0.0215 seg. NEW