Colocado por: Aries23Boa noite,
O senhorio opôs-se recentemente à renovação do contrato de arrendamento, depois de lhe ter solicitado a atualização do contrato nas finanças.
Tinha-lhe solicitado essa atualização para poder candidatar-me ao apoio ao arrendamento, devido ao aumento significativo do valor da renda.
Embora tenho tido pena de não poder ficar na casa, senti alívio porque tem sido bastante difícil a interação com este senhorio em particular.
Neste momento, apenas gostava de prosseguir com a minha saída de forma mais pacífica possível. Planeio deixar a casa limpa e em condições, e reaver o valor da caução. No entanto, sinto que, com este senhorio, é possível que ele coloque problemas no momento da saída.
Assim, gostava de perguntar que precauções devo ter para reaver o valor da caução?
Caso o senhorio ache que algo não esteja em condições, e quiser usar a caução para tal, terá ele que apresentar algum recibo do arranjo que ele iria fazer?
Que tipo de situações pode ele usar para ficar com a caução?
Colocado por: HideCodeMas a casa nunca vai estar como foi entregue... Em relação a esses potências questões que o proprietário pode levantar como resolvem?
Colocado por: sognimA melhor maneira de se precaver é combinar o dia e a hora para a vistoria ao apartamento e entrega das chaves.
Feita a vistoria e se chegarem à conclusão de que está tudo conforme o recebeu, caução para a sua mão e cheves para a mão do senhorio.
Nunca entregue o apartamento (chaves) sem estarem de acordo com o estado do imóvel e a devolução total ou parcial da caução.
Actualmente as transferências bancárias são feitas na hora.
Colocado por: xiripitiTem fotos de como foi lhe entregue a casa?
O senhorio pode sempre encontrar alguma coisa para pegar e ficar com a caução ou parte dela, eu usaria o mês que tem sem pagar e andava
Colocado por: xiripitiBom senso.. mas ao que parece o seu senhorio não me parece muito de bom senso
Colocado por: Aries23
Obrigada pela dica. Li algures que o senhorio poderia adiar a entrega da caução até 30 dias após a entrega da casa? Caso não chegamos a um acordo na hora da entrega, teria que entregar a casa na mesma certo?
Estou a ponderar gravar um vídeo com o estado da casa no dia da entrega, para servir como prova.
Embora seria ideal se o senhorio tivesse que pelo menos disponibilizar comrovativo/fatura de pagamento de arranjos, caso ele queira ficar com parte da caução para supostos arranjos.
Seria ideal poder usar o valor da caução como última renda, embora legalmente creio que teria que cumprir o pagamento na mesma?
Sim infelizmente, após os problemas que tenho tido com este senhorio, não poderei confiar no bom sense dele. Por esta razão, sinto a necessidade de me proteger e fazer as coisas como deve ser, para minimizar a possibilidade de haver problemas.
Colocado por: xiripiti
Não percebi, pagou a caução no momento de entrada? Se sim, então tem só de avisar o senhorio por email ou carta registada a dizer que vai embora e um desses meses vai usufrui da caução
Colocado por: size
Errado- Haja bom senso.
O valor da caução nunca pode ser convertido no pagamento de qualquer renda sem o devido acordo do senhorio.
Apenas o poderá ser no caso do inquilino pretender sair da casa e ter rendas em atraso. Neste caso, ao valor das rendas por pagar há que acrescentar a devida penalização.