Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou prestes a avançar com a construção da minha casa e tenho algumas preocupações relativamente ao projeto de arquitetura que foi desenhado pela antiga dona do terreno. O terreno é inclinado, descendo da estrada para o fundo, e o projeto aprovado tem a entrada principal ao nível da estrada, que coincide com o andar dos quartos. A área social (sala, cozinha, etc.) fica na cave, com acesso ao jardim.

O que me está a causar estranheza é o facto de a entrada ser feita diretamente para a zona dos quartos. Sempre vi as entradas principais ligadas à zona social e tenho receio de que esta configuração seja pouco prática. Como poderia contornar esta situação sem precisar de um novo projeto completo? Alguma sugestão de solução funcional para manter a entrada ao nível da rua sem comprometer a disposição da casa?

Existe também a possibilidade de inverter a distribuição da casa, ou seja, colocar os quartos na cave e a entrada ao nível da estrada, na área social. No entanto, neste caso, para aceder ao jardim teria sempre que passar pelos quartos, o que também me parece pouco prático.

Outro ponto que me preocupa é que o projeto atual já está aprovado pela câmara, mas a aprovação expira em julho. Não sei se o mais sensato seria refazer o projeto com mais calma ou se deveria aproveitar este e apenas fazer pequenas alterações, correndo o risco de perder a aprovação mas poupando o valor de um projeto inteiro.

Envio em anexo as imagens que tenho do projeto feito pela antiga proprietária.

Há também alguns detalhes que, à primeira vista, gostaria de alterar, como, por exemplo, eliminar a divisão que separa os dois “mini-terraços”. A antiga proprietária tinha a ideia de construir uma piscina na parte mais baixa do terraço, mas no meu caso penso que faz mais sentido deixar o espaço contínuo, sem divisões.

É a primeira vez que estou a analisar um projeto, por isso todas as vossas sugestões serão bem-vindas! :)

Obrigado!
    Ricardo
      Captura de ecrã 2025-02-24, às 22.06.35.png
      Captura de ecrã 2025-02-24, às 22.06.29.png
      Captura de ecrã 2025-02-24, às 22.06.15.png
  2.  # 2

isso de unir os dois patamares( terraço) pode não ser possivel pois estará a fazer muros demasiado altos em relação aos vizinhos para alem do aterro...
    já fiz um projeto assim mas a entrada ( hall) estava mais no enfiamento das escadas e não do corredor dos quartos.
    tem de ver o que lhe poderá dar mais conforto se é ter a zona social logo acessivel mas sem acesso direto ao exterior e os quartos em baixo, ou como está no projeto com a zona social no piso inferior com acesso ao logradouro, depende do da vivencia que vai querer.
    acho esse projeto muito datado e vai custar uma boa nota, mais valia era começar dpo zero com um bom projeto mais atual e quem sabe mais rentabilizado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Se não gosta do projeto não avance com a obra apenas porque o prazo para levantar a licença termina em Junho. Antes do prazo terminar pode pedir a sua prorrogação.
    Vai gastar uma pipa de massa nessa obra, é preferível alterar o projeto do que estar a construir um projeto que não gosta.
    Quanto ao projeto, acho muito mau.
    Na cobertura parece que tem um terceiro piso, o que é aquilo?
  4.  # 4

Como já lhe indicaram, se tem dúvidas deverá ser melhor começar do zero, e procurar outra abordagem.

Esta é apenas a minha opinião: Embora compreenda o apelo de pegar num terreno com projeto aprovado para evitar ter de passar por todo o processo burocrático e tempo de espera, nunca me faria sentido investir numa casa que foi desenhada para outra pessoa (ou para ninguém em concreto).
    Ou compramos feito, ou então se é para construir do zero, que seja algo feito para nós, que vá de encontro à nossa maneira de utilizar a casa, às nossas expetativas.

Pense com calma, avalie os custos envolvidos mas acima de tudo, a satisfação a longo prazo. Arrependimentos com negócios desses acaba por ser desgastante.
  5.  # 5

Obrigado pelas vossas dicas e comentários!

Estou mais do que convencido a fazer um novo projeto, independentemente dos custos que isso possa ter. Vou ter uma reunião com o arquiteto daqui a uns dias e gostava de recolher algumas ideias antes disso, se puderem partilhar.

Para este modelo de casa, existem sugestões que achem interessantes? Conhecem projetos semelhantes, onde a casa “desce em vez de subir"? Há alguma coisa boa no projeto anterior que eu possa usar como ideia?

Quanto mais boas ideias conseguir reunir, melhor poderei preparar-me para a reunião.

Muito obrigado, mais uma vez, a todos os ajudantes deste fórum! :)
  6.  # 6

Colocado por: ric.correiaComo poderia contornar esta situação sem precisar de um novo projeto completo?
    a entrada é aquela que vc usar. ter uma entrada em cima nao significa que nao pode usar uma das portas em baixo.

certamente foi desenhado e legendado no projecto dessa forma por questões de cumprir com os regulamentos de acessibilidades.

tirando esse pequeno pormenor se o projecto não satisfaz.. o melhor é fazer um novo e esquecer esse.
  7.  # 7

Colocado por: ric.correiaEstou mais do que convencido a fazer um novo projeto, independentemente dos custos que isso possa ter.
    os custos que isso possa ter certamente vão ser menores que os custos de aqueles muros todos, daterraça na cobertura e de todas as 'brincadeiras' extra que o projecto tem

0.0114 seg. NEW