Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: reg

ou seja, para pagar a pensão social à alguém que nunca descontou, seja ele imigrante ou não, deve faltar investimento noutras áreas tipo saúde, faz todo o sentido

Se o valor vem de impostos para pagar estas pensões, isso significa que não vai para outras coisas, obviamente.
    O acesso a essa pensão também tem algum condicionalismo, mas não sei exactamente quais.
    A esmagadora maioria dos beneficiários desta pensão são mulheres que sempre foram donas de casa e nunca descontaram. Em muitos casos são beneficiárias de pensões de sobrevivência, mas muito baixas.
    Não faço a minima ideia se existem imigrantes nestas condições, mas de certo não serão destes últimos, porque para isso teriam de ter agora, no mínimo, quase 70 anos e não é esse o perfil de quem tem chegado nos últimos anos.
    Atenção que os emigrantes portugueses que tenham descontado noutros regimes que sejam reconhecidos pela SS, os europeus p.e., esse tempo também conta para os 15 anos de periodo de garantia. Ou seja, alguém que descontou em Portugal 10 anos e depois foi para França onde descontou p.e. 30 ou mais anos, quando se reformar (na idade normal de reforma em Portugal) tem direito a pensão relativa aos 10 anos que descontou en Portugal.
  2.  # 202

nunca é inferior pois claro, mas devem ser alguns 100€ de diferença, faz lhe sentido alguém que contribuiu durante 15 anos receber apenas 100€ mais do que alguém que nunca descontou nada? Injustiça social no seu melhor

Quem recebe pensão do sistema contributivo, até pode só ter contribuído com 5 anos. Veja o que escrevi no comentário anterior.
    Alguém que só descontou 15 anos, dependendo do valor sobre o qual descontou, pode mesmo ter uma pensão muito próxima da pensão social, mas isso não significa que essa pessoa esteja a ser injusticada face aos restantes pensionistas desse sistema.
    A eventual injustica sera para com todos os contribuites, por estarem a suportar uma pensão, embora pequena, a quem não descontou para a segurança social e não tem hoje os rendimentos minimos para viver.
    Desde que não haja marosca por parte do beneficiario, saber se há injustiça ou não, isso já depende dos valores e principios de cada um. Eu p.e. não me importo nada que o estado, ou seja todos nós, tenhamos de suportar esse fardo, para que não haja idosos a viver em maior indigência do que alguns já vivem.
    Claro que muitos até podem estar nessas condições fruto de escolhas erradas quando eram mais novos, mas isso não vai mudar a condição actual deles. Agora, ou ajudamos, ou terão uma vida ainda pior.
    Podemos é tentar que quem hoje é novo, não faça essas escolhas, mas também sabemos que nem sempre o estado e mesmo cada um de nós faz tudo o que deve. Mas isso seria outra discussão.
    • reg
    • há 1 dia

# 203

Colocado por: AMG1O acesso a essa pensão também tem algum condicionalismo, mas não sei exactamente quais.

não pode ter mais nenhum rendimento ou ser demasiado baixo, apenas isto
    • reg
    • há 1 dia

# 204

Colocado por: AMG1

Quem recebe pensão do sistema contributivo, até pode só ter contribuído com 5 anos. Veja o que escrevi no comentário anterior.
    Alguém que só descontou 15 anos, dependendo do valor sobre o qual descontou, pode mesmo ter uma pensão muito próxima da pensão social, mas isso não significa que essa pessoa esteja a ser injusticada face aos restantes pensionistas desse sistema.
    A eventual injustica sera para com todos os contribuites, por estarem a suportar uma pensão, embora pequena, a quem não descontou para a segurança social e não tem hoje os rendimentos minimos para viver.
    Desde que não haja marosca por parte do beneficiario, saber se há injustiça ou não, isso já depende dos valores e principios de cada um. Eu p.e. não me importo nada que o estado, ou seja todos nós, tenhamos de suportar esse fardo, para que não haja idosos a viver em maior indigência do que alguns já vivem.
    Claro que muitos até podem estar nessas condições fruto de escolhas erradas quando eram mais novos, mas isso não vai mudar a condição actual deles. Agora, ou ajudamos, ou terão uma vida ainda pior.
    Podemos é tentar que quem hoje é novo, não faça essas escolhas, mas também sabemos que nem sempre o estado e mesmo cada um de nós faz tudo o que deve. Mas isso seria outra discussão.

o que diz aplica-se às pessoas que cá nasceram e viveram a vida inteira, agora quando vem um imigrante por exemplo perto da idade da reforma por motivos óbvios não é justo receber esse subsídio
  3.  # 205

não pode ter mais nenhum rendimento ou ser demasiado baixo, apenas isto

Creio que a existência de património também é levado em conta.
  4.  # 206

o que diz aplica-se às pessoas que cá nasceram e viveram a vida inteira, agora quando vem um imigrante por exemplo perto da idade da reforma por motivos óbvios não é justo receber esse subsídio

Bem, se o seu problema é com os imigrantes que chegam cá proximos da idade da reforma, julgo que não tem problema nenhum. Esses devem ser tendencialmente nenhuns!
    Eu bem dizia lá atrás que este era um debate em que já todos tinham conclusões prévias, logo completamente inútil.
    Eu bem dizia lá atrás que este era um debate em que ja toda a gente tinha conclusões
    • reg
    • há 1 dia

# 207

Creio que a existência de património também é levado em conta.

Quem é rico nem paga impostos cá nem quer saber da esmola da SS, estamos a falar de imigrantes pobres sem qualquer património
  5.  # 208

Colocado por:reg

Quem é rico nem paga impostos cá nem quer saber da esmola da SS, estamos a falar de imigrantes pobres sem qualquer património

Mas quem é que está a falar de ricos?
    Estamos a falar de pessoas que são candidatas à pensão social, acha que estamos a falar de ricos?
    Essa ideia absurda de quando se fala do patrimonio de alguém já estamos a falar de ricos é um perfeito disparate. Mostra bem a enorme proximidade entre algumas leituras da realidade por parte do Chega e do BE/PCP.
    A maioria dos portugueses adultos tem algum patrimonio, alguns uma casa, muitos um carro, outros terão outras coisas.
    Com os estrangeiros é a mesma coisa, haverá ricos, remediados e pobres. Óbviamente que os candidatos a receberem prestações sociais não serão os ricos nem sequer os remediados, mas os mais pobres, tal como acontece com os portugueses.
  6.  # 209

Colocado por: marco1basta andar um pouco por Lisboa e ver certos emigra a coçar as costas
    uma boa parte está cá para parasitar o sistema e sabe se lá para que esquemas.

Uiiii … nem me diga nada … então á porta dos cafés … é só velos desde as 09h até às 02h , sempre com uma mini na mão e trabalho … tá quieto …
    Ah espera … os tugas pode ser …

Colocado por: marco1uma coisa é vir imigrantes para trabalhar outra é importar estilos de vida e comunidades a granel.

Nem mais … estes gajos a entrar pelos países dos outros e impor a cultura e religião deles.
    Ah espera … os tugas pode ser …

Colocado por: marco1ao menos os chineses das lojas tem uma presença positiva e util e muito discreta.

Aqui já não dá , tive de parar para me rir … destruir a nossa cultura e costumes … nem pensar … a economia … já pode ser.

Confesso que nunca me deixará de espantar a capacidade de certas pessoas de escolher “isto” e “aquilo” quando o verdadeiro incomodo é outro … simplesmente ainda não tiveram a coragem de o dizer .
    A religião e a cor da pele…
    Algo que os outros não tem qualquer culpa …
    A falta de empatia é abominável, sem perceberem a sorte que tiveram de nascer na Europa , em vez de África e Ásia …
    Sem perceberem que a culpa das situações políticas, sociais e económicas das áreas de onde vem os imigrantes são exclusivamente heranças colonialistas.
    Chora-se que só vem mão de obra barata e eu a ver um médico sírio neste momento a montar um palco… numa tentativa de poupar dinheiro para exercer a função em Portugal e trazer a família.

A lata dizerem que a maioria quer isto ou aquilo, porém atrevo -me a dizer que falaram com 1 ou 2 imigrantes … isto se alguma vez falaram com algum… mas …
    Vozes de burro não chegam aos céus … já dizia a minha avó …
    Isso e o empranhar pelos ouvidos .

Brada-se a qualidade de mão de obra portuguesa que se exporta vs a qualidade de mão de obra imigrante que se importa … e revelam o quão pouco conhecem da realidade .

Há crime ? Há sim senhor !
    Há redes de tráfico ? Há sim senhor !
    Há aproveitadores dos sistemas criados pelo sistema político português ? Há sim senhor !

Sempre houve e haverão , dizer que a maioria é isto é aquilo , lamentavelmente é puramente o reflexo das notícias populistas que alimentam a CS.
    Meus caros … a maioria quer ter uma vida melhor… quer trabalhar… alguns até só querem a oportunidade de viver .

Culpar as pessoas pelos problemas sistémicos que vem de há anos causados pelos políticos portugueses é só triste.
    A culpa das rendas de 1000€ não é das 10 famílias que se metem num T1 … é da ausência de décadas de uma política de construção de parque público e ausência de incentivos á construção privada .
    É do aumento de impostos sem olhar a quem…
    A culpa da SS não é das pessoas que nunca trabalharam e no fim recebem 400€, é das políticas de subsidiaçao do povo português para controlo de voto, falta de uma política sensata nos descontos e taxas progressivas na reforma, é o cherry-picking da política de reforma , onde um político trabalha 5 anos e está despachado a 100% um funcionário público trabalha menos horas e está despachado a 100% e uma pessoa se pode reformar … por ansiedade.
    Mas alguém acha isto sustentável ?

Não opta-se por culpar o gajo de turbante … até porque é mais fácil do que enfrentar os problemas reais de frente .
    • reg
    • há 15 horas

# 210

Mas quem é que está a falar de ricos?
    Estamos a falar de pessoas que são candidatas à pensão social, acha que estamos a falar de ricos?
    Essa ideia absurda de quando se fala do patrimonio de alguém já estamos a falar de ricos é um perfeito disparate. Mostra bem a enorme proximidade entre algumas leituras da realidade por parte do Chega e do BE/PCP.
    A maioria dos portugueses adultos tem algum patrimonio, alguns uma casa, muitos um carro, outros terão outras coisas.
    Com os estrangeiros é a mesma coisa, haverá ricos, remediados e pobres. Óbviamente que os candidatos a receberem prestações sociais não serão os ricos nem sequer os remediados, mas os mais pobres, tal como acontece com os portugueses.

e acha normal portanto esses mesmo imigras receberem subsídios para o resto da vida e ainda ganhar casas, quando não há para muitos porque tiveram azar de ter algum familiar então estão riscados da lista?

0.0396 seg. NEW