Colocado por: reg
ou seja, para pagar a pensão social à alguém que nunca descontou, seja ele imigrante ou não, deve faltar investimento noutras áreas tipo saúde, faz todo o sentido
Colocado por: reg
nunca é inferior pois claro, mas devem ser alguns 100€ de diferença, faz lhe sentido alguém que contribuiu durante 15 anos receber apenas 100€ mais do que alguém que nunca descontou nada? Injustiça social no seu melhor
Colocado por: AMG1O acesso a essa pensão também tem algum condicionalismo, mas não sei exactamente quais.
Colocado por: AMG1
Quem recebe pensão do sistema contributivo, até pode só ter contribuído com 5 anos. Veja o que escrevi no comentário anterior.
Alguém que só descontou 15 anos, dependendo do valor sobre o qual descontou, pode mesmo ter uma pensão muito próxima da pensão social, mas isso não significa que essa pessoa esteja a ser injusticada face aos restantes pensionistas desse sistema.
A eventual injustica sera para com todos os contribuites, por estarem a suportar uma pensão, embora pequena, a quem não descontou para a segurança social e não tem hoje os rendimentos minimos para viver.
Desde que não haja marosca por parte do beneficiario, saber se há injustiça ou não, isso já depende dos valores e principios de cada um. Eu p.e. não me importo nada que o estado, ou seja todos nós, tenhamos de suportar esse fardo, para que não haja idosos a viver em maior indigência do que alguns já vivem.
Claro que muitos até podem estar nessas condições fruto de escolhas erradas quando eram mais novos, mas isso não vai mudar a condição actual deles. Agora, ou ajudamos, ou terão uma vida ainda pior.
Podemos é tentar que quem hoje é novo, não faça essas escolhas, mas também sabemos que nem sempre o estado e mesmo cada um de nós faz tudo o que deve. Mas isso seria outra discussão.
Colocado por: reg
não pode ter mais nenhum rendimento ou ser demasiado baixo, apenas isto
Colocado por: reg
o que diz aplica-se às pessoas que cá nasceram e viveram a vida inteira, agora quando vem um imigrante por exemplo perto da idade da reforma por motivos óbvios não é justo receber esse subsídio
Colocado por: AMG1
Creio que a existência de património também é levado em conta.
Colocado por:reg
Quem é rico nem paga impostos cá nem quer saber da esmola da SS, estamos a falar de imigrantes pobres sem qualquer património
Colocado por: marco1basta andar um pouco por Lisboa e ver certos emigra a coçar as costas
uma boa parte está cá para parasitar o sistema e sabe se lá para que esquemas.
Colocado por: marco1uma coisa é vir imigrantes para trabalhar outra é importar estilos de vida e comunidades a granel.
Colocado por: marco1ao menos os chineses das lojas tem uma presença positiva e util e muito discreta.
Colocado por: AMG1
Mas quem é que está a falar de ricos?
Estamos a falar de pessoas que são candidatas à pensão social, acha que estamos a falar de ricos?
Essa ideia absurda de quando se fala do patrimonio de alguém já estamos a falar de ricos é um perfeito disparate. Mostra bem a enorme proximidade entre algumas leituras da realidade por parte do Chega e do BE/PCP.
A maioria dos portugueses adultos tem algum patrimonio, alguns uma casa, muitos um carro, outros terão outras coisas.
Com os estrangeiros é a mesma coisa, haverá ricos, remediados e pobres. Óbviamente que os candidatos a receberem prestações sociais não serão os ricos nem sequer os remediados, mas os mais pobres, tal como acontece com os portugueses.