Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: regvamos despedir os polícias que não fazem nada porque sabem que nada lhes vai acontecer?

Não é essa a função deles … o destino dos ocupas e eventual processo a desenrolar após o despejo não lhes cabe a eles decidir .
    A eles cabe cumprir a lei.
    Neste caso estão em falta com o seu dever de impor a lei.
  2.  # 2

Colocado por: Soliva
    Não é essa a função deles … o destino dos ocupas e eventual processo a desenrolar após o despejo não lhes cabe a eles decidir .
    A eles cabe cumprir a lei.
    Neste caso estão em falta com o seu dever de impor a lei.

É fácil falar, do lado de fora.

Esses mesmos polícias que tanto dizem aqui não querer trabalhar também têm famílias e filhos para sustentar. Têm contas pra pagar.
    E infelizmente em Portugal os mesmos estão na maior parte das vezes de mãos atadas porque, se agem, ainda levam com um processo em tribunal pelos próprios bandidos (abuso de poder, xonofobia, etc etc). E depois têm de andar a pagar indemnizações aos vagabundos que fazem disto profissão.

Ou acha que se os polícias soubessem que estavam salvaguardados, não tinham até prazer de ir lá os arrancar de lá pra fora?
    Concordam com este comentário: diouf_matos, Carvai, Vítor Magalhães, Contratempo
    • NBA
    • 27 fevereiro 2025 editado

# 3

Colocado por: NBA

Parece simples mas não é.
    Passava de vítima a agressor e aí não só tinha problemas com a lei como iria ter problemas com os ocupas. Pensa que esta gente não está preparada para tudo? Sem vergonha e sem princípios estas pessoas estão dispostas a tudo. São experientes no assunto e não têm problemas nenhum em entrar nos conflitos. Sabe qual a etnia que estou a falar.

Colocado por: Sirruper
    Eu mato para defender a familia e a minha propriedade.
    O NBA o que faria? Mete o rabo no meio das pernas?
    Anarquia trava-se com violencia. Prefiro morrer a lutar, do que ver e chorar.

Nem sei o que diga.
    Ficam as minhas palavras e as suas.
    RESPECT.
    • Soliva

# 4

Colocado por: TyrandeEsses mesmos polícias que tanto dizem aqui não querer trabalhar também têm famílias e filhos para sustentar. Têm contas pra pagar.

Espere … mas não se equaciona isso quando se escolhe essa carreira como profissão ?
    Se só se vai para a polícia porque se fica “giro de farda e tem-se uma arma” … então não servem para nada para a população.
    Caríssimo … aja noção .

Entre um ocupa que invade propriedade privada e um polícia inapto para exercer a sua função … venha o diabo e escolha.
    •  
      Tyrande

# 5

Espere … mas não se equaciona isso quando se escolhe essa carreira como profissão ?
    Se só se vai para a polícia porque se fica “giro de farda e tem-se uma arma” … então não servem para nada para a população.
    Caríssimo … aja noção .

Entre um ocupa que invade propriedade privada e um polícia inapto para exercer a sua função … venha o diabo e escolha.

Nao, nao se equaciona andar a pagar indemnizacoes a malandros ou a levar repreensoes com graves consequencias pra sua Carreira (e família) quando se Vai pra polícia

Nem ninguém Vai pra lá pra ser insultado e agredido gratuitamente porque folgados Como você acham que eles Sao carne pra canhao, aparentemente.

Vao pra polícia para Fazer cumprir com a lei.

O problema é que na major parte das vezes a lei beneficia o infrator. Nao o polícia.

Aja noção é você que está completamente desenquadrado da realidade das Forças de Segurança.

Quer é ver o problema resolvido. Se alguém se **** na Vida pra o resolver, já não é problema seu, correto?
    Concordam com este comentário: diouf_matos, Carvai
    • Soliva

# 6

Tanta larachada mas pelo menos algo se safou ….
    ….
    Colocado por: TyrandeVao pra polícia para Fazer cumprir com a lei.

É só isso que se pede … no entanto …até isto se recusam a fazer.
    Colocado por: Tyrandevocê que está completamente desenquadrado da realidade das Forças de Segurança.
    Quer é ver o problema resolvido. Se alguém se **** na Vida pra o resolver, já não é problema seu, correto?

Por acaso até não estou nada desenquadrado, e porém como proprietário e cidadão tenho o direito de esperar e exigir que as forças de segurança cumpram o seu dever.
    Não lhes cabe a eles avaliar a sua ação em função do desenvolvimento jurídico posterior.
    Nas forças armadas existe algo tão simples como dever e cumprir ordens … toda a hierarquia daquela esquadra falhou em ambas.
    Ambas as patrulhas falharam no seu dever … ambas deveriam ser colocadas sob inquérito e o comando destituído.

Colocado por: Tyrandeporque folgados Como você acham que eles Sao carne pra canhao

Acanhe-se nas ofensas pessoais … acima de tudo respeito.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  3.  # 7

Sei que todas as pessoas acham que percebem de leis, só não percebo porque razão os juízes, procuradores, advogados, se especializam em determinadas áreas (deve ser só para perder tempo).

Afinal de contas o Soliva tem a solução, é chegar e expulsar, com base na palavra do proprietário, que posteriormente em tribunal até se pode vir a provar que mentia.

Eu digo lhe o seguinte a maioria dos OPCs fazem mais do que a sua obrigação legal. Quando as decisões começam a ter consequências a notícia espalha se, e os OPCs passam a atuar de acordo com aquilo que são as decisões dos juizes.

Sei que em teoria a Lei é muito fácil de interpretar, mas também que aquilo que é assim para uns, é cozido para outros.
    • Soliva

# 8

Colocado por: diouf_matosAfinal de contas o Soliva tem a solução, é chegar e expulsar, com base na palavra do proprietário, que posteriormente em tribunal até se pode vir a provar que mentia.

Ainda estamos a falar neste caso ou já partimos para as generalizações?
    É que se é o segundo … avançamos já para o inevitável fim dos posts por aqui que é o desvio de assunto .

Neste caso até é bem simples …. Os próprios infractores admitiram o crime, alegando motivos sociais.
    O OPC optou por não agir, falhando o seu dever
  4.  # 9

Mas você sabe se eles o admitiram perante os OPCs para afirmar isso?

É isto que a malta tem dificuldade em perceber.

Vai me dizer, já admitiram, já podem ir expulsar, errado, decorre um processo onde o juiz decidira, e nessa altura logo se vê.

Nenhum OPC gosta disto.
    • Soliva

# 10

Colocado por: diouf_matosMas você sabe se eles o admitiram perante os OPCs para afirmar isso?
    É isto que a malta tem dificuldade em perceber.

Não viu a entrevista e o debate posterior é isso ?
    Colocado por: diouf_matosVai me dizer, já admitiram, já podem ir expulsar,

Correcto … podem expulsar cumprindo o seu dever perante o crime de invasão de propriedade, violação de domicílio e furto
    Colocado por: diouf_matoserrado, decorre um processo onde o juiz decidira, e nessa altura logo se vê.

Esse processo ocorre após detenção.
  5.  # 11

Soliva eu gostava que você tivesse razão.

No entanto a minha experiência de vida, que inclui situações muito muito semelhantes.

Não vão de acordo com o que refere.

Volto a dizer um imóvel desocupado é muito diferente de um imóvel ocupado, embora a Lei não faça distinção entre os dois.
  6.  # 12

Colocado por: diouf_matosVolto a dizer um imóvel desocupado é muito diferente de um imóvel ocupado, embora a Lei não faça distinção entre os dois.

E eu como estudante de direito lhe digo que ambos recaiem em âmbito de propriedade privada.
    Não cabe ás forças policiais fazer distinção escolhendo ou não cumprir o seu dever.
  7.  # 13

E eu como estudante de direito lhe digo que ambos recaiem em âmbito de propriedade privada.
    Não cabe ás forças policiais fazer distinção escolhendo ou não cumprir o seu dever.

Você é estudante, eu já estudei e continuo a faze-lo.

Sou OPC à mais de 15 anos e grande parte dele APC.

Já vi que têm dificuldade em compreender que a Lei pode ser interpretada de muita forma, se houvesse apenas uma forma de a interpretar as coisas seriam muito simples.

Espero que estude bem e que chegue a juiz, tendo em conta aquilo que escreve, certamente que os OPCs vão gostar de o apanhar a tomar decisões (nesta parte sem qualquer ironia).
    • Soliva

# 14

Colocado por: diouf_matosJá vi que têm dificuldade em compreender que a Lei pode ser interpretada de muita forma, se houvesse apenas uma forma de a interpretar as coisas seriam muito simples.

Não tenho qualquer oposição a essa presunção, mas tenho a certeza absoluta que não cabe a um agente das FP fazê-lo, no cumprimento do seu dever e no exercício das suas funções.
    Daí a minha menção que houve grande falha no exercício das funções dos agentes que se deslocaram á ocorrência.

Atenção que não estou a desculpar o perpetrante do crime …neste caso os ocupantes , o que eu defendo igualmente é que existe uma passividade negligente dos parte dos agentes e do seu comando operacional que se remetem a fazer julgamentos que condicionam a sua ação, que vão contra a base do seu dever e missão.
    E este tipo de acção na sociedade tem consequências que vão desde o sentido de impunidade dos infractores, á mais que falada percepção de insegurança.
  8.  # 15

Pois não, mas pode contactar um procurador e agir de acordo com as ordens que recebe.

Pode já ter passado por várias situações semelhantes e como tal saber qual é o entendimento na comarca sobre o tema.

Há coisas que só ganham com a experiência e volto a dizer a Lei é igual em todo o lado, mas se o OPC agir de igual forma em todo o lado vai queimar-se.
    • Soliva

# 16

Colocado por: diouf_matosPode já ter passado por várias situações semelhantes e como tal saber qual é o entendimento na comarca sobre o tema.

Quando se começa a ter este tipo de atitude, então o AP já está a extravasar a sua função operacional.
    E é assim que se criam este tipo de precedentes e a “corda” ao esticar vai partir para o lado mais fraco … neste caso o próprio agente.
  9.  # 17

Sabe que existem reuniões de coordenação?

Gosto da postura, de quem ainda não saiu dos livros.

Geralmente aprendem umas lições mais tarde.

Os OPCs em início de carreira costumam querer fazer tudo, geralmente os procuradores e juízes com as decisões que tomam é que lhes vão colocando uns valentes travões.

Enquanto continuarmos a achar que o problema está no OPC... O problema vai persistir, até porque se há coisa em que os OPCs são bons, é a cumprir as ordens do MP e dos juízes.

Por aqui me fico, pois já vi que não vale a pena continuar a escrever.

Uma coisa é aquilo que eu gostaria que fosse, parecido com os opinadores aqui do forum, outra é a realidade.
    Concordam com este comentário: Contratempo
    • reg
    • 28 fevereiro 2025

# 18

Colocado por: diouf_matosAfinal de contas o Soliva tem a solução, é chegar e expulsar, com base na palavra do proprietário

se o proprietário conseguir provar, tem de expulsar logo sim, caso contrário devia então ser o estado a pagar as obras etc, porque os ocupas não pagam
    • reg
    • 28 fevereiro 2025

# 19

Colocado por: diouf_matosVolto a dizer um imóvel desocupado é muito diferente de um imóvel ocupado, embora a Lei não faça distinção entre os dois.

não é diferente
    • reg
    • 28 fevereiro 2025

# 20

Colocado por: diouf_matosai me dizer, já admitiram, já podem ir expulsar, errado, decorre um processo onde o juiz decidira

juiz não tem de decidir nada sobre a propriedade privada

0.0288 seg. NEW