Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não?
    • Soliva
    • 28 fevereiro 2025 editado

# 2

Colocado por: diouf_matosGosto da postura, de quem ainda não saiu dos livros.
    Geralmente aprendem umas lições mais tarde.

Não vou negar, o quanto me chocou esta frase … especialmente vindo de um OPC de 15 anos ( os quais como cidadão agradeço profundamente).
    A primeira parte da observação, não me ofende de todo e concordo que a “goma” de quem ainda navega nos livros está fresca demais.
    A segunda parte é profundamente terrível no teor sociológico.
    Há uns anos atrás via uma série ( permita-me a divagação), e na série havia uma frase que na altura me fez reflectir e você trouxe-a ao de cima …
    “There’s the law … and there is what is done”
    Numa tradução mais ou menos adaptada , transmite exactamente o que quis acho que dizer …
    “Há a lei … e depois há o que precisa de ser feito “
    Na altura que a frase foi dita estava precisamente a justificar os meios para se atingir um fim … a manipulação de um sistema por parte de agentes de uma potência para que se pudessem chegar aos objectivos estipulados.
    E muito honestamente , se isto não é exactamente o testemunho directo de um membro de um sistema que está completamente desfeito e corrompido no seu núcleo então não sei o que será.

O trabalho de um OPC é cumprir a lei e não interpretá-lá ou adapta-la, para isso existem as restantes vertentes legais e jurídicas.

Por favor não entenda isto como uma crítica a si … mas simplesmente veio reforçar a minha ideia inicial, os APC estão neste momento a extravasar as suas competências nas ruas e ao fazê-lo não estão a cumprir o seu dever.
    Se o tivessem feito preto no branco, sem tentarem ser advogado, procurador, juiz e assistente social, o imóvel já estaria desocupado e entregue ao ser real proprietário , os adultos detidos e as crianças entregues a familiares ou em instituições.

Em vez disso, reforça-se a impunidade criminal , retira-se poder ás instituições que deveriam nos proteger e a sociedade fica cada vez mais vulnerável.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 3

E insiste.

Não digo que foi o que se passou naquele caso.

No entanto se liga ao procurador e ele diz, não expulse, o OPC deve desobedecer?

Tirar dúvidas com o procurador de serviço é não cumprir a Lei?

Aquilo de aprender umas lições não é nenhuma ameaça nem nada que se pareça, é a verdade de quando achamos que é tudo simples e depois confrontamo nos com as decisões de procuradores e juízes em sentido contrário, demasiadas vezes.

Diz que não compete ao OPC interpretar a Lei, pois eu digo que não é a interpretação do OPC que conta, mas tem que o fazer, pois quando vai a tribunal tem de justificar as suas ações e só o consegue fazer dessa forma.

Em sala de aula é tudo muito fácil.
    Já estive nessa fase, já a ultrapassei, não digo o que digo, por achar que é correto, mas sim por ser aquilo que acontece.

É muito fácil colocar aqui decisões de tribunais da relação, completamente contrários um ao outro, sobre casos idênticos (nunca há exatamente iguais).

Quando assim é, contacta se o procurador, e atua se de acordo com as instruções recebidas, não consigo perceber onde é que isto é não cumprir a Lei.
    Concordam com este comentário: Contratempo
  3.  # 4

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/%C3%93rg%C3%A3o_de_Pol%C3%ADcia_Criminal

Esta gente NÃO cruza dados para obter conclusões incriminatórias.

Depois de meses à espera que me fossem fazer as diligências.
    Ficou tudo em águas de bacalhau.
    No entanto quem estava a ocupar a minha propriedade saiu pelo próprio pé e declarou que nunca lá fez nada. O que não é verdade.
    • reg
    • 28 fevereiro 2025

# 5

Colocado por: diouf_matosNo entanto se liga ao procurador e ele diz, não expulse, o OPC deve desobedecer?

Tirar dúvidas com o procurador de serviço é não cumprir a Lei?

Aquilo de aprender umas lições não é nenhuma ameaça nem nada que se pareça, é a verdade de quando achamos que é tudo simples e depois confrontamo nos com as decisões de procuradores e juízes em sentido contrário, demasiadas vezes.

Diz que não compete ao OPC interpretar a Lei, pois eu digo que não é a interpretação do OPC que conta, mas tem que o fazer, pois quando vai a tribunal tem de justificar as suas ações e só o consegue fazer dessa forma.

caro, não cabe ao juiz decidir se expulsa ou não, é um atentado à propriedade privada.
    se precisamos de tribunal para verificar quem é o proprietário e quem está a ocupar ilegalmente, então estamos muito mal, os papeis não valem nada
    • reg
    • 28 fevereiro 2025 editado

# 6

Colocado por: Palhavahttps://pt.m.wikipedia.org/wiki/%C3%93rg%C3%A3o_de_Pol%C3%ADcia_Criminal

Esta gente NÃO cruza dados para obter conclusões incriminatórias.

Depois de meses à espera que me fossem fazer as diligências.
    Ficou tudo em águas de bacalhau.
    No entanto quem estava a ocupar a minha propriedade saiu pelo próprio pé e declarou que nunca lá fez nada. O que não é verdade.

lá está, sai mais rápido e barato evitar a justiça e resolver com as próprias mãos
  4.  # 7

Após o 25 de Abril um familiar teve a casa ocupada na Costa de Caparica.
    Esperou que todas saíssem, arrombou a porta e aguardou lá dentro por eles de caçadeira em punho.
    Quando chegaram só pegaram nas coisas deles e foram embora.
    Nunca mais teve problemas.
  5.  # 8

Colocado por: reglá está, sai mais rápido e barato evitar a justiça e resolver com as próprias mãos

Sim.
    Comida e roupa lavada na choldra.
    E ainda sexo no balneário quando se deixa cair o sabonete 🧼.

👀
    Concordam com este comentário: NBA
  6.  # 9

Como está este caso?
  7.  # 10

8.  # 11

Colocado por: PalhavaAinda tão poucas assinaturas!

https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT124353

Este tipo de petições de nada servem. Neste caso as leis existem como mostram noutro tópico sobre o mesmo assunto, o que falta é uma justiça eficaz (que falha em quase tudo) e uma Policia que tem mais medo dos Juízes que dos criminosos.
    • smart
    • 9 março 2025 editado

# 12

Hum
    Mais uma vez, nao identifico razao, nem sequer duvida, no enquadramento ou legitimidade na actuação que se exige aos serviços segurança.

Exemplos práticos:
    Este é de ontem..naturalmente foram libertados, mas com medida de coação, provavelmente a mais leve, uma vez que o processo baixou a inquérito...certo é, que no imediato, a casa foi entregue devoluta, ao seu legítimo/representante do proprietário, como se impõe.
    https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/portugal/amp/seis-homens-detidos-por-ocuparem-casas-em-marvila

https://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/sociedade/2022-07-28-PSP-detem-30-pessoas-que-ocupavam-imovel-em-Lisboa-0d4ef232

https://www.google.com/amp/s/www.sabado.pt/portugal/amp/seis-detidos-por-ocupacao-ilegal-de-residencias-em-lisboa

https://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/sociedade/2024-05-02-movimento-okupar-abril-expulso-pela-policia-de-edificio-devoluto-em-lisboa-tinham-uma-cantina-e-trabalhavam-com-criancas-e-idosos-b88fa13c
  9.  # 13

"foram notificados para comparência nos serviços do ministério público" 🤣🤣🤣🤣. Até mais nunca...
    Concordam com este comentário: smart
  10.  # 14

0.0297 seg. NEW