Iniciar sessão ou registar-se
    • AndreFR
    • 25 fevereiro 2025 editado

     # 1

    Boa noite

    Sou leigo no assunto mas por curiosidade, já há alguns anos que vou ocasionalmente acompanhando o fórum para quando um dia necessita-se.

    Possuo uma moradia geminada no Concelho de Almada que, apesar de não estar de momento ocupada, pretendo no espaço de 1-2 anos, mudar-me para a mesma. Gostaria de evitar pedir licenças á Câmara (única e exclusivamente porque sei ser um processo moroso e sem garantias) mas como não pretendo que a casa possua ilegalidades, aceito-o fazer se o custo-benefício (seja em tempo e dinheiro) valer apena.

    É uma moradia de 2 andares dos anos 60/70 e que possui cerca de 110m2. Atendendo que pretendo modernizar a casa e torna-la mais confortável (pois é muito fria, sobretudo a Este), seguramente já sei que pretendo realizar obras ao nível do:
    - Isolamento Térmico
    - Isolamento Acústico (em relação á parede que separa com a do vizinho)
    - Sistema de aquecimento
    - Mudar canalização (não sei se alguma vez foi substituída)
    - Aumentar potência quadro elétrico
    - Colocar telhado (que não possui)
    - Mudar o pavimento
    - Modernizar cozinha e 2 WC's

    Diria que tudo isto já serão umas obras com um custo avultado e sem necessidade de pedir licenças. Mas... Tenho mais algumas ideias que gostaria de partilhar, esclarecer e ouvir a opinião de vós que entendem mais sobre o assunto 😉

    1 - Sei que o custo da obra dependera muito dos materiais e da empresa que o faça mas por que valores poderá oscilar?

    2 - Atendendo que a sala (no número 1 - ver planta) dá para a frente da casa (a Este), é fria e apanha pouco sol (e gostaria que tivesse acesso a um espaço exterior mais calmo e sem barulho de carros, que se situa nas traseiras da casa) será possível trocar de lugar com a cozinha (no número 2 e 3 - a casa já não tinha a parede que surge na planta tendo assim uma cozinha grande - não sei até que ponto deverá ser feita atualização da planta) sem haver necessidade de pedir licença á Câmara? (Eu diria que há necessidade de pedir licença mas após alguma pesquisa não consegui encontrar informação clara sobre a questão pois não sei se isto se considera alteração da estrutura, no entanto haverá uma clara alteração da planta da casa)

    3 - Se a ideia anterior for exequível sem ser necessário pedir licença, é possível inverter o sentido da escada também sem ser necessário pedir licença (esta diria que obriga pois implicaria uma alteração da estrutura suponho)? Ou seja, iniciar a subida de Oeste - A - para Este - B.

    4 - E alterar a escada por uma nova ou em caracol? Também implica pedido de licença correto?

    5 - Tinha pensado demolir uma parede interna da casa (a que se encontra a vermelho). Todas as paredes internas têm cerca de 15cm de largura e esta, tal como as exteriores, possui 25cm. Suponho que provavelmente será uma parede mestra e que por isso não possa ser demolida. Estou a pensar bem?

    5 - Quão descabidas são estas ideias? 😅

    Desculpem o testamento. Ainda não comecei a procura de profissionais especializados porque primeiro gostaria de saber realmente o que é ou não possível fazer com a casa e quando o fizer, gostaria de já ir com uma ideia mais estruturada do que pretenderia com a casa.

    Obrigado desde já a quem ler e tiver disponibilidade para dar o seu contributo
      IMG_20250225_002449.jpg
  1.  # 2

    Andre
    desculpe não responder diretamente aos seus pontos mas:
    isso que quer fazer já pressupoe um investimento significativo dai que não faça as coisas baseado em "achismos" e algumas dicas que aqui embora com boa vontade lhe possam dar.
    faça um bom planeamento e projeto global e consulte desde já o rjue ( regulamento juridico da urbanização e edificação ) com todas os DL que o atualizam. verá que não é possivel fazer o que pretende sem controle previo e poderá ser enquadrado no regime de comunicação previa que não terá a morosidade que menciona.
    o espaço central ( zona de almada) dessa casa para alem de merecer esse investimento tambem orienta que não é algo que possa fazer um tanto á negra.
    de resto a nivel de arquitetura e construção é perfeitamente exequível o que pretende, haja euros e algum senso de qualidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndreFR
  2.  # 3

    Obrigado pela resposta
    marco1


    Irei desde já explorar o regulamento juridico da urbanização e edificação.

    Não pretendo avançar com a obra sem consultar especialistas e sem certezas do valor total da obra (salvaguardando a eventualidade de existir alguma derrapagem no orçamento). Nesta fase, e não tendo pressão para dar início á mesma, ando apenas a averiguar que tipo de obra é possível fazer (sem pedido de licenças mas aberto a essa possibilidade se o custo-benefício for tolerável) e a tentar perceber também o que faça sentido em termos da conservação e eventuais alterações da arquitetura da casa 😉. E confesso que nem sempre o dito "senso de qualidade" seja algo que possuo 😅😀. Daí também estar aberto a dicas e a partilhas de quem tem mais experiência e bom gosto

    Mas irei ler o regulamento para ver se esclareço algumas das minhas dúvidas
 
0.0101 seg. NEW