Iniciar sessão ou registar-se
    • NLuz
    • 12 março 2025

# 61

Está bom comprar....

“BUY when the cannons roar. Sell when the violins are playing.”
    Concordam com este comentário: palmstroke
  1.  # 62

Já "comprei" a Tesla, agora é esperar pelos violinos...
  2.  # 63

Colocado por: dmanteigasDiscutir investimentos nesta altura e bastante dificil, porque estamos num ciclo de crescimento ha 10 anos.
    Entao apagou-se da percepcao das pessoas aquela ideia que la por no longo prazo tudo estar condenado a 'subir', nao implica que no dia de hoje nao se ande a penar uns largos anos...

Quem tinha 20 anos ou mais na altura ou sofre de amnésia ou lembra-se bem.
    Entrei na faculdade em 2009 e foram períodos difíceis para muitas famílias, felizmente o negócio do meu pai passou um bocado ao lado.
    Ainda me lembro de ver no porto t2 por 140k mas rendas de 500 euros.
    Se soubesse como o outro diz 🤣
    • eu
    • 12 março 2025

# 64

Colocado por: dmanteigasInvestimentos alavancado sao sempre um risco.
    E um ato de fe.

Então, mas os investimentos não são todos um ato de fé? Fé numa empresa, fé num produto, fé numa economia, ...
    • eu
    • 12 março 2025

# 65

Colocado por: NLuz“BUY when the cannons roar. Sell when the violins are playing.”

O problema é que por vezes os violinos estão a tocar, nós vendemos, e daí a 3 meses eles estão a tocar ainda mais alto. ;)
  3.  # 66

Colocado por: spvaleEntrei na faculdade em 2009 e foram períodos difíceis para muitas famílias, felizmente o negócio do meu pai passou um bocado ao lado.

Parece eu mas um ano mais tarde, que entrei em 2010...

Colocado por: euEntão, mas os investimentos não são todos um ato de fé? Fé numa empresa, fé num produto, fé numa economia, ...

E diferente. Investir alavancado e um ato de fe muito mais fervoroso. Se eu investir o meu proprio dinheiro e comprar um apartamento, se estiver 6 meses sem inquilino ou tiver outro qualquer problema nao e um grande contratempo. Se a casa a minha, a euribor a 1 ou 5% e igual.
    Para quem vive alavancado pode ser o desmoronar de um castelo de cartas qualquer um destes fenomenos.

Foi como expliquei acima. Se eu tiver 200k em ETFs e eles desvalorizarem 50% numa crise, eu continuo a ter 100k para utilizar. Se eu tiver patrimonio imobiliario avaliado em 600 mil euros e dividas de 300 mil euros, facilmente posso ficar numa crise de liquidez como aconteceu a tantos a partir de 2009 em Portugal e Espanha. Precisamente porque na altura, tal como agora, todos se achavam tao espertos que quedas do mercado era um mito.
    • eu
    • 13 março 2025

# 67

Colocado por: dmanteigasE diferente. Investir alavancado e um ato de fe muito mais fervoroso. Se eu investir o meu proprio dinheiro e comprar um apartamento, se estiver 6 meses sem inquilino ou tiver outro qualquer problema nao e um grande contratempo. Se a casa a minha, a euribor a 1 ou 5% e igual.
    Para quem vive alavancado pode ser o desmoronar de um castelo de cartas qualquer um destes fenomenos.

Sim, é um risco maior, mas pode ser reduzido com uma "pequena" almofada financeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rubenfilipelopes1996
  4.  # 68

Colocado por: euSim, é um risco maior, mas pode ser reduzido com uma "pequena" almofada financeira.

Que nao pode ser tao 'pequena' assim. No minimo, que cubra 2 anos de 'despesas' sem qualquer tipo de receita.
    Costuma-se dizer que ganhos passados nao sao garantia de ganhos futuros, mas por outro lado perdas passadas podem ajudar a evitar perdas futuras.
    No periodo da crise de 2009 muita gente nao estava preparada para aguentar 2 anos maus...
    • eu
    • 13 março 2025 editado

# 69

Colocado por: dmanteigasQue nao pode ser tao 'pequena' assim. No minimo, que cubra 2 anos de 'despesas' sem qualquer tipo de receita.

2 anos não é um bocado exagerado ? Mas mesmo que sejam dois anos, não estamos a falar de nenhuma fortuna.

E estas andanças não são para quem não tem um fundo de maneio.
  5.  # 70

Colocado por: eu2 anos não é um bocado exagerado ? Mas mesmo que sejam dois anos, não estamos a falar de nenhuma fortuna.

Ate pode nao ser suficiente.
    Mais uma vez... como se viu em 2009/10 ate 2014.
  6.  # 71

Colocado por: eu2 anos não é um bocado exagerado ? Mas mesmo que sejam dois anos, não estamos a falar de nenhuma fortuna.

2 anos é o período mínimo para conseguir um despejo se tudo correr bem. Esta é uma das principais razões para termos um mercado de arrendamento distorcido.
    • NLuz
    • 14 março 2025

# 72

Colocado por: eu

O problema é que por vezes os violinos estão a tocar, nós vendemos, e daí a 3 meses eles estão a tocar ainda mais alto. ;)

Tb não queira uma orquestra inteira :)
    Mas indo de encontro ao que disse , vejam os mercados hoje...Up, up
    • Carvai
    • 14 março 2025 editado

# 73

Colocado por: NLuz

Tb não queira uma orquestra inteira :)
    Mas indo de encontro ao que disse , vejam os mercados hoje...Up, up

Exatamente os canhões começam a deixar de se ouvir na Ucrania, e vão aparecer os violinos.
    Logo que o cessar fogo começar os mercados começam a ouvir a musica do fim das sanções á Russia e a reconstrução da Ucrania. Musica celestial para quem tem dinheiro.
  7.  # 74

Colocado por: Carvaia reconstrução da Ucrania.

Isso vai ser pago pela Rússia, é a vantagem de ficarem eles com os territórios ocupados.
    Se a Europa pensasse um bocadinho, obrigava o zelensky a ceder esses territórios, acabava-se a guerra e poupávamos milhares de milhões.
  8.  # 75

Colocado por: Pickaxe
    Isso vai ser pago pela Rússia, é a vantagem de ficarem eles com os territórios ocupados.
    Se a Europa pensasse um bocadinho, obrigava o zelensky a ceder esses territórios, acabava-se a guerra e poupávamos milhares de milhões.

Dinheiro é o que não falta, investidores e divida sempre foram o motor para crescimento dos mercados.
    A Rússia só irá pagar a reconstrução dos territórios que vão ficar ocupados.
    O dinheiro dos russos que está cativado no Ocidente vai servir para os oligarcas voltarem a recuperar o que perderam na Rússia com a guerra, naturalmente com muito lucro das empresas do Ocidente.
    E a reconstrução da Ucrania o Trump já indicou o caminho com o contrato das minas e a EU vai fazer o mesmo.
    Concordam com este comentário: eu, NLuz
  9.  # 76

Colocado por: CarvaiEu em toda a minha vida nunca investi numa ação ou obrigação.
    Agora vou investir virtualmente 10.000€ em ações da Tesla. Valor de ontem 222$.
    Daqui a 6 meses falamos.

Hoje está a 249. Já ganhava um almoço...
  10.  # 77

Se a sobremesa não fosse para o estado.
    Concordam com este comentário: Carvai, eu
  11.  # 78

Amanhã, dia 22 às 11h, a "maior aula de literacia financeira":
    https://www.maisliberdadefinanceira.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI, JoãoEduardoDias
    • Soliva
    • 22 março 2025 editado

# 79

Colocado por: PickaxeSe a Europa pensasse um bocadinho, obrigava o zelensky a ceder esses territórios, acabava-se a guerra e poupávamos milhares de milhões.

Estes comentários trazem -me sempre ao de cima aqueles posts de “ai ai , o inquilino não paga, que posso eu fazer “ …

Ó filho … não lutes pelo que é teu , cede a casa, poupas logo trabalho e dinheiro.
  12.  # 80

Colocado por: lmcaetAmanhã, dia 22 às 11h, a "maior aula de literacia financeira":
    https://www.maisliberdadefinanceira.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI,JoãoEduardoDias

2,5k pessoas a assistir no YouTube, bem bom!

0.0246 seg. NEW