Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quando aparecem tópicos destes fico ainda mais contente com a minha decisão de vender tudo que é ações, ETFs e Bitcoin no mês passado.
  2.  # 2

Colocado por: PedroNunes24Quando aparecem tópicos destes fico ainda mais contente com a minha decisão de vender tudo que é ações, ETFs e Bitcoin no mês passado.

Então porquê?
    Sabe o que irá acontecer nos próximos 10 anos/20 anos??

Pergunta sem ofensa...

Obrigado
  3.  # 3

Colocado por: PedroNunes24Quando aparecem tópicos destes fico ainda mais contente com a minha decisão de vender tudo que é ações, ETFs e Bitcoin no mês passado.

https://www.youtube.com/watch?v=F8RY1YiMCfk

Minuto 56, história do bob
  4.  # 4

Colocado por: RcrdPrnt

Sabe o que irá acontecer nos próximos 10 anos/20 anos??

Pergunta sem ofensa...

Claro que não.

Mas sei o que aconteceu nos ultimos 10 anos.

Há 10 anos não havia os mitos que vejo hoje em dia, como: "O S&P500 dá rendimento garantido ao fim de X anos".
    Há 10 anos não era possível negociar ações a partir do telemovel enquanto se está na casa de banho.
    Há 10 anos não havia histórias de criptomoedas a valorizarem 1000% numa semana.
    Há 10 anos comprei um T2 na AML a pronto, com o dinheiro que poupei com os meus 5 primeiros anos de trabalho com salário português. Boa sorte hoje em dia a fazer isso.

Mas o melhor motivo para vender tudo agora é que em 10 anos o meu portfólio valorizou o suficiente para hoje, aos 35 anos, não necessitar mais de trabalhar, se assim o desejar. É uma segurança que não arrisco perder, só porque o mercado pode subir mais.

Se isto não ilustra o quão sobrevalorizado está o mercado, então não sei o que o fará. Mas parece que hoje em dia reina a ideia que "o melhor dia para comprar era ontem, o segundo melhor é hoje". É sempre a subir.
    Concordam com este comentário: NTORION, RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RcrdPrnt, RS2025
  5.  # 5

Colocado por: duriel

https://www.youtube.com/watch?v=F8RY1YiMCfk

Minuto 56, história do bob

Conheço muito bem a história do Bob. É uma das preferidas dos americanos reformados que vivem à conta do empréstimo bancário em que usam o portfólio como colateral.

Como é que é mesmo a cantiga? "Time in the market beats timing the market" - Dito pelo homem que hoje em dia tem a maior posição em cash de sempre.
  6.  # 6

Colocado por: PedroNunes24Há 10 anos não havia os mitos que vejo hoje em dia, como: "O S&P500 dá rendimento garantido ao fim de X anos".
    Há 10 anos não era possível negociar ações a partir do telemovel enquanto se está na casa de banho.
    Há 10 anos comprei um T2 na AML a pronto, com o dinheiro que poupei com os meus 5 primeiros anos de trabalho com salário português. Boa sorte hoje em dia a fazer isso.

Noutros tempos resumia-se assim:
    "quando até a malta no café e no autocarro fala de bolsa"... na realidade há muitos anos que não ando de autocarro nem frequento o café, e isto do teletrabalho isola-me bastante, pelo que não consigo fazer essa avaliação... mas é o esse o principio.

De qq forma ainda ontem uma noticia sobre o alojamento local, que está em quebra, hoje uma sobre as rent a car que estão com excesso de veículos... são sinais, os primeiros.
    Por outro lado estes sinais por norma intensificam a descida das taxas de juro, o que pode impulsionar as bolsas, principalmente em empresas estáveis, com um PER razoável e distribuição de lucros consistente.
    • Iko
    • 27 fevereiro 2025

# 7

Eu teria medo, dos aconselhamentos dos gestores do seu banco, porque os bancos só estão interessados em aconselhar o que lhes dá mais comissões, qualquer pessoa a ler nas fontes certas faz melhores decisões do que qualquer pseudo gestor de conta.
    Colocado por: NLuz

Sim, é o melhor PPR em Portugal.

Não uso XTBs e aplicações dessas, invisto através do Banco, pois consigo um aconselhamento que não se consegue nessas aplicações.

Fundos de Investimentos e ETfs invisto.
    Tenho um que replica o SP500 mas alavancado e outros que investem em IA, Semicondutores, materiais raros.
    Tem tido uma boa valorização. :)
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  7.  # 8

Colocado por: PedroNunes24

Claro que não.

Mas sei o que aconteceu nos ultimos 10 anos.

Há 10 anos não havia os mitos que vejo hoje em dia, como: "O S&P500 dá rendimento garantido ao fim de X anos".

Mas o melhor motivo para vender tudo agora é que em 10 anos o meu portfólio valorizou o suficiente para hoje, aos 35 anos, não necessitar mais de trabalhar, se assim o desejar. É uma segurança que não arrisco perder, só porque o mercado pode subir mais.

Se isto não ilustra o quão sobrevalorizado está o mercado, então não sei o que o fará. Mas parece que hoje em dia reina a ideia que "o melhor dia para comprar era ontem, o segundo melhor é hoje". É sempre a subir.
    Concordam com este comentário:NTORION,RUIOLI

Eu também estou FIRE. Não tenho um salário desde os meus 30 anos, altura em que o atingi.

Gestão do risco é TUDO quando atingimos os nossos objectivos financeiros, portanto percebo a posição.

Por outro lado, para uma "reforma" de muitos muitos anos ser sustentável é preciso estar investido, não se pode estar líquido muitos anos, a menos que estejamos a falar de mesmo muito dinheiro (5-10M+)
  8.  # 9

E parece-me que foi um bom "timing the market". A mim faltou o insight de arriscar em certas coisas nos últimos 10, como bitcoin a 300 paus, LOL...
  9.  # 10

Colocado por: duriel

Eu também estou FIRE. Não tenho um salário desde os meus 30 anos, altura em que o atingi.

Gestão do risco é TUDO quando atingimos os nossos objectivos financeiros, portanto percebo a posição.

Por outro lado, para uma "reforma" de muitos muitos anos ser sustentável é preciso estar investido, não se pode estar líquido muitos anos, a menos que estejamos a falar de mesmo muito dinheiro (5-10M+)

Não tenho nem perto desses valores. E ainda estou a trabalhar.

Mas também não vou estar líquido para sempre. Para já, com Certificados e depósitos a prazo a render entre 2% a 3%, estou perfeitamente confortável à espera de melhores oportunidades.
  10.  # 11

Colocado por: jorgferrAconselho este livro mas o resumo é: compre etf cumulativo que replique o sp500 e mantenha entregas regulares do valor que puder. Faça isso 25 a 30 anos. O juro composto faz o resto da magia
    Concordam com este comentário:RUIOLI
      Screenshot_2025-02-27-08-45-09-119_com.android.chrome.jpg
    E a seguir escrever e editar um livro a dizer isso para ajudar outros papal... humanos.
    • NLuz
    • 27 fevereiro 2025

# 12

Colocado por: IkoEu teria medo, dos aconselhamentos dos gestores do seu banco, porque os bancos só estão interessados em aconselhar o que lhes dá mais comissões, qualquer pessoa a ler nas fontes certas faz melhores decisões do que qualquer pseudo gestor de conta.
    Concordam com este comentário:RUIOLI

Eu não :) Não me vendem nada , só me dizem onde investir, mas não vou discutir isso aqui.
    Obviamente que não é um mero gestor de conta que devemos dar ouvidos.
    Percebo a sua opinião , que é a de muitas pessoas, principalmente depois da queda do BES, e dos produtos tóxicos que foram impingidos de alto a abaixo no BES e noutros bancos.
    Há muita fortuna por aí com os mercados, nem imagina a valorização....
  11.  # 13

Eu olho para isto tipo esquemas de pirâmide refinados .
    Rende mais e mais, mas o pessoal tem o dinheiro cativo por dezenas de anos.
    Se calhar o António daqui a 5 anos tira os rendimentos, já a maria daqui a 10 anos, fica sem nada porque a entidade deu o pifo.
  12.  # 14

ao adquirir participações em ETF ou assim por esses plataformas, caso as plataformas deixem de existir deduzo que continuemos plenos proprietários dessas ações correto?
    Concordam com este comentário: RcrdPrnt
  13.  # 15

Parece que a maré está a vazar.

Vamos ver quem anda nu.
    Concordam com este comentário: jg231
  14.  # 16

Vamos ver quem anda nu.
    Concordam com este comentário:jg231

"10% garantidos"
  15.  # 17

Vamos ver quem anda nu.
    Concordam com este comentário:jg231
    O que sobe também desce e fixe versa :) temos de ver isto no medio longo prazo. Agora quem vender em alta e comprar barato tem olho mas é nesse tipo de trading que a maioria da malta perde dinheiro
  16.  # 18

Para quem comprou nos últimos meses está em perdas mas de resto continua tudo em alta, casas e acções/dividendos com mais de 1 ano..
  17.  # 19

Eu em toda a minha vida nunca investi numa ação ou obrigação.
    Agora vou investir virtualmente 10.000€ em ações da Tesla. Valor de ontem 222$.
    Daqui a 6 meses falamos.
  18.  # 20

Colocado por: CarvaiAgora vou investir virtualmente 10.000€ em ações da Tesla. Valor de ontem 222$.

Já que é virtualmente, faça o mesmo exercicio com a PLTR (Palantir)

Colocado por: CarvaiDaqui a 6 meses falamos.

6 Meses é capaz de ser curto, principalmente para a Tesla, devido à exposição politica do CEO.

Embora as duas empresas sejam robustas, boas margens, cash flow excelente e uma boa almofada liquida para resistir mesmo a cenarios adversos como o actual, temo que o isso fique em segundo plano devido a essa exposição.

0.0252 seg. NEW