Iniciar sessão ou registar-se
    • Carvai
    • 11 março 2025 editado

# 1

Colocado por: hangas6 Meses é capaz de ser curto, principalmente para a Tesla, devido à exposição politica do CEO.

Eu estou apenas a fazer uma aposta politica. Se acabar a guerra na Ucrânia acho que a reabertura do mercado da Rússia vai trazer grandes surpresas. Esta também deve ser a visão do Trump e do Musk. Como se diz agora é uma percepção...
    Lembro-me muito bem de Tianamem e o tempo que demorou a "revolta dos fofinhos".
    • eu
    • 11 março 2025

# 2

Tesla está hipervalorizada, o valor de mercado não tem qualquer adesão ao desempenho financeiro da empresa.

Nem por um terço do preço atual eu comprava.
    Concordam com este comentário: NTORION, dmanteigas
  1.  # 3

Colocado por: CarvaiEu em toda a minha vida nunca investi numa ação ou obrigação.
    Agora vou investir virtualmente 10.000€ em ações da Tesla. Valor de ontem 222$.
    Daqui a 6 meses falamos.

Pode ser bom, pode ser mau, há pouco tem8estiveram a mais de 450$, a questão é que mesmo a 220$, para mim estão muito acima do valor intrínseco, basta ver que os lucros (qie são muito bons), são 1/100 do valor da empresa, e normalmente nas crises económicas estas ações descambam.
  2.  # 4

Colocado por: euTesla está hipervalorizada, o valor de mercado não tem qualquer adesão ao desempenho financeiro da empresa.

Isto. Todo o valor da Tesla esta numa ideia de que eles vao reinventar o mercado automovel e domina-lo por completo. Nao acredito que alguma vez sejam capazes disso. E mais hype que realidade.
  3.  # 5

Colocado por: dmanteigas

Isto. Todo o valor da Tesla esta numa ideia de que eles vao reinventar o mercado automovel e domina-lo por completo. Nao acredito que alguma vez sejam capazes disso. E mais hype que realidade.
    Essa é a razão pela qual não invisto em acções de modo directo e preferir o S&P500. É mais estável o capital estar espalhado por uma carteira diversificada
    Concordam com este comentário: RUIOLI, JoãoEduardoDias, eu
    • Carvai
    • 12 março 2025 editado

# 6

Colocado por: NTORIONa questão é que mesmo a 220$, para mim estão muito acima do valor intrínseco

Esta foi uma das razões porque nunca investi em ações nem em bitcoins mais tarde. Nunca consegui associar um valor real nesses produtos.
    Há muitos anos quando trabalhava era habitual receber participações de lucros e muitos colegas meus investiu esse dinheiro no mercado acionista. Eu sempre preferi o imobiliário. Agora já reformado não vejo nenhum desses colegas que esteja melhor que eu em termos de património, mas acredito que alguns deles tenham tido sucesso.
    Mas isto é como tudo na vida, as nossas decisões a cada momento podem ter melhores ou piores consequências.
  4.  # 7

Colocado por: jorgferrEssa é a razão pela qual não invisto em acções de modo directo e preferir o S&P500. É mais estável o capital estar espalhado por uma carteira diversificada

E isto. Eu nao tenho tempo nem sabedoria para mais.

Colocado por: CarvaiEu sempre preferi o imobiliário.

E uma opcao legitima para investidores conservadores.
    Eu nao sou 'fa' do mercado imobiliario. O retorno simplesmente nao compensa
  5.  # 8

Colocado por: dmanteigasE uma opcao legitima para investidores conservadores.
    Eu nao sou 'fa' do mercado imobiliario. O retorno simplesmente nao compensa

Tem razão, mas nunca na vida tive como objetivo obter retorno do dinheiro que ganhava no trabalho. Era nisso que me empenhava para aumentar os proventos. O investimento no imobiliário foi apenas uma forma de manter um património mais ou menos seguro. Neste momento obtenho um rendimento adicional no arrendamento e já garanti que daqui a uns 10 anos os meus netos já têm uma casa para cada um.
  6.  # 9

Colocado por: CarvaiTem razão, mas nunca na vida tive como objetivo obter retorno do dinheiro que ganhava no trabalho.

Carvai, isso nao e verdade, se nao deixava o dinheiro a ordem na conta :P

Colocado por: CarvaiNeste momento obtenho um rendimento adicional no arrendamento e já garanti que daqui a uns 10 anos os meus netos já têm uma casa para cada um.

E sempre uma mais valia. Um investimento conservador e sempre melhor que nao investir.

Eu quando digo que nao sou fa do mercado imobiliario, tem a ver essencialmente com o seguinte:

1) Necessidade de elevado capital inicial. Comprar uma casa nao e como comprar uma acao ou etf. Eu com 1000e posso comprar um ETF, mas nao posso comprar uma casa. Ha sempre a possibilidade de alavancar e contrair emprestimos para investir em habitacao, como muitos 'gurus' sugerem... mas o risco e estupidamente elevado.

2) Baixa rentabilidade. Regra geral o arrendamento da entre 2 a 4% de rendimento liquido por ano. Claro que depois existe a valorizacao do proprio imovel que soma a isto, mas tambem existem os custos de manutencao que de certa forma abate.

3) Necessidade de colateral em liquidez. Uma posicao em acoes/ETFs esta sempre disponivel. Se tivermos um novo 2011/12, eu posso a qualquer altura vender os meus ETFs/acoes/fundos. Obviamente que em recessao/queda assume-se a perda... mas se eu tiver 200k que desvalorizam para 100k e precisar de 30k amanha, eu tenho sempre 100k para utilizar no imediato. Se tiver uma casa avaliada em 200k e precisa de 30k de liquidez numa altura como 2011/12... ou recorro a credito que e sempre um processo demorado, ou tento vender que em tempos de crise e sempre dificil mesmo abaixo do preco de mercado e nunca um processo rapido. Dai que eu investindo em imobiliario ia obrigar-me sempre a ter um valor consideravel em dinheiro (depositos a prazo, CAs) para prevenir uma eventual crise de liquidez. Eu acho que as pessoas tendem a ignorar o risco de uma crise de liquidez, porque ja se esqueceram do que aconteceu em Portugal e Espanha naquele periodo 2011-14.

Em Portugal as pessoas sempre olharam com uma certa paixao para o mercado imobiliario porque os mercados financeiros sao um 'bicho papao'. Entao qualquer emigrante tem uma ou duas casas na terra e o imobiliario e o investimento favorito de qualquer portugues. Eu tambem planeio no longo prazo incluir o imobiliario no meu portfolio de investimento, mas nunca como unica solucao. E certamente nunca como vejo agora muito sugerido que e andar em constante alavancagem porque o imobiliario 'so sobe'...
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 10

O imobiliário é bom investimento se usar dinheiro do banco para o comprar e o dinheiro do inquilino para pagar o crédito. Não há melhor do que isto, usar o dinheiro dos outros para criar riqueza. O problema é o risco do inquilino não pagar por exemplo, é preciso liquidez para suportar as situações de risco
    Concordam com este comentário: eu
    • Carvai
    • 12 março 2025 editado

# 11

Um negócio, qualquer ele, parte do principio que tem de investir dinheiro e ter um retorno posterior através de venda ou prestação de serviço. E o risco está sempre presente. Quando compra uma casa própria e pede empréstimo ao Banco também está a usar o dinheiro dos outros para beneficio próprio. E para isso paga os respetivos custos.
  8.  # 12

Colocado por: jorgferrO imobiliário é bom investimento se usar dinheiro do banco para o comprar e o dinheiro do inquilino para pagar o crédito. Não há melhor do que isto, usar o dinheiro dos outros para criar riqueza. O problema é o risco do inquilino não pagar por exemplo, é preciso liquidez para suportar as situações de risco

Isso e o que defendem os gurus da financa nos tempos que correm e que condenou tanta gente a desgraca na crise que comecou em 2008.

E um ato de fe, nao de investimento. Com a diferenca que ao contrario do credito que se contrai para comprar habitacao propria, aqui nunca esperem o amigo estado a atuar como 'seguro contra todos os riscos'.
  9.  # 13

Colocado por: dmanteigasE um ato de fe, nao de investimento. Com a diferenca que ao contrario do credito que se contrai para comprar habitacao propria, aqui nunca esperem o amigo estado a atuar como 'seguro contra todos os riscos'.

Não é só uma questão de fé. Há muitos anos atrás (1990) tinha poupado para um carro novo e desisti e comprei um pequeno apartamento com crédito. Arrendei o mesmo e durante 8 anos a renda foi pagando o empréstimo. Depois veio o azar de uma inquilina 4 meses sem pagar mas consegui que saísse e vendi de imediato. Depois comprei outro no Algarve, não na praia mas na minha terra. Que agora está arrendado e paga-me as férias num Hotel na praia.
    Nunca sonhei ficar rico com investimos de risco mas apenas viver confortável e sossegado.
  10.  # 14

Então mas se não for com crédito como se compram imóveis para o comum dos mortais em termos de investimento? uma pessoa "normal" não tem no bolso 200 000 euros para comprar um imóvel e arrendar. Daí eu dizer que no geral para quem poupa vá uns poucas centenas de euros por mês o melhor investimento no médio/longo prazo são tipo ETFs que repliquem o S&P500 ou algo similar. Não é com contas a prazo a dar 2% brutos que se cria poupança quando a inflação come uma grande fatia. Ter algumas obrigações também pode ser uma hipótese, há algumas com rendimentos brutos acima dos 5%.
    • eu
    • 12 março 2025

# 15

E um ato de fe, nao de investimento.

Eu diria que é um investimento como outro qualquer: é preciso entender todo o cenário, incluindo os riscos.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  11.  # 16

Isso e o que defendem os gurus da financa nos tempos que correm e que condenou tanta gente a desgraca na crise que comecou em 2008.

E um ato de fe, nao de investimento. Com a diferenca que ao contrario do credito que se contrai para comprar habitacao propria, aqui nunca esperem o amigo estado a atuar como 'seguro contra todos os riscos'.
    Eu frisei que é necessário liquidez para assegurar uma situação de risco, por exemplo: pedir imagien 150 000 ao banco, dar de entrada 50 000 (imovel total de 200 000 euros). MAS ter sempre uns 40 ou 50 000 de liquidez caso o inquilino deixe de pagar ou a prestação aumente...

Os gurus que vemos defender pedir a totalidade ao banco sao no geral americanos mas la a renda "normal" paga o imovel ao banco em menos de 10 anos, impensável num cenário como o Portugues onde a renda em si dum imovel em função do valor do mesmo é muito baixa.
  12.  # 17

Colocado por: jorgferrEu frisei que é necessário liquidez para assegurar uma situação de risco, por exemplo: pedir imagien 150 000 ao banco, dar de entrada 50 000 (imovel total de 200 000 euros). MAS ter sempre uns 40 ou 50 000 de liquidez caso o inquilino deixe de pagar ou a prestação aumente...

Os gurus que vemos defender pedir a totalidade ao banco sao no geral americanos mas la a renda "normal" paga o imovel ao banco em menos de 10 anos, impensável num cenário como o Portugues onde a renda em si dum imovel em função do valor do mesmo é muito baixa.

comprado a preços de ontem até era ok, mas mesmo assim

e.g. tenho dinheiro de lado, conseguia aguentar, mas a empresa vai agora na 2ª ronda de despedimentos, aqui a Portugal ainda não se vê nada, há-de chegar

imaginemos que o inquilino deixa de pagar, tenho despesas, 50k ficam rapidamente curtos
  13.  # 18

Colocado por: jg231

comprado a preços de ontem até era ok, mas mesmo assim

e.g. tenho dinheiro de lado, conseguia aguentar, mas a empresa vai agora na 2ª ronda de despedimentos, aqui a Portugal ainda não se vê nada, há-de chegar

imaginemos que o inquilino deixa de pagar, tenho despesas, 50k ficam rapidamente curtos
    200 000 nao da para nada no Concelho de Lisboa e Porto. Em muitas outras áreas compra por exemplo um T2 a pagar de renda uns 700 a 750 euros de renda que pagaria a prestação ao banco. Agora eu prefiro ETFs e obrigações exactamente por achar que há menos risco. VOu metendo as quantidades que vou tendo e dá sempre para resgatar pode é não ser a altura certa.
  14.  # 19

Colocado por: jorgferrEu frisei que é necessário liquidez para assegurar uma situação de risco, por exemplo: pedir imagien 150 000 ao banco, dar de entrada 50 000 (imovel total de 200 000 euros). MAS ter sempre uns 40 ou 50 000 de liquidez caso o inquilino deixe de pagar ou a prestação aumente...

Investimentos alavancado sao sempre um risco.
    E um ato de fe. Nunca sabes o que o futuro te reserva. Se tens um 'azar' na vida e de repente as tuas despesas sao superiores as receitas, podes facilmente estar numa situacao de crise de liquidez e nao ter outra solucao que nao falir. Aconteceu bastante em Portugal e Espanha no periodo 2011-2013.
    Agora quem comecou nisto em 2016/17/18 e capaz de estar mais salvaguardado porque a valorizacao com tal que os LTV devem ser tao baixos que dificilmente ficam numa situacao de nao terem capacidade de liquidar os emprestimos todos com a venda dos ativos. Mas mesmo ai... numa crise de liquidez muitas vezes o problema e nao teres quem compre por preco nenhum
  15.  # 20

Discutir investimentos nesta altura e bastante dificil, porque estamos num ciclo de crescimento ha 10 anos.
    Entao apagou-se da percepcao das pessoas aquela ideia que la por no longo prazo tudo estar condenado a 'subir', nao implica que no dia de hoje nao se ande a penar uns largos anos...

0.0252 seg. NEW