Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    Queria colocar a seguinte situação:

    Eu e a minha esposa comprámos uma casa em 1999 por 75.000€ (ainda éramos solteiros)
    Este ano vamos mudar de casa, fechámos negócio com uma casa de 190.000 €

    Vão-me ficar com a casa por 80.000€ (o construtor da nova, será uma permuta)
    Vou pedir 180.000€ ao banco (170.000 + 10.000(multinfunções))
    Devo do 1º empréstimo cerca de 60.000€

    Neste caso tenho algum tipo de mais valias??

    Na caderneta predial estamos os 2 como titulares do imóvel (1/2 de cada) como se especifica isso no anexo g, quando entregar o IRS para o ano (2011)??
    As despesas com a compra em 1999 e com a venda podem ser incluidos??

    Agradeço a quem me possa esclarecer, se bem que ainda falta muito tempo e até lá irei ter muitas mais dores de cabeça, mas gostava de ficar com uma ideia, já que fui ás finanças e a única coisa que me disseram é que seria tudo incluido no "bolo" e depois logo se via, esclarecedor sem dúvida

    Agradeço desde já
    Jorge Antunes
  2.  # 2

    fale com um solicitador, ele ajudá-lo-a com certeza
  3.  # 3

    Colocado por: arco-írisfale com um solicitador, ele ajudá-lo-a com certeza


    Não me diga que os solicitadores agora percebem de fiscalidade!! Faça-nos um favor: quando o seu carro avariar, vá falar com su medico, pois ele concerteza ajuda-lo-á!!
  4.  # 4

    Colocado por: Parreira
    Colocado por: arco-írisfale com um solicitador, ele ajudá-lo-a com certeza


    Não me diga que os solicitadores agora percebem de fiscalidade!! Faça-nos um favor: quando o seu carro avariar, vá falar com su medico, pois ele concerteza ajuda-lo-á!!


    Ao menos eu respondi a questão como (pensei que) sabia enquanto que tu não respondes-te!
  5.  # 5

    Colocado por: arco-íris
    Colocado por: Parreira
    Colocado por: arco-írisfale com um solicitador, ele ajudá-lo-a com certeza


    Não me diga que os solicitadores agora percebem de fiscalidade!! Faça-nos um favor: quando o seu carro avariar, vá falar com su medico, pois ele concerteza ajuda-lo-á!!


    Ao menos eu respondi a questão como (pensei que) sabia enquanto que tu não respondes-te!


    Eu não respondi, pois com os dados que são fornecidos, não é possivel responder.
  6.  # 6

    Colocado por: jorgemgantunesBoa Tarde

    Queria colocar a seguinte situação:

    Eu e a minha esposa comprámos uma casa em 1999 por 75.000€ (ainda éramos solteiros)
    Este ano vamos mudar de casa, fechámos negócio com uma casa de 190.000 €

    Vão-me ficar com a casa por 80.000€ (o construtor da nova, será uma permuta)
    Vou pedir 180.000€ ao banco (170.000 + 10.000(multinfunções))
    Devo do 1º empréstimo cerca de 60.000€

    Neste caso tenho algum tipo de mais valias??

    Na caderneta predial estamos os 2 como titulares do imóvel (1/2 de cada) como se especifica isso no anexo g, quando entregar o IRS para o ano (2011)??
    As despesas com a compra em 1999 e com a venda podem ser incluidos??

    Agradeço a quem me possa esclarecer, se bem que ainda falta muito tempo e até lá irei ter muitas mais dores de cabeça, mas gostava de ficar com uma ideia, já que fui ás finanças e a única coisa que me disseram é que seria tudo incluido no "bolo" e depois logo se via, esclarecedor sem dúvida

    Agradeço desde já
    Jorge Antunes


    Ora se você vai ter uma mais-valia de 5000, e se escriturar a casa por 190.000 pedindo 180.000 quer dizer que vai investir todas as mais-valias.
    A permuta serve para pagar menos de IMT
  7.  # 7

    Eu diria que nem existem mais valias.
    Os 75.000 devem ser ajustados com o coeficiente de desvalorização da moeda, cuja tabela de 2009, refere 1.31. Assim, aos preços de hoje, a sua casa custou 98250 € - não há lugar a mais valias relativas à venda desse imóvel.
  8.  # 8

    Está tudo a partir do pressuposto que a habitação vendidade é HPP. Mas não nos foi dito se é ou não...
  9.  # 9

    Muito Obrigado pelos esclarecimentos

    Esclarecendo o sr Parreira: Sim a habitação vendida é Habitação Própria e Permanente, se é o que quer dizer HPP, muito obrigado na mesma

    Assim fico um pouco mais "descansado"
 
0.0145 seg. NEW