Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, sou engenheiro civil e estou encarregado de fazer uma recuperação de cobertura de uma moradia em Caxias, Oeiras. A estrutura é de madeira e bastante antiga estando por isso totalmente inutilizável. A estrutura da casa é em alvenaria de pedra e nunca foi alterada.As medidas em planta são 17,5m por 5,2m e a altura máxima do sotão é 2,3m A minha ideia para execução desta obra é a seguinte:

1-Remoção da cobertura existente (Estrutura de madeira, telhas, etc.)
    2-Execução da nova estrutura em asnas de madeira
    3-Execução da estrutura de madeira para o novo pavimento para aproveitamento se sotão
    4-Execução das madres
    5-Aplicação do isolamento térmico, XPS Roorfmate PT-A ou semelhante
    6-Aplicação da subtelha ST50
    7-Aplicação do ripado em PVC e da nova telha

Tenho algumas dúvidas em relação a alguns pontos desta execução nomeadamente na ligação entre a estrutura da cobertura e a as paredes, penso que terei de fazer um "lintel" armado ao longo das paredes (17,5m) mas não sei se este tem de ser amarrado às mesmas através de uns varões cravados com betão de alta resistência. Não sei se ao executar esta amarração não vou ter problemas com a parede pois não sei a resistência da mesma.
    Gostaria também de perguntar onde posso encontrar catálogos de fornecedores de madeira para construção e ripados em PVC com características técnicas, pesos resistências, etc.

Agradecido pela vossa disponibilidade

Luis Fonseca
  2.  # 2

Gostava de saber fornecedores de madeiras para estrutura e acessórios, placas de aglomerado para pavimentos, isolamentos térmico, telha e subtelha para comparar preços.

Obrigado
  3.  # 3

Boas

Tenho algumas dúvidas em relação a alguns pontos desta execução nomeadamente na ligação entre a estrutura da cobertura e a as paredes, penso que terei de fazer um "lintel" armado ao longo das paredes

E pensa bem

mas não sei se este tem de ser amarrado às mesmas

Convém

Não sei se ao executar esta amarração não vou ter problemas com a parede pois não sei a resistência da mesma.

Mas terá de saber. Em caso de dúvida, considerar a hipótese de reforço da capacidade resistente da parede.

PS: Há por aqui uma discussão onde o Paulo Correia colocou umas fotos que talvez lhe fossem úteis. Infelizmente não consigo dar com elas, talvez alguém saiba dar as coordenadas.

cumps
    José Cardoso
    •  
      FD
    • 24 março 2010 editado

# 4

Colocado por: j cardosoPS: Há por aqui uma discussão onde o Paulo Correia colocou umas fotos que talvez lhe fossem úteis. Infelizmente não consigo dar com elas, talvez alguém saiba dar as coordenadas.

Aqui forumdacasa.com/discussion/8211/execucao-de-um-lintel-de-coroamento/ ?

0.0111 seg. NEW