Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde vivo numa casa a 12 anos sem contrato e sem aumento ,agora deparo me com uma situacao em que meu senhorio esta no hospiral e os medicos ja avisaram os filhos para se despedirem .
    Como fica agora a minha situacao, herdeiro tem casa propria e a filha tambem ,ele pode aumentar a renda para o valor que pretender ou pode me mandar sair de casa , meu marido esta desempregado ha 1 ano e eu ganho o ordenado minimo .
    Como posso proceder se ele quizer fazer uma das coisas ,(aumento ou sair) a renda pago 220 € e mesmo assim nao sobra nada ao fim do mes e nao tenho como pagar 2 meses de renda para mudar de casa.
    Sei que o correto era ele ter passado sempre recibos mas mesmo assim acabando um contrato tudo muda. Ja pedi casa na camara a 2anos e nao ha vagas ate aagora
  2.  # 2

Colocado por: Catarina123ele pode aumentar a renda para o valor que pretender ou pode me mandar sair de casa

Pode pedir o aumento calculado pelo coeficiente referente aos últimos três anos. O aumento legal tem que o pagar.
    Quando um contrato não foi reduzido a escrito considera-se o prazo de 5 anos, renovado automaticamente por períodos iguais e sucessivos se nenhuma das partes se opuser a sua renovação.
    Sem ter a certeza o seu contrato renovou-se quando fez os 10 anos até aos 15.
    • size
    • 26 fevereiro 2025

# 3

Talvez aguardar pelos possíveis desenvolvimentos.
    Em principio, o arrendamento continuará nas condições anteriormente acordadas de forma verbal.
    Poderá surgir que os herdeiros exijam a formalização do contrato escrito
  3.  # 4

Colocado por: sognim
    Pode pedir o aumento calculado pelo coeficiente referente aos últimos três anos. O aumento legal tem que o pagar.
    Quando um contrato não foi reduzido a escrito considera-se o prazo de 5 anos, renovado automaticamente por períodos iguais e sucessivos se nenhuma das partes se opuser a sua renovação.
    Sem ter a certeza o seu contrato renovou-se quando fez os 10 anos até aos 15.
  4.  # 5

Nunca tive contrato
  5.  # 6

Teve e tem.

O contrato é verbal.
    • Soliva
    • 26 fevereiro 2025 editado

# 7

Contrato verbal tal como lhe disseram é vinculativo.
    O primeiro passo é avaliar quando é a próxima renovação, depois esperar as decisões dos herdeiros.
    1. Podem simplesmente manter as condições ( pessoalmente acho que será improvável )
    2. Podem exigir a formalização do contrato e aumentar de acordo com o coeficiente legal .
    3 Podem avisar que não irão renovar contrato para futura venda onde terá direito de preferência, não a exercendo … terá de sair .

O meu conselho … preparar-se para as hipóteses 2 ( a nível económico ) e a 3 (a nível económico e familiar )
  6.  # 8

Colocado por: Catarina123Nunca tive contrato

E recibos?
    • Soliva
    • 26 fevereiro 2025 editado

# 9

Colocado por: primavera
    E recibos?
    Colocado por: Catarina123Sei que o correto era ele ter passado sempre recibos mas

Arrendamento com fuga ao fisco … de ambas as partes.
    A realidade do mercado de arrendamento, no entanto já não há nada a fazer.
    Se os herdeiros quiserem acabar com o assunto é passível de ser feito .
    Felizmente parece ter tempo suficiente para se preparar
  7.  # 10

Colocado por: Catarina123220 €

O valor é adequado ao local e cómodos?
  8.  # 11

Colocado por: Palhava

O valor é adequado ao local e cómodos?

Mais ao menos , precisava de algumas obras como quando entrei para a casa
  9.  # 12

E recibos?

Nao
  10.  # 13

E recibos?

Nao passa
  11.  # 14

Colocado por: SolivaContrato verbal tal como lhe disseram é vinculativo.
    O primeiro passo é avaliar quando é a próxima renovação, depois esperar as decisões dos herdeiros.
    1. Podem simplesmente manter as condições ( pessoalmente acho que será improvável )
    2. Podem exigir a formalização do contrato e aumentar de acordo com o coeficiente legal .
    3 Podem avisar que não irão renovar contrato para futura venda onde terá direito de preferência, não a exercendo … terá de sair .

O meu conselho … preparar-se para as hipóteses 2 ( a nível económico ) e a 3 (a nível económico e familiar )
  12.  # 15

Pois seja qual delas for nenhuma é favoravel para mim se fosse mos dois a trabalhar era mais facil assim é complicado
  13.  # 16

Colocado por: SolivaSe os herdeiros quiserem acabar com o assunto é passível de ser feito .

É quando ocorrer a ronovação.
    Na minha opinião aos 15 anos.
  14.  # 17

Colocado por: sognim
    É quando ocorrer a ronovação.
    Na minha opinião aos 15 anos.

Nao tem renovacao porque nao existe contrato ,ou seja nos entramos para a casa so verbal ,nao tinha limite de sairmos ,se saissemos ele alugava a outro senao ficavamos la agora nao sei o que pode acontecer o mais certo é ficar "debaixo da ponte" porque mesmo se por milagre encontra se uma casa aqui pedem 3 rendas e isso para mim é impossivel porque gastamos as nossas economias com o meu marido que tem uma depressao profunda e outras doencas e claro o herdeiro nao tem nada a ver com isso .ja me aconselharam a ir a um advogado mas este mes nao consigo pagar um .
  15.  # 18

O contrato verbal também é válido é isso que tenho tentado dizer-lhe, inclusive já houve outro forista que também lhe disse.
    Quando não há um contrato escrito são cinco anos renováveis por iguais períodos.
    A maioria das juntas de freguesia tem consultas de advocacia.
  16.  # 19

Colocado por: sognimO contrato verbal também é válido é isso que tenho tentado dizer-lhe, inclusive já houve outro forista que também lhe disse.
    Quando não há um contrato escrito são cinco anos renováveis por iguais períodos.
    A maioria das juntas de freguesia tem consultas de advocacia.

Nao tinha entendido isso nem sabia que isso era possivel que mesmo verbal renova de 5 em 5 anos e meu senhorio nunca falou em aumentar tambem sempre nos demos todos bem mas tudo muda neste mundo , mesmo assim vou ver na junta se me podem ajudar
  17.  # 20

Colocado por: Catarina123
    Mais ao menos , precisava de algumas obras como quando entrei para a casa

Ja as rendas rondam os 300 a 400 um t2 e 500 t3

0.0229 seg. NEW