Iniciar sessão ou registar-se
    • np31
    • 27 fevereiro 2025

# 1

Comprei uma casa nova, e ainda não me mudei para lá. A casa é feita de pedra, e tem capoto na parte de fora. As janelas são de vidro duplo e térmicas, e depois por fora têm uma portada de alumínio (acho).

Se estiver tudo fechado durante várias semanas, é normal no inverno as mesas e bancadas de madeira ganharem manchas de humidade?

Depois da primeira vez que notámos isto, começamos a "semi-abrir" as janelas por dentro (aquela abertura vertical, que abre a parte de cima, e fica tipo "V"), mas deixando as portadas de alumínio fechadas. Assim, assumimos que entrava algum ar/ventilação.
    E limpámos essas humidades na madeira, com detergente.
    Mesmo assim, voltou a acontecer passadas algumas semanas (de chuva).

Isto não significa que a casa tem problemas? Já tive apartamentos que estiveram fechados durante meses, e isto nunca aconteceu...

Não há sinais de infiltrações, nem outras humidades negras nas paredes.

A casa está ao pé da praia, segunda linha do mar.

---

Na casa de banho, a janela não tem portada - só tem janela que abre em "V".
    Essa janela, deixámos sempre aberta (em "V"), e depois dos dias de chuva, as paredes laterais dessa janela ganharam humidade preta (bolor). Bastantes pontinhos pretos. Tentámos limpar com vinagre, mas ainda não saíram.

Isto também é normal acontecer?

---

Como posso de facto melhorar a ventilação da casa, e poder ir de férias uns meses, descansado?! :)

Obrigado!

0.0049 seg. NEW