Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma moradia com 2 andares + sotão não habitável.
    Preciso de concelhos para arrendar um dos andares de forma independente.

Contexto:
    Moradia da decada de 90 com RC e 1º andar e entrada dedicada para ambos.
    Andar de cima tem: Cozinha, WC, 3 quartos, sala e dispensa.
    RC tem: Cozinha, WC, 1 Quarto e Sala. (tem espaço suficiente para fazer muito mais)
    Garagem aberta para 2 carros.
    A ideia era arrendar em cima e viver em baixo.

O problema

- Não tem licença de utilização e tem alterações exteriores traseiras fora do projeto. Ex: Garagem, marquise, barraco etc.
    - Instalação elétrica insuficiente para aguentar 1 familia quanto mais 2.
    - Canalização partilhada
    - Controlo de temperatura e isolamento térmico são maus

Mais detalhes:

Apenas para legalizar estimaram-me cerca de 4-5 mil euros (pessoa que trabalha na câmara). Nas finanças a casa está como propriedade total sem divisões suscetíveis de utilização independente.
    O contador elétrico atual para a casa toda é de apenas 3.45kVA e a instalação elétrica do 1º andar é feita a partir de um quadro secundário que vem do principal no RC mas a instalação não foi feita para os dias de hoje. Em particular as cozinhas não têm ligações dedicadas para eletrodomésticos básicos.
    Em termos de controlo de temperatura e isolamento dá para fazer melhorias para não ser tão mau. Isolar a laje do sótão e, ao alterar instalação elétrica, metia AC em sitios chave. Em termos de janelas é preciso mudar mas por causa do custo teria de ficar para outra altura ou mudar pouco a pouco. (Têm dimensões não standard e fazem arco em cima, não são retangulares/quadradas)

A legalização estoura-me o budget que tinha para obras.
    Não sei se legalizo tudo e arrendo ou arrendo ilegalmente.

Tenho que fazer obras quer legalize quer não, por isso, ia demorar bastante a legalizar e ter dinheiro para fazer as obras essenciais.
    Obras que eu considero essenciais: fechar escada interior, refazer instalação elétrica das cozinhas, separar canalizações, isolar laje do sótão (isto faço eu), porta para alçapão do sótão, pelo menos AC em 2 divisões no andar de cima.
    Se for alugar ilegalmente pedia a instalação de contadores de água e luz domésticos para poder cobrar. Em contrapartida teria que pedir o aumento de potência e pelo que vi preciso de um papel de um eletricista.

Importante:
    Tenho receio de ao arrendar ilegalmente venha depois a ter problemas com as pessoas de cima sem possibilidade de me defender ou problemas com as finanças.
    Também tenho receio que se não legalizar agora, com mais alterações, principalmente à rede elétrica e de canalização, ainda será mais caro um dia legalizar.
  2.  # 2

vive nessa casa atualmente?
  3.  # 3

Colocado por: marco1vive nessa casa atualmente?

Sim, vivo
  4.  # 4

Faça as obras que puder para melhorar a casa pois se é sua não perde nada.
    Faça um arrendamento legal de parte de casa. Sem Licença de Habitação e sem propriedade horizontal nunca poderá arrendar como habitação independente.
    Nunca vai conseguir ligação independente de agua e luz. Coloca um contador de luz na parte a arrendar só para seu controle. De agua nem vale a pena. Num contrato de arrendamento de parte de casa é perfeitamente normal uma clausula de pagamento das despesas á parte.
    E sobretudo escolha bem os inquilinos.

0.0117 seg. NEW