Tenho uma moradia com 2 andares + sotão não habitável. Preciso de concelhos para arrendar um dos andares de forma independente.
Contexto: Moradia da decada de 90 com RC e 1º andar e entrada dedicada para ambos. Andar de cima tem: Cozinha, WC, 3 quartos, sala e dispensa. RC tem: Cozinha, WC, 1 Quarto e Sala. (tem espaço suficiente para fazer muito mais) Garagem aberta para 2 carros. A ideia era arrendar em cima e viver em baixo.
O problema
- Não tem licença de utilização e tem alterações exteriores traseiras fora do projeto. Ex: Garagem, marquise, barraco etc. - Instalação elétrica insuficiente para aguentar 1 familia quanto mais 2. - Canalização partilhada - Controlo de temperatura e isolamento térmico são maus
Mais detalhes:
Apenas para legalizar estimaram-me cerca de 4-5 mil euros (pessoa que trabalha na câmara). Nas finanças a casa está como propriedade total sem divisões suscetíveis de utilização independente. O contador elétrico atual para a casa toda é de apenas 3.45kVA e a instalação elétrica do 1º andar é feita a partir de um quadro secundário que vem do principal no RC mas a instalação não foi feita para os dias de hoje. Em particular as cozinhas não têm ligações dedicadas para eletrodomésticos básicos. Em termos de controlo de temperatura e isolamento dá para fazer melhorias para não ser tão mau. Isolar a laje do sótão e, ao alterar instalação elétrica, metia AC em sitios chave. Em termos de janelas é preciso mudar mas por causa do custo teria de ficar para outra altura ou mudar pouco a pouco. (Têm dimensões não standard e fazem arco em cima, não são retangulares/quadradas)
A legalização estoura-me o budget que tinha para obras. Não sei se legalizo tudo e arrendo ou arrendo ilegalmente.
Tenho que fazer obras quer legalize quer não, por isso, ia demorar bastante a legalizar e ter dinheiro para fazer as obras essenciais. Obras que eu considero essenciais: fechar escada interior, refazer instalação elétrica das cozinhas, separar canalizações, isolar laje do sótão (isto faço eu), porta para alçapão do sótão, pelo menos AC em 2 divisões no andar de cima. Se for alugar ilegalmente pedia a instalação de contadores de água e luz domésticos para poder cobrar. Em contrapartida teria que pedir o aumento de potência e pelo que vi preciso de um papel de um eletricista.
Importante: Tenho receio de ao arrendar ilegalmente venha depois a ter problemas com as pessoas de cima sem possibilidade de me defender ou problemas com as finanças. Também tenho receio que se não legalizar agora, com mais alterações, principalmente à rede elétrica e de canalização, ainda será mais caro um dia legalizar.
Faça as obras que puder para melhorar a casa pois se é sua não perde nada. Faça um arrendamento legal de parte de casa. Sem Licença de Habitação e sem propriedade horizontal nunca poderá arrendar como habitação independente. Nunca vai conseguir ligação independente de agua e luz. Coloca um contador de luz na parte a arrendar só para seu controle. De agua nem vale a pena. Num contrato de arrendamento de parte de casa é perfeitamente normal uma clausula de pagamento das despesas á parte. E sobretudo escolha bem os inquilinos.