Iniciar sessão ou registar-se
    • As123
    • 28 fevereiro 2025 editado

# 1

Boa tarde

Eu e o meu namorado vamos construir num terreno que pertence aos meus pais. A ideia será que o terreno e a casa fiquem em nome dos dois (meu e do meu namorado) , já acordado entre todas as partes e com outros descendentes dos meus pais.

A questão aqui é que para fazer doação a mim e ao meu namorado, teremos de pagar 10,8% (eu apenas os 0,8% e ele os 10%) de IS, o que corresponde a um valor bastante avultado para nós.

Há outra forma de dar a volta á situação? Propuseram-nos fazer a doação apenas a mim e depois eu vender 50% do terreno ao meu namorado, isso é possível? E se for doação de 50% em vez de venda?
    Pelas experiências que podem ter tido, o banco pode colocar algum entrave na altura de contratar o crédito habitação para a construção?

Obrigada desde já.
  1.  # 2

Dependendo do VPT do terreno não sei se não perde mais em escrituras do que com essas maroscas.

É um terreno rustico ou urbano e qual o vpt?

E sabe que a brincadeira da venda arrisca-se com direitos de preferência também dos vizinhos..
    • As123
    • 28 fevereiro 2025

# 3

É um terreno urbano.

Quanto ao valor patrimonial, ainda não sei porque a alteração de rústico para urbano é recente e ainda não temos o vpt, segundo a simulação no site da AT rondará os 35k.
  2.  # 4

Colocado por: As123É um terreno urbano.

Quanto ao valor patrimonial, ainda não sei porque a alteração de rústico para urbano é recente e ainda não temos o vpt, segundo a simulação no site da AT rondará os 35k.

Deviam ter feito a doação enquanto era rústico, o VPT era bem mais baixo.

Agora fazem a doação de 50% a si, e só paga IS, ao seu namorado fazem a venda de 50% pelo VPT, e paga IMT a 6,5% (é melhor que 10%) e IS a 0,4%. Sendo a venda pelo VPT tb n têm mais valias a pagar (os doadores).
    • As123
    • 28 fevereiro 2025

# 5

Obrigada pela sugestão
    Mais uma questão, caso consiga ajudar..não vamos ter problemas com o direito de preferência ao vender 50% ao meu namorado?
    •  
      NTORION
    • 28 fevereiro 2025 editado

# 6

Colocado por: As123Obrigada pela sugestão
    Mais uma questão, caso consiga ajudar..não vamos ter problemas com o direito de preferência ao vender 50% ao meu namorado?

Desconheço essa parte do direito, mas julgo que só é aplicável a prédios rústicos, por causa dos índices de cultivo.

Ou então fazem a doação 100% a si, casam, e doa 50% ao marido que já fica isento dos 10% de selo.
    • As123
    • 28 fevereiro 2025

# 7

E no caso de venda, os restantes herdeiros dos meus pais têm de assinar a escritura, correto?

0.0117 seg. NEW