Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma dúvida numa situação, se me puderem ajudar.

Há uma casa (apartamento) que foi comprada há muitos anos pelos meus avós. Ao falecerem, a casa passou para a minha mãe através de Habilitação de Herdeiros. Ela não está a usufruir da casa, pois ela está a morar noutra habitação. Quem está nesta casa sou eu (um dos filhos) e o que se pretende é que a casa fique em meu nome. Não queríamos fazer uma compra/venda. Estamos a pensar numa Doação em Vida. A minha mãe doar-me a casa.

Pergunto:

- Isso pode ser feito, visto que, para comprovar que a casa é dela, não temos escritura em nome dela, somente a tal Habilitação de Herdeiros?

- A Câmara ou o Estado poderá exercer o Direito de preferência também nestes casos de doação?
  2.  # 2

Colocado por: Highlander- A Câmara ou o Estado poderá exercer o Direito de preferência também nestes casos de doação?

Não, quanto ao resto é contactar um notário para tratar da documentação. E tem que ter o acordo dos outros irmãos e respectivos cônjuges.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Highlander
  3.  # 3

Irmãos da mãe e cônjuges, filhos da mãe e cônjuges.
  4.  # 4

Colocado por: VarejoteIrmãos da mãe e cônjuges, filhos da mãe e cônjuges.

Nisso não há problema. A minha mãe não tem irmãos e os meus irmãos e cônjuges estão todos de acordo.
  5.  # 5

Então é avançar para o Notário para tratar da papelada.
    Concordam com este comentário: Varejote
  6.  # 6

Quais os valores médios actualmente?
  7.  # 7

Aproveitando o tópico, as doações em vida também entram para as partilhas após morte de quem doou?
  8.  # 8

Colocado por: Onlin32000Aproveitando o tópico, as doações em vida também entram para as partilhas após morte de quem doou?

Se nada for disposto em contrário, sim.

Isto, se a doação tiver sido feita a um dos herdeiros, caso contrário, nada feito.
  9.  # 9

Colocado por: rjmsilva

Se nada for disposto em contrário, sim.

Isto, se a doação tiver sido feita a um dos herdeiros, caso contrário, nada feito.

Doações foram feitas a herdeiros, portanto entra para as partilhas
  10.  # 10

Colocado por: Onlin32000Doações foram feitas a herdeiros, portanto entra para as partilhas

Penso que se o valor dos bens doados for inferior a 1/3 do patrimonio e na escritura estiver referido que diz respeito à quota disponível não é bem assim.
  11.  # 11

Colocado por: Piafinho

Penso que se o valor dos bens doados for inferior a 1/3 do patrimonio e na escritura estiver referido que diz respeito à quota disponível não é bem assim.

Entendi

0.0099 seg. NEW