Comprei recentemente um apartamento e uma das casas de banho tem uma base de duche. Comecei por notar mau cheiro (tipo esgoto) ao limpar a base de duche e reparei que havia água parada nas juntas (ou falta delas) da base, assim como à volta do ralo.
Hoje voltei a limpar as juntas para aplicar um betume indicado para contacto constante com água (https://www.leroymerlin.pt/produtos/betume-em-po-beissier-15kg-10129854.html) mas ao passar o x-acto apercebi-me que existe imensa água no fundo das juntas (e, o mais provavelmente, debaixo do azulejo (?) da base).
Eu percebo zero deste tipo de instalações e portanto estou com algumas dúvidas: 1. As juntas perto do ralo tem um espaçamento brutal e dão ideia de que nunca foram devidamente preenchidas. Existe algum mecanismo de escape para aquela àgua ou é só mesmo má instalação/desgaste do material que as preenchia? 2. Acham que consigo secar tudo com um desumidificador durante uns dias e que posso voltar a reparar as juntas ou vai existir água por baixo da base que nao é possível retirar sem levantar a base?
Não tenho usado o duche com receio que gere infiltrações para o andar de baixo. Mas a água também nao desaparece, pelo que nao parece estar a infiltrar.
Estou a considerar trocar por uma base de peça única, para resolver este problema, mas se puder evitar a obra, tanto melhor.