Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!

    Estou a construir uma vivenda e para soalho, escolhi Tauari. Também para as portas, queria a mesma madeira mas, alguns carpinteiros desaconselham. Uma hipotese que me deram foi a Tola que é muito semelhante ao Tauari. O que acham se optar para as portas a Tola, ficarei bem servida? Além de que ficaria mais barata que o Tauari...
  2.  # 2

    se a madeira tiver qualidade, fica bem servida, com a TOLA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susana
  3.  # 3

    Colocado por: djamiliaBoa noite, sou parceira de uma empresa que realiza esses serviços. Basta apenas ligar para o numero: 926 131 153 e indicar o meu número de Parceira: 1055


    Alôooo!! Parceira!! A Susana só está a perguntar se ficará bem servida com as portas em tola. :)

    Temos a resposta dada, e bem, pelo caro Paulo Barradas. Só tenho a acrescentar que a tola é das madeira mais "moles", mais difíceis de lixar. Quando falo nisto estou a falar nos aros de portas, aduelas e rodapés que certamente serão em madeira maciça...bem trabalhada e fica impecável. Se optar por essa tenha em atenção ao envernizamento. Se for feito em estufa e levadas para a obra já envernizadas, certamente ficarão com um bom acabamento. Caso o envernizamento seja feito em obra convém levar uma boa camada de tapa poros. Tenho visto alguns "profissionais" que utilizam um tapa poros que parece água, dão uma demão...uma "despolidela" e siga aplicar o verniz...fica um acabamento "tipo lixa" :-)

    Cump.
    Lucilio
    Concordam com este comentário: Freitas Costa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susana
  4.  # 4

    Colocado por: aprendiz2não é semelhante em nada!!!

    Concordo com o aprendiz2.

    Susana, aconselho-a a ver umas amostras das madeiras que vai escolher (e não vá nessa que "são muito semelhantes"!!)!
    E cuidado com as variações possíveis dentro da mesma madeira.

    É pena é que não tenha aqui (na fotografia em baixo - tirei-a no escritório, um bocado à pressa, com umas madeiritas que lá tinha) uma amostra de Tola.

    Tauri é a 3ª da direita.
      090415 madeira_1.jpg
  5.  # 5

    Ja agora, Luis, porque é que escreve kambala, que toda a vida foi câmbala em português??? ;-)
  6.  # 6

    Colocado por: lobitoJa agora, Luis, porque é que escreve kambala, que toda a vida foicâmbalaem português??? ;-)

    Parce que moi, je suis francophone e estive em Áfrika.
  7.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: lobitoJa agora, Luis, porque é que escreve kambala, que toda a vida foicâmbalaem português??? ;-)

    Parce que moi, je suis francophone e estive em Áfrika.


    Ah bon. Eu também estive em Afrika e la usava-se câmbala a dar com um pau.
  8.  # 8

    E porque é que há-de ser iroko, se se usa câmbala há um ror de anos? Isto é só porque estas madeiras vêm agora importadas via sabe Deus quem. Por acaso deve ser a única madeira africana de que me lembro, como sendo tão prezada que na altura da grande debandada de África muita gente fez os caixotes com ela para a aproveitar depois.
  9.  # 9

    Mas acham que devo optar pela minha 1ª opção, soalho e portas em Tauari? Quais os aspectos negativos das portas em Tauari?
    Para complicar (ou não!!!) A porta principal vai ser em aluminío, imitação de madeira (por ser substancialmente mais barata) e a tonalidade da porta é uma tonalidade parecida com a sucupira. Foi a minha arquitecta que sugeriu e que diz que a porta principal deve-se destacar...O que acham desta combinação toda?
  10.  # 10

    Penso que já li algures no fórum que a madeira de Tauari é muito mole, até os saltos dos sapatos a marcam. Eu também tive essa hipótese equacionada, mas agora mudei para garapa (bem mais dura). Já duas amostras ao natural.
    Também vi tola e parece-me muito escura, como disseram atrás não tem nada a ver com Tauari (madeira clara).
    Só para terminar: Em principio vou colocar soalho de garapa de 12 cm largura e portas de faia vaporizada.
    cumprimentos
  11.  # 11

    Se o sr o diz!... Foi o que me disse o vendedor. Esta madeira é... esta é... e esta é tola.
    BFS
  12.  # 12

    A tola é clariiiiinha !
  13.  # 13


    Atola é clara?
  14.  # 14

    O meu sogro tem uma mobília de cozinha, que o carpinteiro vendeu como sendo Tola e é bastante escura. A cor é semelhante ao mogno, talvez não tão escura.
    Então não é Tola?
  15.  # 15

    boas
    ja agora , o que dizem da carpintaria em carvalho americano...
  16.  # 16

    Exatamente aprendiz2. Estive em casa do meu sogro a verificar melhor e realmente os interiores são bastante mais claros, deverá ter sido a qualidade do verniz que a fez escurecer. Depois procurei na net e vi num sitio, que tola é mesmo
  17.  # 17

    clarinha.

    nbastos - eu pessoalmente não aprecio o carvalho americano, tem muitos veios, se bem que em carpintaria não se nota tanto como em soalho.
    cumprimentos
  18.  # 18

    Colocado por: Luis K. W.
    Concordo com o aprendiz2.

    Susana, aconselho-a a ver umas amostras das madeiras que vai escolher (e não vá nessa que "são muito semelhantes"!!)!
    E cuidado com as variações possíveis dentro da mesma madeira.

    É pena é que não tenha aqui (na fotografia em baixo - tirei-a no escritório, um bocado à pressa, com umas madeiritas que lá tinha) uma amostra de Tola.

    Tauri é a 3ª da direita.
      090415 madeira_1.jpg



    Na casa que comprei vamos agora para a parte das carpintarias.

    A madeira que foi escolhida pelo construtor foi a Faia Vaporizada.

    Já ouvi falarem bem e menos bem desta madeira.

    Gostaria de recolher algumas opiniões e conselhos. A tonalidade é igual à da foto? A qualidade é boa? É madeira durável e resistente?

    Eu e a minha namorada gostavamos de algo um pouco mais escuro e o construtor disse que depois o carpiteiro em determinada fase torna a madeira mais escurecida, algo a que ele chamou "indução"!!! É assim mesmo?

    Em termos de valores e para eu poder estar um pouco mais à vontade, que outras madeiras existem que sejam boas, com um valor/preço próximo da Faia Vaporizada, mas que tenha uma tonalidade natural mais escura?

    O ideal seria afzelia, mas pelo que ouvi é muito mais cara do que a Faia!!! É assim?

    A Garapa e Tauri, são boas? A cor é a da foto ou um pouco mais escuras?

    Se poderem exemplicar com diferençar de preços seria o ideal!

    Obrigado
  19.  # 19

    Não há comentários? Ajuda precisa-se!!! :)
  20.  # 20

    A Garapa e Tauri, são boas? A cor é a da foto ou um pouco mais escuras?


    Os meus sogros aplicaram garapa. Este Inverno o soalho levantou (colado à betonilha). Segundo o carpinteiro o problema foi que a casa não foi ventilada (os meus sogros são imigrantes). Não sei se será parte da culpa da própria madeira, mas o que é certo é que todo o pavimento em soalho de garapa teve ser arrancado, colado novamente, afagado e envernizado.

    cumps
 
0.0208 seg. NEW