Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estimados,

Tenho conta no BEST há uns 15 anos, e pedi-lhes transferir um PPR que tenho na Fidelidade para o propio Best, uma vez que os PPR na Fidelidade nao rendem nada. Tenho 7000 euros nesse PPR, mais coisa menos coisa.

Acontece que do lado do BEST comecaram a pedir (por correio) dados que na minha opiniao excedem em muito os poderes de um banco, em particular, pediram-me a minha declaracao de impostos no país onde vivo actualmente (nao tenho residencia fiscal em Portugal).

Isto é normal? Eu parei o proceso de imediato, porque nunca ninguém antes me pediu a minha declaracao de impostos que tenho no país onde vivo. Até pensei se nao seria fraude da parte do interlocutor do banco, dado que tudo foi solicitado por email, e realmente nao entendo porque necesitam da declaracao de impostos que tenho num país que nao é Portugal.

Prevenir fuga aos impostos? Mas o que lhes interessa isso se sao uma instituicao privada e se além disso, como digo, nao tenho residencia fiscal em Portugal e já pago os impostos no país onde vivo? E porque necesitam isso se nem estou a pedir crédito e em vez disso quero fazer poupanca através de PPR?
    Prevenir situacoes de enriquecimento ilicito? Mas se o PPR é de 7000 euros e faco reforcos de 100 euros ao mes..

Obviamente já nao quero fazer nenhum PPR no Best porque fiquei francamente de pé atrás e até um bocado chateado, ou seja, queria contratar um servico de poupanca e estao a tratar-me como se fosse um criminoso..

Gostava de fazer um reclamo formal. No entanto, até agora ainda nao consegui perceber por pesquisas do Google se excederam ou nao os seus poderes ao pedir a declaracao de impostos que tenho fora de Portugal.

Agradeco qualquer comentario.
  2.  # 2

Combate à evasão fiscal e/ou lavagem de dinheiro e/ou proveniente de drogas ou similares assim como com origem em alguns países. Poderá consultar as regras no Banco de Portugal e presumo que todas as informações solicitadas são obrigatórias por lei.
  3.  # 3

Isso tem a ver com a classificacao do seu risco. Deixe-me adivinhar, está na Suíça?
  4.  # 4

Colocado por: SirruperIsso tem a ver com a classificacao do seu risco. Deixe-me adivinhar, está na Suíça?

Não vivo na Suiça, vivo no Chile.

Porque necessitam de aferir o meu risco se não estou a pedir nenhum crédito, nem sequer tenho dívida com o banco Best?
  5.  # 5

Colocado por: AlexMontenegroCombate à evasão fiscal e/ou lavagem de dinheiro e/ou proveniente de drogas ou similares assim como com origem em alguns países. Poderá consultar as regras no Banco de Portugal e presumo que todas as informações solicitadas são obrigatórias por lei.

Ok, é um motivo válido. Mas eu já tenho conta no Best há 15 anos, e pedi transferir um PPR da Fidelidade, uma instituição portuguesa, a outro PPR no Best - tipo portabilidade com solicitude do Best à Fidelidade.
    Neste sentido, que necessidade há de controlar evasão ou lavagem de dinheiro? Literalmente o PPR era transferido de uma instituição a outra.

Precisamente tentei consultar qual o regulamento que pede declarações fiscais de outros países, e não encontrei.
  6.  # 6

O facto de ser cliente ha 15 anos nao o iliba de cumprir com as leis atuais a que os bancos sao obrigados.
    Eles pedem isso por causa do KYC, know your customer.
    Depois de validar as suas fontes de rendimentos, validam o risco e desbloqueiam a sua situacao.
    Todos os paises da america latina sao de risco elevado.
    Concordam com este comentário: hangas, SrR
  7.  # 7

O banco pode pedir muitos documentos .. você só entrega se quiser..

A não ser que tenha alguma coisa a esconder, não vejo sinceramente qual o problema..
    Concordam com este comentário: hangas
  8.  # 8

Colocado por: Bragas VO banco pode pedir muitos documentos .. você só entrega se quiser..

A não ser que tenha alguma coisa a esconder, não vejo sinceramente qual o problema..

[modo desabafo]
    não entrego porque sou um cidadão português com residencia fiscal noutro país e acho que se as finanças de Portugal não me pedem nada quando faço o meu IRS aí, não haverá de ser uma instituição privada que o vai pedir para transferir poupanças que já tenho noutra instituição privada portuguesa, portanto, com conhecimento do Banco Portugal, e ainda mais, sendo um PPR, com conhecimento também das finanças..

Quando me quiserem dar alguma coisa, aí sim posso pensar em entregar informação que não necessitam, ora essa!
  9.  # 9

Colocado por: palmstroke

[modo desabafo]
    não entrego porque sou um cidadão português com residencia fiscal noutro país e acho que se as finanças de Portugal não me pedem nada quando faço o meu IRS aí, não haverá de ser uma instituição privada que o vai pedir para transferir poupanças que já tenho noutra instituição privada portuguesa, portanto, com conhecimento do Banco Portugal, e ainda mais, sendo um PPR, com conhecimento também das finanças..

Quando me quiserem dar alguma coisa, aí sim posso pensar em entregar informação que não necessitam, ora essa!

Eh pá. És mesmo portuga. Lá fora dao tudo e mais alguma coisa, no país natal tinha de vir a mania que é superior a tudo e a todos.
    Vamos lá explicar. Como vive fora e pediu uma coisa ao seu banco, ele está a pedir-lhe para atualizar os seus dados e perceber a movimentacao futura da sua conta e se a mesma corresponde à sua fonte de rendimentos.
    Porque se começar a transferir fundos do Chile para a sua conta sem que a sua origem seja comprovada ou adequada aos seus rendimentos declarados no Chile, o banco bloqueia-lhe a conta e manda a informacao para quem de direito. Sejam as Financas ou a PGR.
    Concordam com este comentário: hangas, desofiapedro
  10.  # 10

Colocado por: palmstroke

[modo desabafo]

Então se não quer que o banco lhe peça nada… não peça nada ao banco..

Está resolvido..
    Concordam com este comentário: desofiapedro

0.0160 seg. NEW