Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros membros do forum, boa noite a todos,

Tenho utilizado este fantástico forum para outras questões, então pensei que não custa pedir aqui a vossa ajuda. Obrigado desde já.

Infelizmente vivo num último andar com infiltrações e com um condominio muito, muito complicado, de 16 frações.
    O administrador de condomínio (administrador externo contratado) ignora completamente os pedidos de reparação da cobertura do prédio, bem como qualquer manutenção ou limpeza de caleiras. Este administrador é amigo pessoal de vários dos condóminos, que representam número suficiente para garantir a sua contratação e bloquear quaisquer reparações ou até o pagamento de um seguro do prédio.

Foi pedida intervenção por telefone, email, e em assembleia de condóminos, que foi recusada prontamente. Fomos informados grosseiramente de que nada seria feito.
    Infelizmente, na passada quinta-feira aconteceu o pior, e a infiltração foi de facto grave.

Pretendo enviar uma carta registada ao administrador com um pedido oficial de intervenção urgente, com um prazo limite de resposta, antes de avançar com as reparações na cobertura a meu custo, de forma a ter uma prova da sua negligência.

Confesso que não sou bom com documentos legais. Se alguém já pediu intervenção ao seu condomínio por infiltrações na cobertura, podiam-me ajudar com um modelo de carta, ou um exemplo de uma carta semelhante?

Muito obrigado a todos desde já, e um bom fim de semana.
  2.  # 2

Boa sorte. Tem de se mexer efetivamente, caso contrário nada sera feito. Nao ha fundo de maneio por parte do condomínio para tais intervenções?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfreixial
  3.  # 3

Há dinheiro, dezenas de milhares de euros em caixa. O administrador recusa aplicar os fundos. Já lhe mostrei o código civil,a resposta em assembleia foi que é que "sou demasiado legalista" e a decisão da assembleia é que prevalece. Desde então recusa responder a emails.

Queria adicionar que tenho urgentemente de parar a infiltração esta semana, ou arrisco ter de trocar todo o pavimento flutuante, e não posso mais faltar ao trabalho em dias de chuva para andar com baldes.

Por favor, alguém terá um modelo de carta oficial a pedir reparações?

Muito obrigado
    • size
    • 2 março 2025

# 4

Tem todo o direito de exigir a reparação imediata da cobertura.
    Remeta carta regista à administração lamentar-se da inércia exigindo a reparação, quer da cobertura quer dos danos ocorridos na sua fração, alertando que se for efectuado dentro de determinado prazo, será força a reportar a situação de insalubridade do prédio junto da Câmara Municipal.
    Ao reportar a situação ao Município, haverá lugar a uma vistoria técnica do prédio e consequente notificação ao administrador para que proceda à reparação da cobertura, dentro de terminado prazo, sob pena de ser emitida uma coima.
  4.  # 5

Obrigado, poderia ajudar-me com um modelo da carta, por favor? Não tenho experiência com estes documentos.

E que prazo posso colocar na carta?
    • size
    • 2 março 2025 editado

# 6

Não existe nenhuma norma.
    É narrar na carta a ocorrência que se verifica na sua fração, que está a causar danos que terão de ser reparados pelo condomínio dentro de 60 dias(exemplo), sob pena de ter que denunciar à Câmara Municipal a falta de reparação do telhado, ao abrigo do artigo 89º do Dec. Lei 555/99
  5.  # 7

60 dias? Não posso esperar 60 dias, vou ter o pavimento destruido, e não posso morar aqui assim, nem trabalhar nem dormir normalmente. Isso não me parece aceitável numa situação de emergência!!
  6.  # 8

Desculpem, vou repetir o meu pedido inical, para focar nisso:

Alguém pode ajudar com um link para um modelo de carta ao condomínio?
  7.  # 9

Meu caro, se já comunicou ao condomínio, aconselho o a se dirigir à câmara da sua residência e pedir uma fiscalização.Simples.
    Após a fiscalização, o condomínio vai receber carta da camera para a execução das obras. Normalmente dão 6 meses.
  8.  # 10

Agradeço as sugestões, mas paralelamente a tudo isso o que precisava mesmo era de um modelo de carta, para provar posteriormente que fiz o pedido registado.

Se alguém passou pelo mesmo, poderia partilhar a sua carta?
  9.  # 11

Já lhe deram uma boa dica para reclamar, Não precisa de grandes formalismos, precisa sim que envie a carta registada com aviso de receção dirigida à Administração com a sua identificação, a sua fração, e detalhe todas as anomalias. Não se esqueça que deve mencionar todos os prejuízos causados no seu apartamento pelas chuvas. Se continua com dúvidas e acha que não consegue, o melhor é gastar 50 ou 100€ no solicitador/advogado e ele lhe faz uma carta. TALVEZ ATÉ FOSSE A MELHOR SOLUÇÃO PARA SI. Não deve é continuar a adiar este problema que é grave e que a administração deve sim resolver.
    • size
    • 2 março 2025

# 12

Colocado por: rfreixial
    60 dias? Não posso esperar 60 dias, vou ter o pavimento destruido, e não posso morar aqui assim, nem trabalhar nem dormir normalmente. Isso não me parece aceitável numa situação de emergência!!

Pode encurtar o prazo à medida das circunstâncias. É que, existem prazos a cumprir para o administrador convocar as assembleias para obter deliberação para o custo das obras.
  10.  # 13

Obrigado, eu sei que posso pagar a um advogado para escrever a carta, mas preferi perguntar aqui primeiro, porque parece ser uma carta simples, como vocês dizem. Simplesmente eu não sei como a escrever porque nunca escrevi documentos na vida.

Por isso perguntei se alguém com experiência semelhante podia partilhar um modelo de carta, por favor.
  11.  # 14

Colocado por: rfreixialObrigado, eu sei que posso pagar a um advogado para escrever a carta, mas preferi perguntar aqui primeiro, porque parece ser uma carta simples, como vocês dizem. Simplesmente eu não sei como a escrever porque nunca escrevi documentos na vida.

Por isso perguntei se alguém com experiência semelhante podia partilhar um modelo de carta, por favor.

Se sabe o conteúdo que a carta deve conter, peça ajuda ao ChatGPT ou algo semelhante que ele pode ajudar com um ponto de partilha - mas dê o prompt correto.
    Concordam com este comentário: rfreixial
  12.  # 15

Muito obrigado, Nhenriques!!!
    Confesso que sempre tive suspeitas de IA mas o chatgpt deu-me exatamente o modelo que precisava! Incrível! 👍
  13.  # 16

Imagino o que se fazia antes de haver IA’s quando era preciso escrever uma simples carta …
    🤦🏽
  14.  # 17

Comentário desnecessário. Nem toda a gente nasceu com a sua experiência e conhecimento.
    Imagine o que fazia com o seu tempo neste forum de forma contributiva.
    • size
    • 2 março 2025

# 18

Colocado por: rfreixialComentário desnecessário. Nem toda a gente nasceu com a sua experiência e conhecimento.
    Imagine o que fazia com o seu tempo neste forum de forma contributiva.

É que, para apresentar, numa primeira fase, as queixas que referiu não se torna necessário qualquer formalismo do teor da carta que pretende remeter ao administrador. Sabendo escrever, basta colocar em papel aquilo que poderia expressar oralmente.
    Concordam com este comentário: Soliva, rfreixial
  15.  # 19

Este tipo de situações relembra-me um filme de animação da Pixar Wall-E.
    Em que passados 700 anos no espaço , os humanos habituaram-se -se de tal forma a estar sentados, com máquinas a fazer tudo que até a capacidade de andar foi á viola.

Era uma inocente animação … profética.

0.0206 seg. NEW