Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Pickaxe
    Deve ser um desenho que o projetista encontrou na net.

Esse desenho está no projeto de arquitetura ou no projeto de estabilidade?

No projeto de arquitetura sei que está.
  2.  # 42

Colocado por: LLiliana
    É o filho do empreiteiro. Fomos na base da confiança e está a dar nisto.

Tudo bons rapazes então.
    Tem aí um belo trabalho, a começar pelo projeto.
    O projeto tb é de alguém das relações do empreiteiro?
  3.  # 43

Colocado por: zedasilva
    Tudo bons rapazes então.
    Tem aí um belo trabalho, a começar pelo projeto.
    O projeto tb é de alguém das relações do empreiteiro?

Mas viu algum erro também no projeto?
    O projeto é de um arquiteto considerado dos melhores da zona e foi ele que me aconselhou este empreiteiro.
  4.  # 44

Eu questionava por escrito o diretor de fiscalização e o diretor técnico. Se a resposta for que está tudo conforme mandava parar a obra e queixa dos dois na ordem, e tratava de trocar de empreiteiro.

Mais vale perder um bocado agora que muito depois... Se começa assim...
  5.  # 45

Pior, é amigo do filho do empreiteiro.

Se fosse a si vendia a sua história a um argumentista, dava uma excelente comédia
  6.  # 46

O projeto é de um arquiteto considerado dos melhores da zona e foi ele que me aconselhou este empreiteiro.

Esse pormenor, ainda que possa ser um pormenor do projeto de arquitetura, é uma vergonha e demonstra que quem o inseriu no projeto está se a borrifar para o serviço que presta aos seus clientes.
    Se esse arquiteto é o melhor da zona...
  7.  # 47

Colocado por: desofiapedroA malta perdeu mesmo a vergonha. Eu teria vergonha de apresentar isto a um cliente. Nem que tivesse que pagar do meu bolso o erro. Inadmissivel.

O problema foi o cliente ter lá ido bisbilhotar.
  8.  # 48

Se foi o arquiteto que lhe indicou esse empreiteiro, Parabéns!
    Provavelmente está a trabalhar com o pior arquitecto da sua zona.

Tome medidas.
    Informe-se e contrate alguém verdadeiramente competente para fiscalizar a obra.

Ou arrisca-se a estar a construir uma casa que, em meia dúzia de anos, vai querer livrar-se dela...

Desculpe a frontalidade.
  9.  # 49

Colocado por: nielsky
    O problema foi o cliente ter lá ido bisbilhotar.

Tenho um conhecido que foi espreitar a obra em Marinhais. Era muro torto... Cartao atrás das paredes a servir de isolamento, entre outros..
  10.  # 50

Colocado por: PedroMSTenho um conhecido que foi espreitar a obra em Marinhais. Era muro torto... Cartao atrás das paredes a servir de isolamento, entre outros..

Estava a ser irónico.
    Hoje em dia não se pode confiar na própria sombra.
  11.  # 51

LLiliana
    Certamente que nenhum dos seus técnicos maravilha a avisou que tem que ter coordenação de segurança pois não?
    E também não a avisaram que caso haja uma denúncia ou uma inspeção terá que gastar uns milhares naquilo que poderia ter custado apenas umas centenas
  12.  # 52

E a culpa é do Zé do ferro como costume, hilariante.
  13.  # 53

Colocado por: zedasilvaVerifique se o seu projeto de estabilidade não tem um pormenor idêntico a este.
      estribos.JPG

Tirei foto, não se vê bem.
      481832508_976573354660948_4024256725515168533_n.jpg
  14.  # 54

Tirei foto, não se vê bem.
      481832508_976573354660948_4024256725515168533_n.jpg

Isso tb é um pormenor tipo feito por alguém que provavelmente nunca viu uma obra
  15.  # 55

Colocado por: zedasilvaIsso tb é um pormenor tipo feito por alguém que provavelmente nunca viu uma obra

Esse pormenor pode obrigar o empreiteiro a demolir as fundações e refazer tudo de novo, tem lá a impermeabilização das fundações, e como foi betonado contra o terreno não há possibilidade nenhuma de impermeabilizar as fundações.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 56

Para reflexão dos Donos de obra que por aqui andam.
    A LLiliana é certamente de um meio pequeno, onde toda a gente conhece toda a gente.
    Decidiu materializar o seu sonho e recorreu a uns dos arquitetos mais referenciados lá do sítio. As coisas sempre correram bem, o processo foi rápido, não houve problemas na câmara e o arquiteto até recomendou um empreiteiro que apresentou um orçamento dentro daquilo que a LLiliana e a sua família estavam à espera.
    As coisas sempre correram bem até ao dia em que a LLiliana foi à obra e mesmo não percebendo nada daquilo, achou estranho que houvessem uns ferros que nas outras obras sempre viu direitos, e na sua estavam entortados. Perguntou ao empreiteiro o porquê e ele responde que houve um engano nas marcações, mas que já está corrigido, que aquilo não tem problema nenhum.
    A LLiliana que recentemente descobriu uma coisa chamada Fórum da Casa, decidi colocar lá a questão.
    Para seu espanto, os comentários que recebe são todos alarmantes. Para além de aquilo de entortar os ferros nunca dever ter sido feito, ainda dizem que o projeto parece ser muito mau e a execução ainda pior.
    Dizem que o projeto ainda que mau, tinha contemplado algumas soluções de impermeabilização das sapatas, mas que na execução isso foi ignorado.
    Dizem que em pouco tempo vai ter as paredes cheias de saínhas, os pisos todos a levantar e a casa cheia de bolor.
    A LLiliana está em pânico.
    O arquiteto é um dos melhores lá do sítio, o empreiteiro é um dos que mais constrói e tem fama de ser jeitoso.
    Será que são os gajos do Fórum que estão errados?
    Quem é ela para ir junto do empreiteiro dizer que aquilo está tudo mal?
    E se for verdade e até estiver mesmo tudo mal?
    E se depois da obra feita, passado 3 meses tiver os rodapés cheios de bolor como já viu numa foto de um poste ali ao lado?
    E se …?
    O empreiteiro tem do lado dele 15% do valor da obra. E se ela começa a levantar ondas e ele desiste da obra?
    Lá na terra não há registo de tal situação. Será que até agora todos estiveram errados?

Caros Donos de Obra, sinceramente digam da vossa justiça.
    O que fariam se fosse convosco?
    Concordam com este comentário: desofiapedro, AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LLiliana
  17.  # 57

O que faria no caso dela? Contratar para ontem um assessor para ir junto dos responsáveis tratar do futuro.

Eu tenho a disponibilidade de andar todos os dias em obra e sei bem o que pode passar em branco, por acaso este caso foi detetado pela DO caso contrário o betão tapava tudo e siga... Tantos e tantos casos destes que existem, ao nível das impermeabilizações então é algo que me causa uma urticária, parece que ninguém quer saber. Ok, o terreno até pode ter uma drenagem muito boa mas o DO sabe? Mais, o fds passado estive com dois colegas que com toda a segurança me disseram "então mas todas as casas novas têm humidade". Oh pff...
    Concordam com este comentário: fabsil, desofiapedro
  18.  # 58

Colocado por: powerPTContratar para ontem um assessor para ir junto dos responsáveis tratar do futuro.

Correto.
    E esse assessor vai tirar satisfações com o empreiteiro, com o DT e com o DF e estes dizem pura e simplesmente:
    _ Ai é? Atão xau boa noite que obras não me faltam.
    Concordam com este comentário: LLiliana
  19.  # 59

Colocado por: zedasilvaPara reflexão dos Donos de obra que por aqui andam.
    A LLiliana é certamente de um meio pequeno, onde toda a gente conhece toda a gente.
    Decidiu materializar o seu sonho e recorreu a uns dos arquitetos mais referenciados lá do sítio. As coisas sempre correram bem, o processo foi rápido, não houve problemas na câmara e o arquiteto até recomendou um empreiteiro que apresentou um orçamento dentro daquilo que a LLiliana e a sua família estavam à espera.
    As coisas sempre correram bem até ao dia em que a LLiliana foi à obra e mesmo não percebendo nada daquilo, achou estranho que houvessem uns ferros que nas outras obras sempre viu direitos, e na sua estavam entortados. Perguntou ao empreiteiro o porquê e ele responde que houve um engano nas marcações, mas que já está corrigido, que aquilo não tem problema nenhum.
    A LLiliana que recentemente descobriu uma coisa chamada Fórum da Casa, decidi colocar lá a questão.
    Para seu espanto, os comentários que recebe são todos alarmantes. Para além de aquilo de entortar os ferros nunca dever ter sido feito, ainda dizem que o projeto parece ser muito mau e a execução ainda pior.
    Dizem que o projeto ainda que mau, tinha contemplado algumas soluções de impermeabilização das sapatas, mas que na execução isso foi ignorado.
    Dizem que em pouco tempo vai ter as paredes cheias de saínhas, os pisos todos a levantar e a casa cheia de bolor.
    A LLiliana está em pânico.
    O arquiteto é um dos melhores lá do sítio, o empreiteiro é um dos que mais constrói e tem fama de ser jeitoso.
    Será que são os gajos do Fórum que estão errados?
    Quem é ela para ir junto do empreiteiro dizer que aquilo está tudo mal?
    E se for verdade e até estiver mesmo tudo mal?
    E se depois da obra feita, passado 3 meses tiver os rodapés cheios de bolor como já viu numa foto de um poste ali ao lado?
    E se …?
    O empreiteiro tem do lado dele 15% do valor da obra. E se ela começa a levantar ondas e ele desiste da obra?
    Lá na terra não há registo de tal situação. Será que até agora todos estiveram errados?

Caros Donos de Obra, sinceramente digam da vossa justiça.
    O que fariam se fosse convosco?

Enquanto D.O., reconheço a Liliana está numa posição muito complicada.

Já muito foi debatido neste foruns que, hoje, o setor da construção tem a faca e o queijo na mão.

Se a Liliana reclamar... sujeita-se à "fuga" do empreiteiro. Alem disso, como no burgo toda a gente se conhece (e a malta da construção bebe o vinho no mesmo tasco)... A Liliana pode ganhar fama de ser "reclamona" e poucos vão querer trabalhar para ela.

Agora, o que eu faria?

Não deixava isto passar, de jeito nenhum.

Eu sou DO e várias vezes mandei mandei uns bons berros ao empreiteiro por problemas MUITO menores que estes.
    (Felizmente que tenho alguma sensibilidade para estes pormenores de construção... evitou-se muita asneira a tempo.)

As fotos que a Liliana partilhou faz-me lembrar aquelas fotos que aparecem no Facebook de construções no Brasil.
    Coisas que já não se fazem (ou não se deviam fazer) por cá.

Ainda por cima, mal ou bem, tem uns "rabiscos" que em nada foram cumpridos.

Resumindo: bom material para colocar o empreiteiro e demais "fiscais" no cesto da gávea.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  20.  # 60

Colocado por: zedasilva
    Correto.
    E esse assessor vai tirar satisfações com o empreiteiro, com o DT e com o DF e estes dizem pura e simplesmente:
    _ Ai é? Atão xau boa noite que obras não me faltam.

Oh Zé, sabe muito bem que nem todos os DOs andam cá no fórum ou têm sensibilidade para perceber que deveriam apostar mais em certas coisas, como assessoria prévia e fiscalização.

0.0200 seg. NEW