Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: desofiapedroA malta perdeu mesmo a vergonha. Eu teria vergonha de apresentar isto a um cliente. Nem que tivesse que pagar do meu bolso o erro. Inadmissivel.

Ele já faz assim faz 20anos por isso está bem :)

É a conversa deles todos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 62

Colocado por: powerPTOh Zé, sabe muito bem que nem todos os DOs andam cá no fórum ou têm sensibilidade para perceber que deveriam apostar mais em certas coisas, como assessoria prévia e fiscalização.

Verdade, ainda assim, mesmo esses merecem que os serviços que pagam sejam no mínimo profissionais.
  3.  # 63

Colocado por: paulosEle já faz assim faz 20anos por isso está bem :)

E nunca ninguém reclamou.
    Quem é agora a LLilina para vir por em causa algo que nos últimos 20 anos toda a gente achou normal.
    Concordam com este comentário: paulos
  4.  # 64

Arrisco me a dizer que a grande maioria dos nossos empreiteiros têm uma formação na área que se resume a começarem como serventes há 20/30 anos a levarem marteladas nos dedos e a irem buscar uma pedra para afiar as orelhas do martelo , entretanto começaram a assentar tijolo e a dar uns chapiscos de massa na parede e pronto mais um empreiteiro para arruinar a construção em portugal.
    Que me perdoem os bons profissionais que tiveram a curiosidade de de evoluir .
    Concordam com este comentário: desofiapedro, fabsil
  5.  # 65

Colocado por: 4por1Arrisco me a dizer que a grande maioria dos nossos empreiteiros têm uma formação na área que se resume a começarem como serventes há 20/30 anos

É verdade, mas também há muitos que conscientes das suas limitações estão sempre recetivos para aprender.
    Muitas vezes basta que os técnicos estejam disponíveis para em obra discutir e transmitir alguns dos seus conhecimentos
  6.  # 66

Colocado por: zedasilva
    É verdade, mas também há muitos que conscientes das suas limitações estão sempre recetivos para aprender.
    Muitas vezes basta que os técnicos estejam disponíveis para em obra discutir e transmitir alguns dos seus conhecimentos

Mesmo com os técnicos disponíveis em obra... há sempre aquela conversa de "só engenheiros!" "Não percebem nada"

E mesmo nesses casos, fazer a ponte entre técnicos e empreiteiros é um processo ultra desgastante para um D.O (que fica ali no meio...)
  7.  # 67

Colocado por: zedasilvaMuitas vezes basta que os técnicos estejam disponíveis para em obra discutir e transmitir alguns dos seus conhecimentos

Para mim o mais dificil é a disponibilidade/abertura do empreiteiro para ouvir o tecnico .
    Pôr em causa 20 ou 30 anos de trabalho , fazendo as coisas sempre da mesma maneira e depois vem um gaijo que nunca fez nada (tecnico)
    a não ser andar na faculdade vir ensinar a trabalhar???
    "A mim nenhum puto que anda nisto há dois dias me vai ensinar nada" já ouvi isto várias vezes na tasca. ;)
  8.  # 68

Colocado por: fabsilhá sempre aquela conversa de "só engenheiros!" "Não percebem nada"

Por norma acontece quando os ditos "engenheiros" não sabem transmitir a sua mensagem.
    É verdade que há muito empreiteiro que se acha a ultima bolacha do pacote e não está disponível para nada.

Colocado por: fabsilfazer a ponte entre técnicos e empreiteiros é um processo ultra desgastante para um D.O

Esse é o mal de muitas obras e de muitos DO.
    A ponte nunca deve ser feita pelo DO.
    A mensagem deve ser diretamente do técnico para o empreiteiro (sempre com o conhecimento do DO)
    Concordam com este comentário: 4por1
  9.  # 69

Há uma certa dificuldade em aprender alguma coisa quando tem impacto no bolso. Exemplo: "arranca tudo fora, leva a vazadouro e faz de novo".
  10.  # 70

Verdade.
    O problema é os D.O. terem que aturar as lamentações de ambos. E muitos (os menos informados), ficam sem saber em quem acreditar.
  11.  # 71

Colocado por: fabsilE muitos (os menos informados), ficam sem saber em quem acreditar.

Este é o grande mal.
    Muitas vezes os técnicos não sabem ou não conseguem explicar o porque de ter que ser assim ou assado.
  12.  # 72

Colocado por: ClioIIHá uma certa dificuldade em aprender alguma coisa quando tem impacto no bolso. Exemplo: "arranca tudo fora, leva a vazadouro e faz de novo".

No caso em concreto, eu acho que ainda há solução sem ser o arranca tudo.
    Haja boa vontade para querer assumir os erros e fazer diferente
    • nvale
    • 5 março 2025 editado

# 73

O problema é que o DO sem uma unica cavadela no terreno já tem 20 ou 30K na mão do empreiteiro... o resto é o que sabemos.
    O problema é a falta de informação e coerência "na construção civil"...
    O problema é a falta dos DO saberem que letras (DF, DT, ....) são necessários...
    Quando se diz que os principais intervenientes numa obra (Arquiteto, empreiteiro e Fiscal) devem ser "inimigos", está tudo dito em relação à forma como as obras podem correr...
  13.  # 74

Colocado por: nvaleQuando se diz que os principais intervenientes numa obra (Arquiteto, empreiteiro e Fiscal) devem ser "inimigos", está tudo dito em relação à forma como as obras podem ocorrer...

Grande verdade.
    Arquiteto, empreiteiro e fiscal devem ser parceiros.
  14.  # 75

Colocado por: zedasilva
    Grande verdade.
    Arquiteto, empreiteiro e fiscal devem ser parceiros.

Parceiros, mas não "best friends", filhos ou ou sobrinhos.
  15.  # 76

Colocado por: fabsilParceiros, mas não "best friends"

Em meios pequenos acaba por ser inevitável que mais cedo ou mais tarde não se criem alguns laços de amizade.
    Isso não quer dizer que as pessoas deixem de ser profissionais.
  16.  # 77

Eu não deixava andar mais a obra...
    Falta de brio gritante, nem com boa fiscalização vai lá, o empreiteiro têm uma falta de brio gigante.
  17.  # 78

Colocado por: spvaleEu não deixava andar mais a obra...

E perdia os 20K ou 30K que a LLiliana já entregou ao empreiteiro?
    Como fazia para recuperar esse dinheiro e o outro tanto que ela tem que gastar para por aquilo como deve ser?

P.S. o objetivo das minhas questões não é defender ninguém mas sim gerar a discussão e partilha de ideias.
    A situação não é fácil mas existem saídas. O objetivo desta discussão é que possamos perceber quais podem ser as mais adequadas
  18.  # 79

Colocado por: zedasilvaE perdia os 20K ou 30K que a LLiliana já entregou ao empreiteiro?

Refazer aqueles 3 pilares custa 5% disso.
    A impermeabilização das fundações é outra coisa, resta saber como acautelar agora.
  19.  # 80

Colocado por: NTORIONA impermeabilização das fundações é outra coisa,

Na minha opinião, a falta de impermeabilização das fundações é aquilo com que a LLiliana se deve preocupar verdadeiramente.

0.0282 seg. NEW