Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A qualidade do trabalho que está feito é miserável, mas também não precisam de causar pânico à Liliana.
    Parece-me que vão fazer um desvão sanitário, e uns pilares de fundação. Nesses pilares de fundação podem aumentar a secção e colocar uns varões verticais com bucha química. E nesse caso as fundações ficam separadas da laje do desvão, o que minimiza os problemas com as humidades ascendentes.
    Só uma fiscalização que conheça o projeto pode resolver o problema, mas parece-me que facilmente se resolvem os problemas visíveis nas fotos.
    Concordam com este comentário: fabsil
  2.  # 2

Colocado por: PickaxeNesses pilares de fundação podem aumentar a secção e colocar uns varões verticais com bucha química.

Não percebi. Interrompias as armaduras dos pilares na laje e arrancavas com novas armaduras para cima?
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaNão percebi. Interrompias as armaduras dos pilares na laje e arrancavas com novas armaduras para cima?

Não, colocava nova armadura longitudinal, igual à existente mas no local correto, e deixava ficar a que está torta. O troço de pilar da sapata até à laje do pavimento tinha que ser maior do que o previsto para ocultar as armaduras "entortadas"
  4.  # 4

Colocado por: zedasilvaPara reflexão dos Donos de obra que por aqui andam.
    A LLiliana é certamente de um meio pequeno, onde toda a gente conhece toda a gente.
    Decidiu materializar o seu sonho e recorreu a uns dos arquitetos mais referenciados lá do sítio. As coisas sempre correram bem, o processo foi rápido, não houve problemas na câmara e o arquiteto até recomendou um empreiteiro que apresentou um orçamento dentro daquilo que a LLiliana e a sua família estavam à espera.
    As coisas sempre correram bem até ao dia em que a LLiliana foi à obra e mesmo não percebendo nada daquilo, achou estranho que houvessem uns ferros que nas outras obras sempre viu direitos, e na sua estavam entortados. Perguntou ao empreiteiro o porquê e ele responde que houve um engano nas marcações, mas que já está corrigido, que aquilo não tem problema nenhum.
    A LLiliana que recentemente descobriu uma coisa chamada Fórum da Casa, decidi colocar lá a questão.
    Para seu espanto, os comentários que recebe são todos alarmantes. Para além de aquilo de entortar os ferros nunca dever ter sido feito, ainda dizem que o projeto parece ser muito mau e a execução ainda pior.
    Dizem que o projeto ainda que mau, tinha contemplado algumas soluções de impermeabilização das sapatas, mas que na execução isso foi ignorado.
    Dizem que em pouco tempo vai ter as paredes cheias de saínhas, os pisos todos a levantar e a casa cheia de bolor.
    A LLiliana está em pânico.
    O arquiteto é um dos melhores lá do sítio, o empreiteiro é um dos que mais constrói e tem fama de ser jeitoso.
    Será que são os gajos do Fórum que estão errados?
    Quem é ela para ir junto do empreiteiro dizer que aquilo está tudo mal?
    E se for verdade e até estiver mesmo tudo mal?
    E se depois da obra feita, passado 3 meses tiver os rodapés cheios de bolor como já viu numa foto de um poste ali ao lado?
    E se …?
    O empreiteiro tem do lado dele 15% do valor da obra. E se ela começa a levantar ondas e ele desiste da obra?
    Lá na terra não há registo de tal situação. Será que até agora todos estiveram errados?

Caros Donos de Obra, sinceramente digam da vossa justiça.
    O que fariam se fosse convosco?
    Concordam com este comentário:desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LLiliana

No meu caso foram 5%. Quando fui ter com ele e mostrei o meu desagrado, ele não gostou. E disse logo que se eu não confio no trabalho de dele mais vale eu arranjar outro empreiteiro e ele não vem mais e acaba já aqui.
  5.  # 5

Colocado por: powerPTO que faria no caso dela? Contratar para ontem um assessor para ir junto dos responsáveis tratar do futuro.

Eu tenho a disponibilidade de andar todos os dias em obra e sei bem o que pode passar em branco, por acaso este caso foi detetado pela DO caso contrário o betão tapava tudo e siga... Tantos e tantos casos destes que existem, ao nível das impermeabilizações então é algo que me causa uma urticária, parece que ninguém quer saber. Ok, o terreno até pode ter uma drenagem muito boa mas o DO sabe? Mais, o fds passado estive com dois colegas que com toda a segurança me disseram "então mas todas as casas novas têm humidade". Oh pff...
    Concordam com este comentário:fabsil,desofiapedro

Sim, realmente o terreno tem boa drenagem. Ele até me disse que se eu quiser não pomos o dreno, mas não me falou da impermeabilização.
  6.  # 6

Colocado por: LLilianaE disse logo que se eu não confio no trabalho de dele mais vale eu arranjar outro empreiteiro e ele não vem mais e acaba já aqui.

Se a postura é essa prepare-se que isso é só o inicio, daqui para a frente será como ele disser e você não risca nada.
    Pelo que parece está nas mãos de um verdadeiro chico esperto.
    Tem duas opções:
    1_ Esquece o que viu na obra, aliás não volta lá mais antes de ele lhe entregar a chave.
    2 _ Dá um muro na mesa. Manda suspender de imediato os trabalhos e começa a pedir satisfações a toda a gente.
    Tem um grande trunfo, o filho dele é o DT e enquanto DT está obrigado a ter um seguro de responsabilidade civil que neste caso pode ser usado para a indemnizar da bela ... que o pai fez.
    Concordam com este comentário: fabsil, desofiapedro
  7.  # 7

Colocado por: LLilianaEle até me disse que se eu quiser não pomos o dreno

Mais uma Dona de Obra quer vai ser comida de cebolada.
    Estas coisas dão-me volta ao fígado
    •  
      marco1
    • 5 março 2025 editado

# 8

conheço pessoalmente um caso em que se deu o beneficio da duvida logo na primeira sapateirada e a coisa correu mal mesmo muito mal.
    esse tipo de coação é muito mau, quer dizer não se pode falar com o senhor que ameaça logo ir embora.
    fuja disso ou então diga-lhe que não se trata de uma questão de confiança, não quer é aquilo assim.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 9

Colocado por: LLiliana
    Sim, realmente o terreno tem boa drenagem. Ele até me disse que se eu quiser não pomos o dreno, mas não me falou da impermeabilização.

Disse, porque se for na conversa ele tem menos trabalho…
  9.  # 10

...
  10.  # 11

Onde é que ele vai por o dreno nesta altura se a sapata já está enterrada?
  11.  # 12

Colocado por: PickaxeA qualidade do trabalho que está feito é miserável, mas também não precisam de causar pânico à Liliana.

É que nem vale a pena ela preocupar-se mais. O empreiteiro já foi muito claro.
    QUÉM MANDA AQUI SOU EU!
  12.  # 13

Colocado por: fabsil

Enquanto D.O., reconheço a Liliana está numa posição muito complicada.

Já muito foi debatido neste foruns que, hoje, o setor da construção tem a faca e o queijo na mão.

Se a Liliana reclamar... sujeita-se à "fuga" do empreiteiro. Alem disso, como no burgo toda a gente se conhece (e a malta da construção bebe o vinho no mesmo tasco)... A Liliana pode ganhar fama de ser "reclamona" e poucos vão querer trabalhar para ela.

Agora, o que eu faria?

Não deixava isto passar, de jeito nenhum.

Eu sou DO e várias vezes mandei mandei uns bons berros ao empreiteiro por problemas MUITO menores que estes.
    (Felizmente que tenho alguma sensibilidade para estes pormenores de construção... evitou-se muita asneira a tempo.)

As fotos que a Liliana partilhou faz-me lembrar aquelas fotos que aparecem no Facebook de construções no Brasil.
    Coisas que já não se fazem (ou não se deviam fazer) por cá.

Ainda por cima, mal ou bem, tem uns "rabiscos" que em nada foram cumpridos.

Resumindo: bom material para colocar o empreiteiro e demais "fiscais" no cesto da gávea.

Verdade. E se lhe disser que os empreiteiros com quem falei antes deste, após eu fazer varios questionamentos sobre o orçamento (os ditos detalhes) começaram a demonstrar total desinteresse na obra? Este foi o que detalhou mais o orçamento e por conseguinte foi ao que fiz menos questões.
  13.  # 14

Perguntou-lhe?
    50 metros de tubo de drenagem custa uns 100 euros.
    Insignificante no custo total da obra.

E mesmo que o terreno tenha "boa drenagem", às vezes a água escolhe acumular-se nos sítios errados...
  14.  # 15

para esta malta o desvão sanitário resolve tudo, não há problema.
    lamentável, a começar até pelos projetos, cheira-me, e seus técnicos.
  15.  # 16

Colocado por: zedasilvaPara reflexão dos Donos de obra que por aqui andam.
    A LLiliana é certamente de um meio pequeno, onde toda a gente conhece toda a gente.
    Decidiu materializar o seu sonho e recorreu a uns dos arquitetos mais referenciados lá do sítio. As coisas sempre correram bem, o processo foi rápido, não houve problemas na câmara e o arquiteto até recomendou um empreiteiro que apresentou um orçamento dentro daquilo que a LLiliana e a sua família estavam à espera.
    As coisas sempre correram bem até ao dia em que a LLiliana foi à obra e mesmo não percebendo nada daquilo, achou estranho que houvessem uns ferros que nas outras obras sempre viu direitos, e na sua estavam entortados. Perguntou ao empreiteiro o porquê e ele responde que houve um engano nas marcações, mas que já está corrigido, que aquilo não tem problema nenhum.
    A LLiliana que recentemente descobriu uma coisa chamada Fórum da Casa, decidi colocar lá a questão.
    Para seu espanto, os comentários que recebe são todos alarmantes. Para além de aquilo de entortar os ferros nunca dever ter sido feito, ainda dizem que o projeto parece ser muito mau e a execução ainda pior.
    Dizem que o projeto ainda que mau, tinha contemplado algumas soluções de impermeabilização das sapatas, mas que na execução isso foi ignorado.
    Dizem que em pouco tempo vai ter as paredes cheias de saínhas, os pisos todos a levantar e a casa cheia de bolor.
    A LLiliana está em pânico.
    O arquiteto é um dos melhores lá do sítio, o empreiteiro é um dos que mais constrói e tem fama de ser jeitoso.
    Será que são os gajos do Fórum que estão errados?
    Quem é ela para ir junto do empreiteiro dizer que aquilo está tudo mal?
    E se for verdade e até estiver mesmo tudo mal?
    E se depois da obra feita, passado 3 meses tiver os rodapés cheios de bolor como já viu numa foto de um poste ali ao lado?
    E se …?
    O empreiteiro tem do lado dele 15% do valor da obra. E se ela começa a levantar ondas e ele desiste da obra?
    Lá na terra não há registo de tal situação. Será que até agora todos estiveram errados?

Caros Donos de Obra, sinceramente digam da vossa justiça.
    O que fariam se fosse convosco?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LLiliana

Olá viva. Eu se fosse a Liliana,tentava perceber com ele afinal o que para o empreiteiro são os projectos submetidos á câmera, e tentava fazer com que ele implementasse pelo menos parte do que está especificado. Até porque, se ele está a fazer consoante o projectado, deve pelo menos tentar fazer algumas das coisas descritas. Entrar logo a pés juntos só vai criar mais atrito. E se ele sentir que o que a DO quer não lhe custa assim tanto, ele pode aceder aos pedidos.

Em relação a esta história sem fim de os DO serem reféns dos empreiteiros, a balança só equilibra se houver mais concorrência. Para permitir que quem quer fazer uma obra, não tenha de pôr á frente muito mais dinheiro do que o aceitável.

Agora claro, nós não temos formação na área de construção. Quando nos dão os desenhos, temos de confiar que os desenhos estão bem. No final de contas, não passaram nos fiscais das câmeras? Nós, os DO, não metemos dinheiro para essa verificação?

Assim parece me um jogo viciado.

PS não estou a falar que os profissionais aqui do fórum trabalhem nestes moldes, mas devem entender que quando pagamos um premium por um projeto, o projeto deve ser bom. Ou então, temos de arranjar um fiscal de projeto, que parece ridículo, mas se calhar nao o é.
    • spvale
    • 5 março 2025 editado

# 17

Melhor perder 5% do que ter 1 casa cheia de patologias fogo, com a postura que ele têm o que pensa que vai acontecer?
    Cá o meu exemplo e como o empreiteiro é conhecido zero dinheiro adiantado, demolição pagamos no dia, grua montada pagamos no dia, dizem aqui no fórum que é impossível mas é assim que andamos a fazer.
    As fundações já iniciaram, pode haver contratempos mas dinheiro para a frente não vai
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 18

Colocado por: Pedro737

Olá viva. Eu se fosse a Liliana,tentava perceber com ele afinal o que para o empreiteiro são os projectos submetidos á câmera, e tentava fazer com que ele implementasse pelo menos parte do que está especificado. Até porque, se ele está a fazer consoante o projectado, deve pelo menos tentar fazer algumas das coisas descritas. Entrar logo a pés juntos só vai criar mais atrito. E se ele sentir que o que a DO quer não lhe custa assim tanto, ele pode aceder aos pedidos.

Em relação a esta história sem fim de os DO serem reféns dos empreiteiros, a balança só equilibra se houver mais concorrência. Para permitir que quem quer fazer uma obra, não tenha de pôr á frente muito mais dinheiro do que o aceitável.

Agora claro, nós não temos formação na área de construção. Quando nos dão os desenhos, temos de confiar que os desenhos estão bem. No final de contas, não passaram nos fiscais das câmeras? Nós, os DO, não metemos dinheiro para essa verificação?

Assim parece me um jogo viciado.

PS não estou a falar que os profissionais aqui do fórum trabalhem nestes moldes, mas devem entender que quando pagamos um premium por um projeto, o projeto deve ser bom. Ou então, temos de arranjar um fiscal de projeto, que parece ridículo, mas se calhar nao o é.

As câmaras apenas têm competência para verificar se o projeto cumpre áreas volumes e pouco mais.
    Se os pilares aguentam com a casa ou se ela vai ficar cheia de humidade em 3 meses é da responsabilidade dos técnicos que o DO contata e que fazem os projetos
  17.  # 19

Colocado por: zedasilva
    As câmaras apenas têm competência para verificar se o projeto cumpre áreas volumes e pouco mais.
    Se os pilares aguentam com a casa ou se ela vai ficar cheia de humidade em 3 meses é da responsabilidade dos técnicos que o DO contata e que fazem os projetos

Eu percebo isso, mas eu paguei á câmara 5000 euros. Onde está o esforço da câmara? Pior, vou pagar IMI ao longo da vida da casa. É um jogo viciado.
    Concordam com este comentário: NGC
  18.  # 20

Colocado por: Pedro737Quando nos dão os desenhos, temos de confiar que os desenhos estão bem. No final de contas, não passaram nos fiscais das câmeras? Nós, os DO, não metemos dinheiro para essa verificação?

Erro típico dos donos de obra, pensam que a câmara analisa os projetos. Os projetos de especialidades nem olham para eles, A arquitetura idem quando se trata de comunicações prévias, analisam apenas os projetos de arquitetura, quando se trata de licenciamentos, mas analisam apenas os índices urbanísticos, cércea, cota de soleira, afastamentos e pouco mais, pormenores construtivos nem olham para eles.
    Concordam com este comentário: zedasilva

0.0320 seg. NEW