Colocado por: PickaxeNesses pilares de fundação podem aumentar a secção e colocar uns varões verticais com bucha química.
Colocado por: zedasilvaNão percebi. Interrompias as armaduras dos pilares na laje e arrancavas com novas armaduras para cima?
Colocado por: zedasilvaPara reflexão dos Donos de obra que por aqui andam.
A LLiliana é certamente de um meio pequeno, onde toda a gente conhece toda a gente.
Decidiu materializar o seu sonho e recorreu a uns dos arquitetos mais referenciados lá do sítio. As coisas sempre correram bem, o processo foi rápido, não houve problemas na câmara e o arquiteto até recomendou um empreiteiro que apresentou um orçamento dentro daquilo que a LLiliana e a sua família estavam à espera.
As coisas sempre correram bem até ao dia em que a LLiliana foi à obra e mesmo não percebendo nada daquilo, achou estranho que houvessem uns ferros que nas outras obras sempre viu direitos, e na sua estavam entortados. Perguntou ao empreiteiro o porquê e ele responde que houve um engano nas marcações, mas que já está corrigido, que aquilo não tem problema nenhum.
A LLiliana que recentemente descobriu uma coisa chamada Fórum da Casa, decidi colocar lá a questão.
Para seu espanto, os comentários que recebe são todos alarmantes. Para além de aquilo de entortar os ferros nunca dever ter sido feito, ainda dizem que o projeto parece ser muito mau e a execução ainda pior.
Dizem que o projeto ainda que mau, tinha contemplado algumas soluções de impermeabilização das sapatas, mas que na execução isso foi ignorado.
Dizem que em pouco tempo vai ter as paredes cheias de saínhas, os pisos todos a levantar e a casa cheia de bolor.
A LLiliana está em pânico.
O arquiteto é um dos melhores lá do sítio, o empreiteiro é um dos que mais constrói e tem fama de ser jeitoso.
Será que são os gajos do Fórum que estão errados?
Quem é ela para ir junto do empreiteiro dizer que aquilo está tudo mal?
E se for verdade e até estiver mesmo tudo mal?
E se depois da obra feita, passado 3 meses tiver os rodapés cheios de bolor como já viu numa foto de um poste ali ao lado?
E se …?
O empreiteiro tem do lado dele 15% do valor da obra. E se ela começa a levantar ondas e ele desiste da obra?
Lá na terra não há registo de tal situação. Será que até agora todos estiveram errados?
…
Caros Donos de Obra, sinceramente digam da vossa justiça.
O que fariam se fosse convosco?
Colocado por: powerPTO que faria no caso dela? Contratar para ontem um assessor para ir junto dos responsáveis tratar do futuro.
Eu tenho a disponibilidade de andar todos os dias em obra e sei bem o que pode passar em branco, por acaso este caso foi detetado pela DO caso contrário o betão tapava tudo e siga... Tantos e tantos casos destes que existem, ao nível das impermeabilizações então é algo que me causa uma urticária, parece que ninguém quer saber. Ok, o terreno até pode ter uma drenagem muito boa mas o DO sabe? Mais, o fds passado estive com dois colegas que com toda a segurança me disseram "então mas todas as casas novas têm humidade". Oh pff...
Colocado por: LLilianaE disse logo que se eu não confio no trabalho de dele mais vale eu arranjar outro empreiteiro e ele não vem mais e acaba já aqui.
Colocado por: LLilianaEle até me disse que se eu quiser não pomos o dreno
Colocado por: LLiliana
Sim, realmente o terreno tem boa drenagem. Ele até me disse que se eu quiser não pomos o dreno, mas não me falou da impermeabilização.
Sim, realmente o terreno tem boa drenagem. Ele até me disse que se eu quiser não pomos o dreno, mas não me falou da impermeabilização.
Colocado por: PickaxeA qualidade do trabalho que está feito é miserável, mas também não precisam de causar pânico à Liliana.
Colocado por: fabsil
Enquanto D.O., reconheço a Liliana está numa posição muito complicada.
Já muito foi debatido neste foruns que, hoje, o setor da construção tem a faca e o queijo na mão.
Se a Liliana reclamar... sujeita-se à "fuga" do empreiteiro. Alem disso, como no burgo toda a gente se conhece (e a malta da construção bebe o vinho no mesmo tasco)... A Liliana pode ganhar fama de ser "reclamona" e poucos vão querer trabalhar para ela.
Agora, o que eu faria?
Não deixava isto passar, de jeito nenhum.
Eu sou DO e várias vezes mandei mandei uns bons berros ao empreiteiro por problemas MUITO menores que estes.
(Felizmente que tenho alguma sensibilidade para estes pormenores de construção... evitou-se muita asneira a tempo.)
As fotos que a Liliana partilhou faz-me lembrar aquelas fotos que aparecem no Facebook de construções no Brasil.
Coisas que já não se fazem (ou não se deviam fazer) por cá.
Ainda por cima, mal ou bem, tem uns "rabiscos" que em nada foram cumpridos.
Resumindo: bom material para colocar o empreiteiro e demais "fiscais" no cesto da gávea.
Colocado por: zedasilvaPara reflexão dos Donos de obra que por aqui andam.
A LLiliana é certamente de um meio pequeno, onde toda a gente conhece toda a gente.
Decidiu materializar o seu sonho e recorreu a uns dos arquitetos mais referenciados lá do sítio. As coisas sempre correram bem, o processo foi rápido, não houve problemas na câmara e o arquiteto até recomendou um empreiteiro que apresentou um orçamento dentro daquilo que a LLiliana e a sua família estavam à espera.
As coisas sempre correram bem até ao dia em que a LLiliana foi à obra e mesmo não percebendo nada daquilo, achou estranho que houvessem uns ferros que nas outras obras sempre viu direitos, e na sua estavam entortados. Perguntou ao empreiteiro o porquê e ele responde que houve um engano nas marcações, mas que já está corrigido, que aquilo não tem problema nenhum.
A LLiliana que recentemente descobriu uma coisa chamada Fórum da Casa, decidi colocar lá a questão.
Para seu espanto, os comentários que recebe são todos alarmantes. Para além de aquilo de entortar os ferros nunca dever ter sido feito, ainda dizem que o projeto parece ser muito mau e a execução ainda pior.
Dizem que o projeto ainda que mau, tinha contemplado algumas soluções de impermeabilização das sapatas, mas que na execução isso foi ignorado.
Dizem que em pouco tempo vai ter as paredes cheias de saínhas, os pisos todos a levantar e a casa cheia de bolor.
A LLiliana está em pânico.
O arquiteto é um dos melhores lá do sítio, o empreiteiro é um dos que mais constrói e tem fama de ser jeitoso.
Será que são os gajos do Fórum que estão errados?
Quem é ela para ir junto do empreiteiro dizer que aquilo está tudo mal?
E se for verdade e até estiver mesmo tudo mal?
E se depois da obra feita, passado 3 meses tiver os rodapés cheios de bolor como já viu numa foto de um poste ali ao lado?
E se …?
O empreiteiro tem do lado dele 15% do valor da obra. E se ela começa a levantar ondas e ele desiste da obra?
Lá na terra não há registo de tal situação. Será que até agora todos estiveram errados?
…
Caros Donos de Obra, sinceramente digam da vossa justiça.
O que fariam se fosse convosco?
Colocado por: Pedro737
Olá viva. Eu se fosse a Liliana,tentava perceber com ele afinal o que para o empreiteiro são os projectos submetidos á câmera, e tentava fazer com que ele implementasse pelo menos parte do que está especificado. Até porque, se ele está a fazer consoante o projectado, deve pelo menos tentar fazer algumas das coisas descritas. Entrar logo a pés juntos só vai criar mais atrito. E se ele sentir que o que a DO quer não lhe custa assim tanto, ele pode aceder aos pedidos.
Em relação a esta história sem fim de os DO serem reféns dos empreiteiros, a balança só equilibra se houver mais concorrência. Para permitir que quem quer fazer uma obra, não tenha de pôr á frente muito mais dinheiro do que o aceitável.
Agora claro, nós não temos formação na área de construção. Quando nos dão os desenhos, temos de confiar que os desenhos estão bem. No final de contas, não passaram nos fiscais das câmeras? Nós, os DO, não metemos dinheiro para essa verificação?
Assim parece me um jogo viciado.
PS não estou a falar que os profissionais aqui do fórum trabalhem nestes moldes, mas devem entender que quando pagamos um premium por um projeto, o projeto deve ser bom. Ou então, temos de arranjar um fiscal de projeto, que parece ridículo, mas se calhar nao o é.
Colocado por: zedasilva
As câmaras apenas têm competência para verificar se o projeto cumpre áreas volumes e pouco mais.
Se os pilares aguentam com a casa ou se ela vai ficar cheia de humidade em 3 meses é da responsabilidade dos técnicos que o DO contata e que fazem os projetos
Colocado por: Pedro737Quando nos dão os desenhos, temos de confiar que os desenhos estão bem. No final de contas, não passaram nos fiscais das câmeras? Nós, os DO, não metemos dinheiro para essa verificação?