Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 7 março 2025

     # 1

    Colocado por: Bruno.Alves
    Discordo em absoluto da primeira parte, concordo em absoluto da segunda.
    Quem criou a situação foi a comunicação social, sedenta por cliques e sangue. Se alguém apontar um motivo claro e inequívoco para o PM cair neste cenário que não sejam as conjecturas do Marques, sou todo "olhos".
    Mas como também já disse o LM tem o carisma de uma beterraba e claramente não soube gerir isto. Não há aqui o mínimo assunto para a queda de um governo que já era "tremido", não se vai mudar rigorosamente nada, recordo que o putativo próximo PM foi despedido do cargo anterior por incompetência, e tudo isto só custa ao país, ao erário público e no final a todos nós.


    Eu já aqui escrevi, que não quero perder nem um minuto a debater o tema em si mesmo, porque considero não ter sequer qualquer discussão.
    Independentemente da leitura que cada um tenha sob a substância, o facto é que perante a situação, o LM colocou-se numa posição completamente insustentável e acabou por não ter outra saida que não fosse esta.
    Tudo isto podia e devia ter sido evitado e isso só dependia do LM e o que havia a fazer é evidente, era afastar a empresa de si. Com isso talvez conseguisse sacudir a pressão, mas ele escolheu outro caminho, portanto vamos para eleições.
    Quanto ao PNS, para variar, acabounpor fazer o mesmo que fez no orcamento. Meteu-se numa camisa de sete varas, da qual não conseguiu sair e agora vai ter eleições quando não as queria.
    Mesmo ele ter sido, como você diz, despedido por incompetência, o facto é que nas duas eleicoes que já teve, pedeu uma por pouco e ganhou a outra também por pouco. Ou seja, exactamente o mesmo que LM. Portanto para usar a sua metáfora futebolística, independentemente do jogo que fizeram, o resultado até agora é mesmo um empate.
    Quanto a CS, também não vejo aqui nenhum comportamento diferente do habitual, ou seja nada que o LM não pudesse antecipar para evitar ser frito. Mesmo a ideia que alguns dirigentes do PSD e do proprio LM, de que vencendo as eleições isso será o fim do problema, eu não tenho essa certeza. Isto é o tipo de assunto que fica colado à pele de qualquer politico. Até pode ficar adormecido durante algum tempo, mas acabará sempre por aparecer nos piores momentos.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, desofiapedro
  1.  # 2

    Colocado por: Bruno.Alves
    Podia concordar se não houvessem outros clientes e até de peso. A Solverde é sonante pelos casinos, mas também tem hotéis. Qual era a contrapartida então?
    O grupo rádio popular, qual era a contrapartida?

    É que suspeições são fáceis de levantar. E não digo que não sejam verdadeiras atenção. Queria era ver factos palpáveis sem ser "para mim é isto". A empresa pode ter 3 anos mas o homem já tinha atividade antes.
    É que senão vamos em relação ao que se dizia ali há pouco: só podemos ter políticos de carreira que não façam nada nem antes nem depois.
    E não estou a dizer que não possa haver alguma ilegalidade. Só não a encontrei provada, nem sequer acusada em factos. Só diz que disse, acho que, vê-se bem que...
    E com isto vamos outra vez a eleições. Pausa no país para esclarecer porra nenhuma.


    Não é necessário existirem contrapartidas diretas e até podem nunca vir a existir, mas contratar alguém com influência pode dar jeito um dia.
    Não tem problema problema os políticos terem actividade antes e serem bons profissionais, mas LM foi ao contrário, aproveitou a vantagem de ser político influente para ter clientes nos seus negócios. Não se falou muito dos negócios dele com as câmaras PSD, mas suspeito que virá à baila na campanha que se avizinha.

    Se não há nada para esclarecer, porque o LM quer forçar uma moção de confiança para ir a eleições?
  2.  # 3

    vai acontecer como na america. Vão a correr votar num criminoso, porque para mim é o que ele é.
  3.  # 4

    É para ajudar às contas públicas...
    Concordam com este comentário: fabsil
      IMG-20250307-WA0002.jpg
  4.  # 5

    Colocado por: Bruno.AlvesErrado. O Costademitiu-sepor causa de um parágrafo.


    Esta sera para sempre a maior patranha da politica nacional.
    O Costa nao se demitiu por causa de um paragrafo. O Costa usou um paragrafo como um bode expiatorio para mudar completamente a narrativa dos factos.
    Os factos sao:
    - Fizeram buscas no gabinete do PM
    - Nessas buscas encontraram no gabinete dele 86 mil euros em dinheiro que nao foram declarados, da pessoa da mais alta confianca do Costa. O seu chefe de gabinete.
    - Entretanto viemos a saber que tambem estava la uma pen com dados sensiveis da republica, com forte potencial para coacao.

    Em todo este processo, e completamente irrelevante a presenca ou ausencia do paragrafo. Estes factos sao de tal formas graves que nao havia outra decisao que nao a demissao. Aqui a parte mais fantastica e isto ter dado num cargo europeu... e completamente surreal.

    Colocado por: AMG1Independentemente da leitura que cada um tenha sob a substância, o facto é que perante a situação, o LM colocou-se numa posição completamente insustentável e acabou por não ter outra saida que não fosse esta.


    Exatamente. Aqui o problema foi nao ter sido feita a devida declaracao de interesses no inicio da governacao.
    A partir dai, e irrelevante se sao 4 ou 5 mil euros de avencas, se a empresa foi ou nao vendida. Ate podia manter a empresa desde que tivesse sido tudo tornado publico no dia 1 do governo.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, fabsil
  5.  # 6

    Já tive esta discussão com o meu velhote que acha bem o LM ter empresas e o ónus da prova é difícil de obter.
    Sendo empresas privadas e de um grande grupo porque escolheriam aquela recém-criada empresa?
    Onde á fumo á fogo, PNS tmb doou as acções da fábrica de sapatos ao pai e vão receber fundos comunitários, critério para ser essa empresa e não outra? Infelizmente é tudo farinha do mesmo saco, deveriam criar mecanismos futuros para não poder haver conflitos de interesses e os critérios serem explícitos e não duvidosos
  6.  # 7

    Montenegro teve de assumir Spinumviva ao Constitucional quando foi eleito
    A empresa Spinumviva não constou da primeira declaração de rendimentos feita junto do Tribunal Constitucional (TC) quando Luís Montenegro assumiu a liderança do PSD, acabando por constar apenas já após este ter sido eleito primeiro-ministro e na sequência de pedidos de esclarecimento feitos pelo tribunal, avançam nesta sexta-feira o Expresso e também o Público.

    Segundo os jornais, que citam respostas do líder do Governo a perguntas feitas pelo TC, Montenegro fez em agosto de 2023, enquanto presidente do PSD, uma atualização da declaração em que acrescentava património na sequência de partilha de heranças deixando vazio o campo destinado às "quotas, ações, participações ou outras partes sociais do capital de sociedades civis ou comerciais".
    Leia Também
    Montenegro já dá eleições como praticamente adquiridas

    Contudo, terá havido pedidos de esclarecimento do tribunal, com resposta em outubro desse ano que sugere que o TC pretendia saber as origens de valores auferidos em 2022 e descritos como "rendimentos comerciais e industriais" e como "alienação de partes sociais". O Expresso escreve que estavam em causa duas empresas que tinham aparecido antes como suas e depois já não constavam, a antiga sociedade de advogados, a SP&M, e a Spinumviva.

    Leia Também
    Governo abre a porta a eleições. Marcelo aponta para maio

    A resposta dada não terá sido suficiente para explicar os rendimentos obtidos por cedência de quotas, o que acabaria por dar origem a mais pedidos de esclarecimento do tribunal. Em nova resposta, Montenegro terá indicado não ter havido qualquer omissão por, à data das declarações entregues, não deter qualquer participação nestas sociedades, e terá dado conta da transmissão de quotas sem indicar o nome da empresa Spinumviva e que a cedência tinha sido feita a favor da mulher e dos filhos.

    Só em março de 2024, a empresa é incluída na declaração, já enquanto primeiro-ministro, sendo registados 70% da Spinumviva detidos pela mulher na listagem do seu património.

    O Público escreve também que, durante sete anos, Luís Montenegro ocupou cargos remunerados em empresas do universo Violas, que passariam depois a ser clientes da empresa familiar Spinumviva. Segundo o jornal foram também pedidos esclarecimentos sobre um Jaguar, modelo de 1970 chamado XJ6, cuja matrícula não tinha sido facultada voluntariamente ao Constitucional.


    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/montenegro-teve-de-assumir-spinumviva-ao-constitucional-quando-foi-eleito

    Se o TC ficou esclarecido, então não estou a ver qual o problema agora....
    Parece mais que a oposição e CS está a tentar fazer os portugueses de estúpidos com a narrativa que têm seguido....
    • AMG1
    • 7 março 2025

     # 8

    De acordo com o ministro Castro Almeida, parece que o LM está disponível para prestar mais esclarecimentos ao parlamento e se depois desses novos esclarecimentos, o PS deixar cair a comissão de inquérito, então o governo retira a moção de confiança.
    Confesso que não estava a espera desta palhaçada por parte do LM, mas enfim, logo vimos que esclarecimentos vêm aí.
    Se entende que ainda tem esclarecimentos a prestar, porque raio avançou com a moção de confiança antes de dar esses esclarecimentos.
    Enfim, um caso que podia/devia ter sido evitado pelo LM, a que se junta uma gestão desastrosa do mesmo.
  7.  # 9

    Colocado por: AMG1Confesso que não estava a espera desta palhaçada por parte do LM, mas enfim, logo vimos que esclarecimentos vêm aí.

    Pois eu também não esperava esta palhaçada do PNS do agarra-me que eu mato-o a desafiar o LM a apresentar uma moção de confiança agora que a tem já diz que é uma chantagem.
    E a máquina do PS já começou a dizer ao PNS para ter juízo e não se precipitar como fez no governo com a TAP e o novo aeroporto. As Federações do PS e o Marcelo vão ser a desculpa para chegar a um acordo de retirar a CPI em troca da moção.
    Já perdi 2€ pela aposta na cambalhota do Ventura afinal vai ser o PNS a fazê-lo.
    Concordam com este comentário: fabsil
    • AMG1
    • 7 março 2025

     # 10

    Colocado por: Carvai
    Pois eu também não esperava esta palhaçada do PNS do agarra-me que eu mato-o a desafiar o LM a apresentar uma moção de confiança agora que a tem já diz que é uma chantagem.
    E a máquina do PS já começou a dizer ao PNS para ter juízo e não se precipitar como fez no governo com a TAP e o novo aeroporto. As Federações do PS e o Marcelo vão ser a desculpa para chegar a um acordo de retirar a CPI em troca da moção.
    Já perdi 2€ pela aposta na cambalhota do Ventura afinal vai ser o PNS a fazê-lo.
    Concordam com este comentário:fabsil


    Eu ainda nem sequer vi o LM a fazer a proposta, mas o Carvai até já viu o PNS a aceitá-la e tudo. Isso é que capacidade de antecipação.
    Eu vou ficar a ver o filme, apesar do Carvai já ter estragado o suspense quanto ao final.
    Depois se o PS, após os novos esclarecimentos do LM, desistir da CPI e com isso evitar as eleições, a mim parece-me um sinal de responsabilidade, mas isto sou eu, que não almejo a ver mais do que qualquer mortal.
  8.  # 11

    O Trump ao pé destes é um menino
  9.  # 12

    "Expropriações para a alta velocidade em Espinho assumem traçado diferente. Alteração ao traçado da linha de alta velocidade surpreende autarcas e moradores de Espinho. Novo desenho é diferente do que foi apresentado pela IP e poupa atravessamento de quinta do grupo Solverde."
  10.  # 13

    Então e essa alteração de traçado foi decidida quando, se calhar foi no governo PS Costa..

    Colocado por: NTORION"Expropriações para a alta velocidade em Espinho assumem traçado diferente. Alteração ao traçado da linha de alta velocidade surpreende autarcas e moradores de Espinho. Novo desenho é diferente do que foi apresentado pela IP e poupa atravessamento de quinta do grupo Solverde."
  11.  # 14

    Colocado por: NTORIONpoupa atravessamento de quinta do grupo Solverde."

    Mais uma vez, os OCS à procura de sangue.
    Não obstante ter de se esclarecer a alteração do traçado, agora surgem edições às notícias
    (Notícia alterada às 17h44 após correção do jornal Público, que retirou todas as menções ao grupo Solverde como proprietário da Quinta da Gata, dado que tal ligação não se verifica)

    Mas o que é que factos interessam? Interessa é manter a mesquinhez, o diz-que-disse.
    Concordam com este comentário: carlosj39, psergio57
  12.  # 15

    Os OCS tornam este país ingovernável, e quem os critique lá vem a k7 "é porque é a favor da censura".
  13.  # 16

    Colocado por: AMG1Depois se o PS, após os novos esclarecimentos do LM, desistir da CPI e com isso evitar as eleições, a mim parece-me um sinal de responsabilidade, mas isto sou eu, que não almejo a ver mais do que qualquer mortal.

    Plenamente de acordo apenas dito em linguagem fofinha.
    E a propósito de CS acho preocupante a aliança Expresso/ Correio da Manhã. No tempo do Passos Coelho estavam em lados opostos. Agora um diz mata e outro esfola.
    • AMG1
    • 7 março 2025

     # 17

    Colocado por: Carvai
    Plenamente de acordo apenas dito em linguagem fofinha.
    E a propósito de CS acho preocupante a aliança Expresso/ Correio da Manhã. No tempo do Passos Coelho estavam em lados opostos. Agora um diz mata e outro esfola.


    Sabe que em política, ou a propósito da política, as palavras que se usam são importantes.
    Dizer que se o PS evitar eleições traduz um comportamento responsável, não é o mesmo que dizer que se o PNS fizer isso está a fazer uma palhaçada.
    Voce
  14.  # 18

    O PNS parece que anda aprender umas coisas com o Ventura. Quer uma CPI ao Montenegro para acabar com um "final feliz" como a CPI ao Marcelo.
    E agora apareceu um novo problema ás eleições para o PS, a perca de muitos tachos e nem todos têm paizinho rico para pagar Porsches.
    https://expresso.pt/politica/crise/2025-03-06-pedro-nuno-em-modo-de-agora-ou-nunca-lideres-distritais-convocados-0b7a1b9f
    • AMG1
    • 8 março 2025

     # 19

    Colocado por: CarvaiO PNS parece que anda aprender umas coisas com o Ventura. Quer uma CPI ao Montenegro para acabar com um "final feliz" como a CPI ao Marcelo.
    E agora apareceu um novo problema ás eleições para o PS, a perca de muitos tachos e nem todos têm paizinho rico para pagar Porsches.
    https://expresso.pt/politica/crise/2025-03-06-pedro-nuno-em-modo-de-agora-ou-nunca-lideres-distritais-convocados-0b7a1b9f


    Qual é a ligação entre a noticia e o seu comentário?
    Eu só vi o nome de PNS, mas já percebi que só isso já provoca uma azia dos diabos.
    Depois essa fixação com o porche do homem é porquê?
    Não teve um paizinho rico que lhe comprasse um. Deixe lá eu também não tive e não vivo angustiado por isso.
    Julgo que o Carvai deve ser daqueles que acha que só quem é de direita é que tem direito a gostar de ter coisas boas. Engana-se, esse direito é de quem tem dinheiro para as comprar e esses podem estar em qualquer lado, mesmo que isso lhe pareça confuso.
  15.  # 20

    Mas ainda há dúvida de que existiu borrada do LM? Ele cria uma empresa com os seus filhos de 16 e 20 anos, coloca os seus contactos como clientes, arranja uns contratados baratos para fazer o trabalho e gera uma margem lucro maior do que a dos empreiteiros. Tudo bem, até ao momento em que vai para líder da oposição e depois PM e se recusa a acabar com a empresa (esquema) porque se trata de uma empresa da família... E esta é a explicação de LM, porque a verdade pode ser muito pior. A empresa não é de LM, a empresa é o próprio LM.

    LM andou semanas a fugir às perguntas em vez de admitir o erro e livrar-se da empresa, nunca chegaríamos a este ponto. Mesmo agora ele manda os ministros para todos os canais dar a cara e tentar colar uma narrativa absurda de que a culpa é do PS e ele próprio se resguarda.

    Acredito que a maioria de nós estamos perplexos ao ver o ponto a que isto chegou e como não queremos eleições estamos dispostos a fechar os olhos ao que se passou. E eu também sou dos que acha que se devia deixar este governo trabalhar para mais à frente podermos julgar nas urnas.

    LM tenta atirar o ónus da queda do governo à oposição, principalmente ao PS, o que não faz sentido porque viu rejeitadas duas moções de censura que são suficientes para o governo continuar, mas optou por apresentar uma moção de confiança quando tinha já a garantia da oposição que não passaria, isto faz algum sentido?

    Na minha opinião, a culpa desta crise e de eventuais eleições não é do PSD, do PS ou de qualquer partido, não é do governo, não é do PR, não é de PNS a quem também não interessa eleições, não é da comunicação social, é apenas e exclusivamente de LM, que errou e tenta agora fugir do escrutínio da tal CPI.

    Espero que no meio desta loucura se consiga arranjar uma solução que não implique novas eleições...
    Concordam com este comentário: AMG1, NTORION, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
 
0.0341 seg. NEW