Colocado por: N Miguel OliveiraQuando custará ao país parar mais 2 meses por causa disto?
Colocado por: fabsil
Mas se voltar a vencer as eleições, reforça a sua legitimidade e confiança.
Colocado por: arturandresilvanão existe uma prova de que isto seja verdade
Colocado por: N Miguel Oliveira
Eu acho que o problema aqui não foi o caso em sí, mas o modo como tentou resolver isto e as explicações que tentou dar ou falta delas.
Colocado por: arturandresilvaDe facto a ideia que se deixa ficar nas pessoas é grande parte do "soundbite" criado pela comunicação social. Neste caso existiu um aproveitamento geral de todos para usar um tema polémico e levantar várias suspeitas sobre o PM e tudo o que lhe diz respeito, vender capas, fazer jornais, programas de televisão, dar voz a comentadores claramente facciosos , relativamente a contas bancarias ou negócios. Quanto a isto nada a dizer. Os cargos políticos são por natureza muito mais escrutinados do que qualquer cidadão comum.. e bem.
Factualmente o que existe aqui é algo simples que pelos vistos a maior parte das pessoas não entendeu. Eu diria que até pessoas cultas e que são inteligentes como jornalistas e comentadores políticos até ao dia de hoje continuam a usar argumentos que são completamente falsos. Já nem falo no cidadão comum que essas facilmente absorvem as letras gordas de qualquer rodapé e nem se preocupam e ler contraditórios ou aprofundar as coisas.
1 - Luis Montenegro não cometeu nenhuma ilegalidade ao manter um negócio na família. Todos os dias vejo na televisão e escrito em todo o lado que ele cometeu um erro ao não vender a empresa ou manter as coisas como estavam. è bom que se entenda de uma vez por todas que a participação é legal e estava declarada em locais próprios. As dúvidas e suspeitas que se levantaram inicialmente não saíram debaixo de uma pedra! Foram suscitadas dúvidas pelas declarações feitas em sede própria. Ele poderia inclusive manter tudo como estava até à data sem passar o negocio para os filhos e não estaria a cometer nenhuma ilegalidade. Creio que depois das dúvidas que foram levantadas existiu um esforço para tentar retificar algo que não precisava de o ser, de forma a ajudar a limpar o seu nome das polémicas e das alegações de que era alvo. Mas ainda assim dispôs-se a faze-lo. Não porque a lei exige mas porque entendeu que contribuiria para reduzir a desconfiança.
2 - Factualmente a única questão que aqui se deve colocar tal como publiquei num link de um vídeo atrás do Rogério Alves, é se existiu ou não exclusividade no exercício da função de Primeiro Ministro. Até à data não existem evidencia nem grande nem pequena de que isso tenha acontecido.
3 - Às pessoas que dizem que devia logo ter esclarecido tudo desde o início pergunto: onde está a presunção de que se é inocente? Se existir indícios de que não estava a exercer em exclusividade ou que havia um conflito de interesses o que deve acontecer é que deve o PM esclarecer as dúvidas dos partidos ou de outra qualquer entidade como o ministério publico e afins. Algo que se disponibilizou desde sempre a fazer (dar respostas). Discordo em absoluto da ideia de que tem de antecipar as questões que podem vir a público no futuro. Vou dar um exemplo: Na entrevista que LM deu a Sandra Felgueiras cometeu um erro infantil pressionado pela comunicação social. Revelou que tinha obtido um lucro numa venda de ações já com medo do eco que isto teria se fosse descoberto! Mas isto cabe na cabeça de alguém estar a expor coisas deste teor antecipadamente? Ou só porque as pessoas acham que o dinheiro que eu tenho não foi ganho de forma honesta quando todas as contas que tem são auditadas? Deveria o PM ter aberto o livro de imediato de todos os nomes dos clientes assim que surgiram dúvidas sem consultar as entidades primeiro? Isso cabe na cabeça de alguém? Ele não estava a ser inquirido. Ele estava a responder a questões e dúvidas do parlamento. Revelou o objeto das empresas e os valores que envolviam que praticamente até permitiu concluir rapidamente quem eram a maior parte dos clientes mas estas coisas têm protocolo. Não são para fazer como a boca do povo quer em conversa de café. As coisas vão tão longe que até se permitem perguntar quanto paga no hotel onde está a dormir e se tem dinheiro para o pagar! Se existir indícios de participação em algo ilícito, ainda dou de barato. Mas relembro, até à data de hoje, não foi encontrada nem grande nem pequena prova de tal. Mas isso pouco importa porque o que é preciso é brincar na lama e toda a gente está a adorar a novela a bem da verdade.
3 - No meu ponto de vista ficou bem explicado o porquê da moção de confiança. Qualquer PM que governo sob um clima de desconfiança e de possível atividade em conflito com as suas funções, tem de confirmar com o parlamento a legitimidade para governar, ainda mais numa situação de governo sem maioria. Não se excluiu de responder a nada. Fez foi as coisas no tempo que considerou correto concorde-se mais ou menos, nunca recusou dar respostas.
4 - No entanto não deixo de apontar como muito negativo o que aconteceu hoje. Concordo com PNS quando diz que o que estava em causa hoje era uma moção de confiança e não uma CPI. Misturar estes assuntos não faz sentido muito menos condicionar a sua duração. Se a CPI avançar e julgo que deve se de facto existe desconfiança, e essa desconfiança é também o que dá legitimidade por outro lado à apresentação da moção da confiança, deve avançar sem limitações de tempo nem condicionantes para que sejam esclarecidas todas as questões.
Julgo também que no final da CPI se forem respondidas todas as perguntas e se o PM fizer prova da exclusividade, essas não serão suficientes. Nesta altura essa patamar de esclarecimento não existe. Se forem encontradas irregularidades será fácil de prever o final. Uma coisa é certa. Para a maioria das pessoas, jornalistas e comentadores neste momento pouco importa ser rigoroso. Até já se ouve coisas como mas a lei não interessa para nada, ele fazia parte da empresa, ele é que geria o negócio, ele continuava a fazer serviço para a empresa por baixo da mesa.. Mas factualmente repito, não existe uma prova de que isto seja verdade. E a bem da verdade deve-se deixar esclarecer em local próprio o que é para esclarecer. Esperar que as eleições não paguem o tema porque acho que nesta altura seria uma anedota cair no esquecimento depois do que provocou.
Colocado por: AMG1Aquilo de que o vejo ser acusado pela oposição será de algo que releva mais duma eventual falha ética e não do foro criminal
Colocado por: arturandresilva
...O povo, os media querem é lama para navegar e ter assunto. É triste mas é a realidade.
Isto está na linha do que tenho dito. O que acaba da afirmar é completamente falso. Não é a minha opinião. É falso porque é falso. O que está aqui em causa é única e simplesmente a exclusividade e conflito de interesses no exercício de cargo de PM.
Mas agora discutem-se problemas éticos neste nível? Na época da geringonça o que não faltou foi ver gente a dizer que achava aquilo uma aberração ao nível da ética. Mas como era algo permitido pela lei, foi executado e com algum sucesso até.
Colocado por: AMG1Claro que no parlamento discutem-se factos políticos ou éticos e não criminais
Colocado por: AMG1As CPI não são para apurar ou julgar ilegalidades, mas para apurar comportamentos, actos ou decisões politicas
Colocado por: AMG1No parlamento fazem-se "julgamentos" de decisões políticas ou comportamentos éticos, não criminais.
...A criação de uma CPI visa permitir ao Parlamento investigar questões de interesse público, apurar responsabilidades e assegurar a transparência nas ações dos governantes e instituições públicas."
Colocado por: RUIOLI
Bem, ontem alguém (e não foi o Ventura) disse que o LM tinha criado a empresa quando foi para o governo ou para o PSD (não me recordo)...algo que já meio mundo sabia que não era verdade. Com falhas éticas destas, não deveria ter condições de ser PM de um país (deixava o António José Seguro avançar para PM, já que PR não tem hipótese). Imagino que alguém lhe tenha enviado um whatsapp com informação errada, agora pode despedir essa pessoa também por whatsapp.
Colocado por: RUIOLIBem, ontem alguém (e não foi o Ventura) disse que o LM tinha criado a empresa quando foi para o governo ou para o PSD (não me recordo)...algo que já meio mundo sabia que não era verdade
Colocado por: AMG1Que eu saiba esse (ainda) não é PM. Depois também já teve a sua CPI. Se algum dia for eleito, não deve ser porque os eleitores desconhecem essas historias todas.
Seguido a doutrina do LM de que as eleições legitimam tudo, se algum dia ele (PNS) for PM é porque nada disso era importante nem relevante.
Quanto ao Toze, coitado deve ter-se enganado no Partido. Parece que os eleitores do PSD gostam mais dele do que os do PS.