Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a melhor forma de avaliar a viabilidade de construção de habitação num terreno antes de o adquirir.

O terreno está classificado como área urbana no PDM, mas sei que existem algumas condicionantes. Como não tenho experiência na área, receio que um simples pedido de informação na câmara municipal não seja suficiente para garantir que o terreno é adequado para o que pretendo. Por isso, prefiro contratar alguém especializado.

Geralmente, a quem se recorre para analisar todas as condicionantes e possibilidades antes de uma compra ou doação e qual o preço médio do serviço?

Um arquiteto em regime privado?
    Existem serviços online onde possa obter essa análise e iniciar o processo com técnicos especializados?
    Agradeço desde já a ajuda!
  2.  # 2

Olá,
    Faz bem pensar assim.

Qualquer Arquitecto lhe faz isso.
    Basicamente é uma relatório onde condensa toda a informação sobre a legislação necessária.
    Se necessário pode até propor-lhe um esquema, um desenho... algo que o ajude a entender melhor a situação.
    Com afastamentos, alinhamentos, alturas, áreas, etc.

Isto pode custar e demorar mais ou menos em função do terreno e do próprio município.
    Apontaria para os 200, 250€ para um "terreno normal".

Em que zona é?

Em todo o caso, nada o impede de pedir essa informação à Câmara e é "grátis".
    O problema é que por vezes é muito "a despachar" e só traz mesmo a informação mais básica.
    Muitas vezes só indo mesmo ao local para entender e descobrir certas coisas. E na Câmara jamais farão isso.

Boa sorte.
  3.  # 3

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá,

Em que zona é?

Em todo o caso, nada o impede de pedir essa informação à Câmara e é "grátis".
    O problema é que por vezes é muito "a despachar" e só traz mesmo a informação mais básica.
    Muitas vezes só indo mesmo ao local para entender e descobrir certas coisas. E na Câmara jamais farão isso.

Boa sorte.

Em Barcelos, é mesmo por isso que prefiro pedir a alguem com conhecimento se não vou ficar com mais duvidas do que respostas.
    Obrigado pela resposta.
  4.  # 4

Colocado por: heldegenBarcelos

Sério?
    Nós somos de Cabreiros(Braga) e Alvelos(Barcelos). É a câmara que melhor conhecemos... e bem sabemos como são os pedidos de informação que dão. Ainda há umas 3 ou 4 semanas recebemos um sobre um lote em Martim.

Se tiver interesse envie-me email com os dados do terreno, tipo morada, etc. E vemos a situação e um preço. Clicando no meu nome, tem o meu contacto.

Não prefere esperar um pouco? O novo PDM está mesmo quase a sair. Pode ser que algo mude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: heldegen

0.0099 seg. NEW