Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Visitei recentemente uma casa que está à venda e que possui rachadelas nas paredes de todas as divisões da casa e até os azulejos das casas de banho e cozinha estão rachados.
    A casa foi construída em 1992, com caixa de ar, numa zona plana, e que não é zona sismica mas o solo acumula bastante água no Inverno. Segundo o projecto que está na Câmara, supostamente tem sapatas.
    O facto de haver rachadelas em todas as divisões é estranho para mim mas eu até aceito. Mas há umas rachadelas que me deixam algo incomodada, não só pelo tamanho/forma da abertura como pela localização.
    Vou deixar aqui uma tentativa de ilustração dessas rachadelas tendo em conta a planta da casa:
    planta-Piso
    planta-Corte
    Será que existe mesmo motivo para preocupação? É que fiquei com a sensação que uma parte da casa colapsou um pouco ou no terreno ou na caixa de ar. Faz sentido? Pode acontecer? É reparável (e como)? Há motivos para preocupação? O que devo fazer?
  2.  # 2

Depende da abertura das rachadelas.
    Tirou fotos?
  3.  # 3

@Clioll estão aqui algumas fotos:

Na soleira da varanda exterior:
    IMG-20250301-WA0101

Na parede:
    IMG-20250301-WA0115

No teto:
    IMG-20250301-WA0138

Na varanda das escadas:
    IMG-20250301-WA0132

Não tenho fotos do chão do piso 1 porque o piso está todo revestido a madeira mas aquele local era o único que rangia.
  4.  # 4

Aparentemente parece haver mesmo aí um qualquer assentamento da estrutura.
    Pode ser mais ou menos grave. Só uma análise mais cuidada no local lhe pode dar mais elementos.
    Mesmo com a analise no local, os resultados podem não ser conclusivos.
  5.  # 5

Isso realmente tem um ar feio, a casa assentou mais do que o aceitável.

O que me parece mais relevante é saber como essas rachas têm evoluído: se o assentamento que tinha de ocorrer já ocorreu, ou se continua a progredir. Mas isso só com a palavra do dono anterior, que vale o que vale...
  6.  # 6

Sendo mais ou menos grave, é reparável ou é melhor realmente não comprar a casa?
    Acho que não consigo saber o histórico das rachadelas porque o proprietário morreu e a família esteve afastada durante 15 anos.
  7.  # 7

Colocado por: draEngSendo mais ou menos grave, é reparável ou é melhor realmente não comprar a casa?
    Acho que não consigo saber o histórico das rachadelas porque o proprietário morreu e a família esteve afastada durante 15 anos.

Eu nao comprava
  8.  # 8

Colocado por: draEngSendo mais ou menos grave, é reparável

Tudo é reparável.
    Pode é ser mais ou menos fácil e mais ou menos oneroso.
  9.  # 9

que tipo de pessoa é mais indicada para analisar localmente este problema? um arquiteto? um engenheiro? conhecem e aconselham alguém na zona de Aveiro que pudesse fazer este serviço? eu precisava de ter a certeza se realmente é um problema grave ou não, e ter uma ideia do possível custo da resolução do problema
  10.  # 10

fala com o Zé
  11.  # 11

Colocado por: draEngconhecem e aconselham alguém na zona de Aveiro que pudesse fazer este serviço?

https://exatus-eng.pt/diagnostico-de-patologias-construtivas/
  12.  # 12

Colocado por: draEngque tipo de pessoa é mais indicada para analisar localmente este problema? um arquiteto? um engenheiro? conhecem e aconselham alguém na zona de Aveiro que pudesse fazer este serviço? eu precisava de ter a certeza se realmente é um problema grave ou não, e ter uma ideia do possível custo da resolução do problema

Deve contactar um profissional para investigar as causas destas "movimentações",analisar se são de natureza estrutural e verificar se ainda estão ativas ou estabilizadas. Se precisar de alguma ajuda,pode contactar, engenheiro Bruno Santos,zona de Aveiro. 964 766 561. Cumprimentos

0.0159 seg. NEW